Em comemoração ao Maio Amarelo que tem como objetivo propor o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, o Portal do Trânsito aborda um assunto de extrema relevância para quem participa diariamente do trânsito: a importância do relacionamento interpessoal.
O trânsito é o mais importante ponto de encontro de diversos grupos, segmentos e indivíduos de uma sociedade e por este motivo o comportamento dos usuários envolvidos é tão importante. “Quem convive diariamente no trânsito, precisa empenhar-se para proporcionar um ambiente de qualidade e, mais do que exigir dos outros, deve comprometer-se a fazer a sua parte. Isso depende de uma ação pessoal e consciente”, diz Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.
A mudança de comportamento é uma ação primordial para a redução de acidentes. “Para reconhecer maus hábitos é necessário sempre fazer uma autocrítica. Alterar comportamentos errados significa vencer as resistências internas”, explica Pietsak.
Para a especialista, o condutor deve questionar continuamente suas ações no trânsito.
“É importante saber verificar o próprio desempenho em cada nova situação e corrigir a atitude, quando necessário”, avalia.
Alguns valores são fundamentais para que os cidadãos sejam competentes em seus relacionamentos interpessoais. Essas características podem ser desenvolvidas e aprimoradas e como consequência o condutor consegue manter a calma no trânsito evitando brigas, discussões e até acidentes. O Portal do Trânsito lista abaixo quais são elas.
Flexibilidade
As pessoas têm interesses distintos. É preciso “jogo de cintura” para evitar conflitos e buscar soluções criativas para problemas criados pelos relacionamentos. Além disso, as pessoas mais flexíveis têm melhor capacidade de adaptação quando expostas a diferentes situações ou ambientes.
Bom senso e sabedoria
Qualquer situação ou problema tem mais de uma maneira de ser interpretado ou resolvido. O controle das situações está sempre na mão de quem age com bom senso e ponderação.
Respeito
Por ser um dos valores mais importantes, o respeito é a viga mestra dos relacionamentos. É importante respeitar os outros, as diferenças individuais e a diversidade de opiniões.
Educação
Cultivar as boas maneiras, saber o valor da civilidade, tratar bem as pessoas, ser gentil e cordial são atributos indispensáveis.
Equilíbrio
Controlar o próprio temperamento é fundamental para quem quer, deseja e necessita desenvolver uma boa capacidade de se comunicar e negociar.
Paciência
As pessoas pacientes não precisam resolver tudo na hora, não são afobadas, nem tiram conclusões precipitadas.
Humildade
Reconhecer os próprios erros, com humildade e simplicidade tema propriedade de dissolver os desentendimentos na raiz. Entretanto, nos relacionamentos, poucos são aqueles que reconhecem os erros.
Colocando em prática as dicas sugeridas, o ambiente do trânsito se tornará menos agressivo e o condutor pode, dessa forma, evitar situações de risco para ele e para os demais.
Veja mais sobre o assunto:
Veja características de quem tem bom comportamento ao volante
6 hábitos que te tornam um mau motorista
Situações irritantes que os motoristas insistem em fazer no trânsito