Publicado em 02 de abril, 2016 as 08h34.

Comunicado de venda de veículos ao Detran é obrigatório em 30 dias

Por Mariana Czerwonka.

Venda do veículo
A comunicação de venda isenta o vendedor de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre ocorrências que possam acontecer com o veículo.

Ao vender um automóvel, o proprietário é obrigado a fazer o Comunicado de Venda ao Departamento de Trânsito do Estado (Detran), no prazo de 30 dias após a venda. A obrigatoriedade está prevista no artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas nem todos cumprem a lei.

Uma das consequências para quem não faz o comunicado é receber notificações de infrações cometidas pelo novo dono do veículo. Muitas cobranças chegam por ordem judicial, por irregularidades que o ex-proprietário não cometeu.

A comunicação de venda isenta o vendedor de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre ocorrências que possam acontecer com o veículo (acidentes, infrações de trânsito etc.). Caso a comunicação de venda seja feita após o prazo de 30 dias, o vendedor é considerado responsável solidário pelas penalidades impostas e as reincidências, desde a data da venda até a data da comunicação.

Para evitar esse constrangimento, o Detran oferece a seguinte orientação:

– Antes de entregar ao comprador o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o vendedor deve tirar uma cópia autenticada do documento, devidamente datada e assinada.

– Depois do registro da venda no cartório, o ex-proprietário e o comprador devem se dirigir ao Detran e preencher um formulário comunicando a venda, que deve ser protocolado junto com a cópia autenticada do CRV.

– Após a análise da instituição, caso não haja nenhum dado incorreto, é feito o imediato bloqueio da antiga documentação do veículo, transferindo todas as responsabilidades para o novo dono.

O Detran não aceita, para efeito de comunicação, recibo comercial de compra e venda. A apresentação obrigatória do CRV é estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro. O novo proprietário tem até 30 dias para transferir o veículo para o seu nome.

O comunicado de venda de veículo não pode ser feito por e-mail. Alguns usuários encaminham informações por esse meio eletrônico, acreditando que já estão dando ciência ao Detran sobre a venda. O Detran também alerta o usuário que não cobra nenhum tipo de taxa por esse serviço.

Com informações da Agência Pará de Notícias

399 respostas para “Comunicado de venda de veículos ao Detran é obrigatório em 30 dias”

  1. Bruno Moraes disse:

    A comunicação de venda prevista no art.134 do CTB é obrigação exclusiva do proprietário registrado (vendedor), podendo ser feita por meio de um procurador ou representante legal. Não há nenhuma necessidade do comparecimento do comprador adquirente do veículo para a realização da comunicação de venda. Também não existe nenhum “bloqueio de documentação antiga” do veículo.

    O adquirente terá, a partir da data assinalada no DUT (documento único de transferência) quando do seu preenchimento, 30 dias para realizar a transferência de propriedade do veículo para o seu nome,sob pena de cometer a infração prevista no art. 233 do CTB que é de natureza grave e tem como penalidade multa e 5 pontos na CNH.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Bruno

      Em alguns estados a comunicação não é automática, o vendedor tem que informar o Detran sobre a venda do veículo. Obrigada pela participação!

      • Alesson disse:

        Boa noite eu comprei um carro mais no meio do processo ouve um insistente ele foi aprendido por estar com a suspensão alterada. porém o recebo já está altenticado no meu nome reconhecimento em firma ambas as partes. Porém não consigo tirar ele do pátio para colocar as suspensões originais e fazer a vistoria para passar para o meu nome sendo que já está perto do prazo de transferência oq fazer ??

    • Jonei Silva disse:

      e se a comunicação de venda já tiver exedido os 30 dias?

      • Bruno Moraes disse:

        Não haverá problema algum se o vendedor fizer a comunicação de vendo após os 30 dias. O fato é que enquanto ele não comunicar ao DETRAN que se desfez do veículo a sua responsabilidade é solidária. Até a data da comunicação de venda, o vendedor do veículo continua figurando como proprietário para todos os fins de direito.

        • Eliziel disse:

          Preciso tirar uma duvida:
          Vendi um carro em 2015, o novo comprador não transferiu. O carro deu PT e com duas vitimas fatais. Chegou pra mim cobrança de IPVA dos anos 2016,2017,2018,2019. Tenho as fotos do acidente e uma declaração do dono do ferro velho dizendo que o carro está fora de circulação desde 2015. Como faço pra me isentar do ipva e dar baixa no veículo pra evitar futuras cobranças?

          • Mariana Czerwonka disse:

            Eliziel

            Você deverá entrar em contato diretamente com a Receita Estadual no seu estado. Eles te orientarão sobre como proceder.

            Equipe Portal

    • César disse:

      Se o documento estiver atraso eu consigo fazer o comunicado de venda??

  2. RODRIGO RODRIGUES disse:

    BOA NOITE. E SE O COMUNICADO NÃO FOR FEITO, JÁ ESTIVE DATADO E VENCIDO O PRAZO DE 30 DIA OQ FAZER QUAL O VALOR DA MULTA?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Rodrigo

      Você deverá efetuar o registro mesmo após passados os 30 dias. A multa é de R$ 195,23, com acréscimo de 5 pontos na CNH.

