Começou hoje a 6º Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU


Por Mariana Czerwonka

O lema da 6º Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU é defender a redução dos limites de velocidade em vias urbanas.

Aconteceu hoje (17/05), pela manhã, a cerimônia de lançamento da 6º Semana Global de Segurança no Trânsito, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento acontecerá até o dia 23 de maio e defende o limite de 30 km/h (#Love30) como norma em vias onde as pessoas e o tráfego de veículos mais se misturam.

De acordo com os organizadores, os baixos limites de velocidade criam ruas saudáveis, verdes e habitáveis. Em outras palavras, ruas para a vida.

A convocação é para que os legisladores adotem o compromisso de agir pelas ruas de baixa velocidade em todo o mundo, limitando as velocidades a 30 km/h onde as pessoas caminham, vivem e brincam.

Com o lema “Ruas pela Vida” (Streets for Life), a semana é a ocasião para angariar compromissos em nível nacional e local para garantir o cumprimento de velocidades baixas em vias urbanas. Além disso, conquistar apoio para termos cidades mais seguras, saudáveis, verdes e habitáveis.

A Semana também destacará a vinculação entre os limites de 30 km/h e o cumprimento de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Sobretudo incluindo saúde, educação, infraestrutura, cidades sustentáveis, ação climática e parcerias.

Semanas Segurança no Trânsito da ONU

As Semanas Segurança no Trânsito da ONU são promovidas desde 2007 segundo um planejamento feito pela OMS e a Colaboração das Nações Unidas pela Segurança no Trânsito. Conforme os organizadores, o objetivo é aumentar a conscientização global sobre a prevenção de lesões e mortes no trânsito.

A semana de 2021 será também uma oportunidade para lançar oficialmente a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030 e seu Plano Global, que se alinhará à Declaração de Estocolmo. Primeiramente será dada ênfase a importância de uma abordagem holística da segurança no trânsito, além de pedir melhorias contínuas no projeto de vias e veículos.  Do mesmo modo ao aprimoramento das leis e da aplicação da lei sobre riscos comportamentais. Tais como: excesso de velocidade, álcool e direção e fornecimento de atendimento de emergência oportuno para os feridos.

O Plano de Ação também refletirá o incentivo da Declaração de Estocolmo às políticas para promover caminhadas, ciclismo e uso do transporte público como meios de transporte inerentemente saudáveis e ambientalmente corretos.

Quer participar do Plano de Ação da para a 2º Década de Ação pela Segurança no Trânsito? Clique aqui! 

Reveja o lançamento em inglês:

Versão em espanhol: https://youtu.be/8ACy9gI-sYY

Versão em francês: https://youtu.be/wzVnCL2NR-w

Sair da versão mobile