03 de abril de 2025

Abril Laranja: mês da conscientização da amputação

A ABOTEC – Associação Brasileira de Ortopedia Técnica, criou e realiza no Brasil desde 2020 a campanha: ABRIL LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA AMPUTAÇÃO.


Por Assessoria de Imprensa Publicado 30/03/2025 às 13h30
Ouvir: 02:11
acidentes com motos amputação Abril Laranja
Em 2024, apenas na cidade de São Paulo, houve o registro de 29.696 acidentes de trânsito, com 62,34% deles envolvendo motocicletas. Foto: photographee.eu para Depositphotos

Em 2022, o Brasil registrou um total de 31.190 amputações de membros inferiores, o que equivale a, em média, 85 amputações diárias no Sistema Único de Saúde (SUS). A informação, extraída da base de dados do Ministério da Saúde, destaca uma realidade preocupante sobre a saúde pública do país, com amplas repercussões em várias esferas. A síndrome do pé diabético, uma das principais causas de amputação, afeta milhares de pessoas no Brasil, enquanto os acidentes de trânsito, especialmente envolvendo motocicletas, também figuram como fatores significativos.

Em 2024, apenas na cidade de São Paulo, foram registrados 29.696 acidentes de trânsito, com 62,34% deles envolvendo motocicletas. Esse cenário reforça a urgência de ações preventivas e educativas para combater as causas de amputação e minimizar seus impactos na qualidade de vida dos afetados.

Diante desse cenário alarmante, o tema amputação ganhou relevância de alerta popular para prevenção. Assim, a ABOTEC – Associação Brasileira de Ortopedia Técnica, criou e realiza no Brasil desde 2020 a campanha: ABRIL LARANJA – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA AMPUTAÇÃO.

Trata-se uma iniciativa dedicada à conscientização sobre a amputação bem como seus impactos na vida das pessoas, com o objetivo de sensibilizar e alertar toda a sociedade sobre as principais causas da amputação de membros, como doenças vasculares, diabetes, acidentes de trânsito, acidentes de trabalho. E também mostrar que é possível evitar muitas amputações com adequação de medidas preventivas, como controle de doenças crônicas, segurança no trânsito e no ambiente de trabalho, além do acesso rápido a tratamentos médicos eficazes.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *