Denúncia: veículos na calçada atrapalham pedestres em Curitiba


Por Mariana Czerwonka

Estacionamento de veículos na calçadaSegundo denúncia de internauta de Curitiba, estabelecimentos comerciais utilizam parte da calçada para estacionamento de veículos, prejudicando a passagem de pedestres. “Na Av. Sete de setembro, local onde funciona uma escola de inglês, os veículos ficam estacionados na calçada como se fosse o estacionamento privativo da escola. Estranha-se o fato que no recuo do prédio, onde os veículos poderiam estacionar, há uma corrente impedindo que isto ocorra. Antigamente esta avenida de Curitiba era larga e possibilitava a passagem de mais veículos, agora reduziram o espaço da pista e aumentaram as calçadas para melhor aproveitamento do local para a população, mas acho que o objetivo  não é aumentar as vagas de estacionamento para os automóveis”, explica o denunciante.

A palavra calçada, conforme Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quer dizer parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins. Quando um carro está estacionado neste local, acaba atrapalhando e colocando em risco a vida dos pedestres, que precisam utilizar a via destinada aos veículos para conseguirem se locomover.

De acordo com o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre a calçada é uma infração grave, com acréscimo de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 127,69 e remoção do veículo.

O Portal do Trânsito entrou em contato com a Setran (Secretaria de Trânsito de Curitiba), órgão responsável pela fiscalização no local, e segundo o Coordenador de Mobilidade Não Motorizada, Danilo Herek, a Setran enviará agentes da Coordenadoria de Mobilidade para fiscalizarem o referido local. Além disso, o departamento de fiscalização irá verificar a irregularidade mencionada pelo requerente, aplicando no que couber as disposições estabelecidas na legislação vigente.

Está insatisfeito com o trânsito de sua cidade? Então envie sua denúncia. O Portal irá junto com você buscar a resposta.

Sair da versão mobile