Confira 7 maus hábitos dos ciclistas no trânsito 

Nas capitais e em grandes centros urbanos, as bicicletas ocupam espaço como um dos meios de transporte favoritos. Porém, alguns maus hábitos dos ciclistas atrapalham e muito para que isso seja algo positivo no cotidiano urbano 


Por Accio Comunicação

É fato que cada vez mais as pessoas buscam maneiras melhores e mais práticas de locomoção. Isso inclui buscar opções mais econômicas ou mais ecológicas também.  

O “boom” de veículos elétricos ou híbridos está aí para comprovar isso. Patinetes elétricos, e-bikes, ônibus híbridos e carros elétricos e híbridos têm ocupado cada vez mais as ruas. 

Nas capitais e em grandes centros urbanos, as bicicletas ocupam espaço como um dos meios de transporte favoritos. Porém, alguns maus hábitos dos ciclistas atrapalham e muito para que isso seja algo positivo no cotidiano urbano, além de colocar as próprias vidas em risco. 

Em 2021, por exemplo, o Ministério da Saúde apontou que 1.381 ciclistas morreram no trânsito brasileiro. Foram 29 mortes a mais que em 2020.

Foto: Freepik

Além disso, se compararmos ano a ano, infelizmente, desde 2016, esse dado ou fica estável ou aumenta. Ou seja, isso mostra que não há uma queda expressiva nos anos analisados.  

Esses números retratam uma realidade de risco e fragilidade quando o assunto é a segurança dos ciclistas

Porém, isso não acontece apenas por falta de respeito ou cuidado de condutores de automóveis, motos e outros veículos de maior porte, pois essa realidade também é alimentada por alguns maus hábitos dos próprios ciclistas

Comportamentos inadequados dos ciclistas 

O Portal do Trânsito foi às ruas para analisar o comportamento dos ciclistas no trânsito, comprovando que a maioria dos entrevistados desrespeita as leis de trânsito

Identificamos 7 comportamentos inadequados de ciclistas em apenas algumas horas de gravação:  

  1. Furar o sinal vermelho;
  2.  Pedalar na calçada e em faixas exclusivas para pedestres;
  3. Conduzir na contramão de direção;
  4. Trafegar na faixa exclusiva para ônibus; 
  5. Trafegar em alta velocidade ou em velocidade incompatível;
  6. Não fazer os sinais de direção; 
  7. Desconhecer e desobedecer outras normas de trânsito;
  8. Andar sem capacete, que apesar de não ser obrigatório é altamente recomendável;
  9. Usar roupas escuras ou sem elementos refletivos.

“É sempre bom lembrar que a bicicleta é um veículo como qualquer outro e os seus condutores precisam respeitar as leis vigentes”, completa Celso Mariano. 

Assista ao comentário completo de Celso Mariano sobre o comportamento dos ciclistas no trânsito, no programa Tira-dúvidas do Portal do Trânsito:

Sair da versão mobile