A nova campanha publicitária do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) apresenta bons exemplos no trânsito para fazer um alerta sobre os perigos da mistura de bebida e direção. O material começou a ser veiculado na TV, rádios, portais de notícias e nos perfis das redes sociais do órgão na semana passada. Para complementar a mensagem da campanha, o Órgão também fará ação de abordagem nas proximidades de bares da Grande Vitória para conscientizar os frequentadores sobre a importância de não dirigir após beber.
A campanha mostra como exemplos positivos contagiam e fazem com que mais pessoas queiram ser melhores no trânsito.
O enredo retrata três situações que envolvem “bebida e direção”. Nelas, diferentes personagens tomam boas atitudes no trânsito que servem de exemplo e são replicadas por outras pessoas, criando um ciclo virtuoso.
A representação dessa repetição de bons exemplos acontece por meio de um efeito luminoso que contagia as pessoas impactadas pelas boas atitudes. O jingle e a mensagem reforçam que o telespectador/ ouvinte / leitor pode ser um exemplo para outras pessoas ao não misturar bebida e direção, ressaltando, na sequência, o conceito da campanha e a mensagem educativa:
“Quando você faz a escolha certa no trânsito, o seu exemplo segue em frente. Se beber, não dirija”.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca a importância da Lei Seca na proibição da mistura da bebida e direção. Assim como, reforça a necessidade de continuar trabalhando o tema em campanhas como essas. “É uma Lei que vem salvando muitas vidas ao estabelecer a tolerância zero ao consumo de álcool por condutores e retirar de circulação aqueles que bebem e dirigem. Mas os números mostram que é um tema que temos que falar sempre. Isso porque muitos condutores ainda insistem em beber e dirigir ou, nas abordagens, se recusam a fazer o teste. O bom exemplo de pai e mãe para filho, de amigo para amigo e a responsabilidade de cada um são essenciais para termos um trânsito seguro. Além disso, para reduzirmos os números de sinistros e mortes no trânsito”, disse.
Ele reforça, ainda, o trabalho dos órgãos de trânsito para salvar vidas.
“Estamos nas ruas realizando um trabalho de fiscalização e educação rotineiro para corrigir os comportamentos no trânsito que ameaçam a vida das pessoas. Nosso alerta é: se beber, não dirija”, afirmou.