      Equipe Portal

    • Bruno Moraes disse:

      Rodrigo, se você é o vendedor e não fez a comunicação de venda e até o presente o comprador não fez q.transferênciade propriedade, não haverá problema algum em fazê-la agora. Se a ATPVA já estiver preenchida, assinada e datada, o adquirente (comprador) deverá arcar com uma multa por deixar de registrar o veículo no prazo de 30 dias, art. 233 do CTB.

      A infração é grave com penalidade de multa no valor de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

    • Stig disse:

      Você só continua sendo o dono para o detran, então multas e ipva continuarão chegando para você, já a multa referente a não transferência nos 30 dias é exclusiva do comprador, isso se você tiver informado ao detrans quem é o novo dono, o que no seu relato nunca foi feito, então o detran não sabe quem é novo dono, se ele decidir nunca transferir, você terá sérios problemas ao longo do tempo.

  3. Betto de Oliveira disse:

    Caso ultrapasse o prazo de 30 para transferencia, o vendedor tem que solicitar uma segunda via do recibo, mesmo tendo comunicado a venda ao detran, ou o comprador pagando a multa e sendo penalizado com pontas na cnh vai poder transferir com o mesmo recibo?

    • Stig disse:

      A comunicação de venda não tem prazo máximo nem mínimo, não é nem obrigatório comunicar a venda, o obrigatório é o comprador transferir o carro dentro dos 30 dias da data da assinatura no cartório para ele não levar uma multa por atraso, o dut assinado e reconhecido firma vale eternamente até o comprador fazer a transferência. Resumo, você, vendedor, foi no cartório e reconheceu firma dia 01, o comprador tem até o dia 01 do mês seguinte para fazer a transferência, ondependente dele próprio ter ou não reconhecido a firma dele, só que só faz a transferência após o reconhecimento de firma de ambos, e se ele nunca reconhecer firma, você não terá uma cópia autenticada do documento e não poderá fazer a comunicação de venda, e todas as multas e débitos continuarão sendo suas. Só entregue o verdinho depois dele assinar e reconhecer firma.

    • Tarcisio disse:

      Oi eu fui ao Detran lá assinei o duti só acabei esquecendo de fazer o comunicado de venda . E o rapaz bateu o carro antes de transferir . Depois do acontecido ele transferio.. Mas eu consegui a certidão de registro onde comprava que ele comprou o carro antes de bater o carro .. com isso eu posso me defender judicialmente pois entraram com uma ação contra mim

  4. Hudson Mendonça disse:

    Vou transferir um veículo para minha esposa, preciso obrigatoriamente fazer a comunicação de venda? Se sim, pode ser
    feito após a transferência?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Hudson

      Sim, a comunicação de venda é obrigatória, de acordo com o CTB:

      “Art. 134. No caso de transferência de propriedade, o proprietário antigo deverá encaminhar ao órgão executivo de trânsito do Estado dentro de um prazo de trinta dias, cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data da comunicação.”

      Você tem 30 dias para fazer essa comunicação.

      Equipe Portal

    • Stig disse:

      Não precisa, desde que ela faça a transferência logo. A comunicação de venda é mais segurança com um desconhecido. pois se ele decidir nunca transferir, ao menos você avisou ao detran que o carro não é mais seu.

  5. Marcão disse:

    Boa Noite, fiz a comunicação de venda no Cartório só que o Cartorio não fez a Comunicação de venda. Acabou acontecendo que descobri isso depois q os pontos de atual dono tomou diversas multas. Fiz a comunicaçao de venda pelo site do Detran e estou aguardando. Sera que consigo anular as multas da minha Habilitação? ja aconteceu isso com alguem?

    • Stig disse:

      Impossível, só não vale as depois da comunicação, as de antes, para o detran, você ainda era o dono do carro. Para retirar agora só indo na Justiça e contando com a boa vontade do Juiz de entender que na data tal você deu entrada no cartório e o cartório não fez a comunicação, o que é bem estranho, pois a comunicação é automática ao reconhecer a firma do DUT, o que é mais provável é que o cartório que você foi não tinha o sistema de comunicação direta com o detran, não são todos que tem.

      • Edson da silva amaro disse:

        Fui ao cartorio fiz o reconhecimento de firma, deu trinta dias a pessoa não transferiu e foi pego pelo policia rodoviaria e apriendeu o veiculo, neste caso eu levo alguma puniçao, fiquei com a copia do recibo reconhecido em cartório, neste caso o qui fasso.?

        • Mariana Czerwonka disse:

          Edson

          Você fez a comunicação de venda junto ao Detran?

          Equipe Portal

          • Fabio Cordeiro disse:

            Boa tarde
            Fiz uma venda de uma moto e o proprietário tentou fazer a transferência e foi reprovado na vistoria. Anos se passaram e tive a infeliz surpresa de que meu nome está com dívida ativa. Fui ao cartório e obtive uma certidão de que eu e o comprador assinamos o documento via cartório. Fui ao Detran e me negaram dizendo que a certidão não serve e sim o documento devidamente autenticado. Pergunto: é possível ajuizar um processo para que obrigue o detran a reconhecer a certidão pública do cartório como documento cabível da comunicação de venda e assim passar todos esses débitos para o comprador?

