Mais cuidado ao abrir essa porta aí!


Por Talita Inaba
O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor.

Esse é um assunto pouco explorado, mas que, no entanto, julgo de extrema importância discutir. Já perdi as contas que quantos motoristas abençoados eu já vi por aí, digo abençoados sim, pois apesar da irresponsabilidade no trânsito, saem ilesos de muitas situações que poderiam se tornar casos sérios de acidentes e até óbito.

Hoje venho falar com aqueles motoristas relapsos que acham que todo o espaço que existe no mundo é deles. Daqueles que vivem no mundo do seu carro, da sua casa, da sua vida, mas se esquecem que o seu carro faz parte de uma infinidade de outros carros que estão circulando no mesmo espaço.

Cuidado ao abrir a porta minha gente! Abrir a porta do veículo repentinamente pode causar um gravíssimo acidente e veja, por um motivo banal. Canso de ver os motoristas que estão com os carros estacionados, abrirem totalmente e de repente a porta do veículo, sem se preocuparem com os demais. Leitores, por favor, mais cuidado ao abrir essa porta aí!

Em janeiro deste ano, um ciclista, de 45 anos, morreu em Ponta Grossa, no Paraná, ao bater contra a porta aberta de um carro, no momento em que o motorista desembarcava do veículo.

Outro caso aconteceu em maio, quando uma motociclista ficou ferida ao bater na porta de um veículo que foi aberta repentinamente, em Campo Grande.

A Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. É muito clara:

“Art. 49. O condutor e os passageiros não deverão abrir a porta do veículo, deixá-la aberta ou descer do veículo sem antes se certificarem de que isso não constitui perigo para eles e para outros usuários da via.

Parágrafo único. O embarque e o desembarque devem ocorrer sempre do lado da calçada, exceto para o condutor”.

Pode parecer uma discussão tola, mas é nas simples atitudes que podemos transformar o cenário caótico do trânsito brasileiro.

Dicas para entrar ou sair do veículo com segurança:

Lembre-se: o trânsito é um espaço de circulação de todos.

Até a próxima!

Sair da versão mobile