Devo abastecer o combustível de partida em carro flex, mesmo no verão?
Entenda por que os proprietários de veículos flex nunca devem manter o reservatório de combustível vazio
Você sabe quais são os sistemas de partida a frio em carro flex? Antes de mais nada, vamos entender a importância dela em um automóvel. A partida a frio faz o motor do veículo ligar e iniciar a partida. Essa ação é essencial para os dias frios, quando o veículo estiver abastecido com uma proporção significativa de etanol, cuja combustão inicial é dificultada em baixas temperaturas.
O professor de Engenharia da Faculdade Anhanguera, Cesar Ricardo Weschenfelder, explica um pouco sobre o “tanquinho” para a partida a frio.
“Muitos veículos ainda possuem o tanquinho, que consiste em um reservatório de gasolina para ser injetada junto com o etanol no momento da partida com o motor frio, facilitando o funcionamento imediato e suave do veículo”, diz.
Portanto é um mecanismo no carro que auxilia a combustão do motor. “Nos veículos mais modernos, o mecanismo utilizado dispensa o uso de tanque auxiliar de gasolina, o famoso tanquinho de partida a frio que fica próximo ao motor do veículo”, complementa Weschenfelder.
O professor ressalta ainda que a manutenção do tanquinho consiste em verificação periódica, quanto ao nível de combustível e vazamentos no sistema. Esse reservatório possui até dois litros de capacidade para a gasolina.
Em dias frios, recomenda-se a checagem do reservatório de partida. Outra questão é não deixar, por mais de 3 meses a gasolina na partida a frio – já que isso pode interferir na execução de outros componentes do carro.
Em dias quentes, é preciso manter o reservatório de partida cheio?
A resposta é sim. É necessário manter o tanque de partida cheio, em qualquer época do ano, alerta o professor Cesar Ricardo.
“Deve haver o cuidado em não deixar o reservatório vazio, sempre utilizando gasolina premium (não a aditivada). Caso contrário, pode haver ressecamento dos componentes, com o surgimento de trincas e vazamentos”, destaca.
De fato, a explicação para o termo “partida a frio” refere-se ao regime diferenciado de funcionamento no motor. “O motor é projetado para funcionar a uma temperatura próxima à 100°C. O funcionamento muito abaixo pode ocasionar dificuldade na queima do combustível”, explica.
Por fim, sem a queima adequada do combustível o motor não consegue possuir funcionamento adequado.
E você, costuma abastecer com que frequência o tanquinho reserva para partida a frio, em carro flex? Conte para nós!