Conheça os sinais que indicam que os pneus do carro devem ser trocados
Muitos motoristas descuidam com a manutenção do seu veículo. Muitas vezes, só quando acontece algum tipo de imprevisto é que eles vão procurar a solução. No entanto, a manutenção preventiva evita muitos desses imprevistos, principalmente quando se fala na troca de pneus. A melhor maneira de fazer a manutenção preventiva é seguir as recomendações indicadas pelo fabricante, dentro dos prazos e quilometragem do manual do veículo.
Os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo. Pneus sem câmara são mais seguros, apesar de ainda existirem pneus equipados com a mesma.
Pneus com profundidade de sulcos menor que 1,6 mm já são considerados carecas e seu uso não é recomendado, uma vez que:
– Podem provocar aquaplanagem, ou seja, fenômeno no qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e perdem contato com a pista, para isso a banda de rodagem deve estar alta;
– A segurança em curvas e frenagens fica comprometida;
– Um pneu careca pode estourar a qualquer momento.
Sulcos são os frisos entre as bandas de rodagem dos pneus. Ela que indicam quando devem ser trocados. O limite pode ser observado com um indicador dentro do friso. Se esse indicador estiver na mesma altura da banda de rodagem, o automóvel pode ser multado, sendo que trafegar com o veículo em mau de estado de conservação, ou que não tenha feito a inspeção veicular obrigatória é uma infração grave, com multa de R$ 127, 69 , cinco pontos na carteira e retenção para a regularização.
Uma forma de medir a profundidade dos sulcos é colocar uma moeda de R$1,00 entre os blocos dos sulcos. Se a parte dourada ficar coberta é sinal de que a profundidade é suficiente. Caso contrário é hora de começar a procurar por novos pneus.
O motorista deve revisar a situação dos pneus no máximo a cada 10 mil quilômetros, conferindo sempre balanceamento, geometria e situação da suspensão.
O recomendado é trocar os quatro ao mesmo tempo, caso tenham sido utilizados de forma uniforme.
Cuidados com os pneus
– Devem ser calibrados regularmente, pois pressões incorretas causam desgaste prematuro e desestabilizam o veículo;
– É necessário fazer o balanceamento das rodas e o alinhamento de direção. O balanceamento é o equilíbrio do conjunto de pneus e o alinhamento é o ajuste da posição das rodas na suspensão;
– O estepe deve sempre estar em perfeitas condições.