          • Mariana Czerwonka disse:

            Fabio

            Nesse caso sugiro que reúna toda a documentação e consulte um advogado especialista na área, ele poderá te orientar.

            Equipe Portal

  6. Alexandre Scalercio disse:

    Se o recibo não estiver com as duas assinaturas (Comprador e vendedor) reconhecido firma, tem como fazer o comunicado de venda? Vamos supor q eu reconheci firma de um carro que vendi e mandei o documento pra pessoa, sem o reconhecimento de firma dela, consigo fazer comunicado de venda?

    • Stig disse:

      Não tem como, os dois tem que fazer o reconhecimento de firma, e depois você tem que tirar uma xerox autenticada no cartório e com essa xerox dar entrada na comunicação de venda, só a assinatura do vendedor não tem como, pois não terá confirmado ainda que o comprador atesta aquela transação. O melhor a se fazer é ir junto do comprador ao cartório e ele ao reconhecer firma você pede a xerox. Por que ? Pois se você enviar em branco e a pessoa decidir nunca transferir para o nome dela as multas serão todas suas, ipva atrasado, processo criminal por atropelamentos… Nada obriga a pessoa que comprou o carro a transferir, apenas uma multa ridicula de 190 Reais que não dá em nada, ai você tem que contar com a sorte do carro ser apreendido em uma blitz, ai começa um segundo problema, você que será o responsável por pagar todos os débitos atrasados, os custos do reboque e multas aplicas. O Vendedor no Brasil não tem segurança alguma na transação, então só entregue o verdinho depois de firma reconhecida e de posse da xerox autenticada.

  7. ronivaldo disse:

    caso seja reconhecida firma no cartório do vendedor e comprador mas não seja feita a comunicação e o veículo não foi transferido, como proceder se já não há mais o recibo em sua posse?

  8. rosana disse:

    ainda preciso comunicar venda caso o comprador ja realizou o processo de vistoria e trasferencia?

  9. Vera Silva disse:

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  10. CHARLES COELHO DA CUNHA disse:

    Boa noite perdi o meu recibo preenchido antes de transferir mas o antigo proprietário fez o comunicado de venda e agora como faço para transferir o carro??? Podem me ajudar??

    • Mariana Czerwonka disse:

      Charles

      Como vai? Nesse caso você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  11. Maria disse:

    Fiz a venda de um veiculo, (por se tratar de alguém conhecido, fiz tudo verbalmente) preenchi e reconheci no cartório (não fiz comunicado de venda no Detran). Entreguei para o ‘novo’ dono o dut.. mas já passaram mais de 30 dias e ele não fez a transferência.
    Tenho cópia do dut assinado e reconhecido apenas em meu nome.
    Como proceder diante de uma situação como essa?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Maria

      Sugiro que você entre em contato com o Detran de seu estado e peça orientações de como proceder nesse caso. Eles devem te ajudar.

      Equipe Portal

  12. Jéssica disse:

    Fiz a venda do meu carro e assinei o dut para transferência em cartório com reconhecimento de ass, mas esqueci de tirar cópia disso. Posso ir ao detran avisar da venda sem esse xerox ? O comprador não quer me mandar uma copia desse doc, estou de mãos amarradas. O que posso fazer ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Jéssica

      Sugiro que você entre em contato com o Detran de seu estado e peça orientações de como proceder nesse caso. Eles devem te ajudar.

      Equipe Portal

  13. Ronival disse:

    Boa noite vende veículo comprador diz iria transferir mas não o fez o veículo foi aprendido ele pediu procuração pública para retirar veiculo do patio no outro dia foi ao Detran para colocar comunicação de venda não consegui por veículo ainda se encontra preso como eu Faso agora tem tudo certinho recibo reconhecido em cartório mas não consegui por veiculo estar preso ainda

  14. Rafael Montanhim dos Santos disse:

    Preenchi o recibo reconheci firma tudo, foi feito o comunicado de venda de um carro que vendi, certo mais a pessoa não transferiu e ainda perdeu o recibo, certo. Agora ela quer que eu tire a segunda via do recibo, isso é responsabilidade minha?

  15. Edgar disse:

    Olá boa noite vendi um carro mais omenos. A 1 ano e meio. Mais o comprador levou varias multas porem não veio pra mim foi pra ele o comprador.agora depois disso tudo ele levou mais multa e veio a notificação pra mim depois desse tempo todo.sera q vai descontar os ponto da minha cnh.cendo q tem mais de 1 ano q eu comuniquei ao detran.alguem mim esplique.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Edgar

      Se você fez o comunicado de venda algo está errado. Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado para que eles possam te orientar sobre como proceder.

      Equipe Portal

  16. Alexandre Bastos disse:

    Tenho um caso a ser questionado. Houve a tradição da entrega do bem, o recibo foi datado, assinado e transferido, porém não houve a comunicação de venda. O novo dono do veículo infringiu determinadas leis de transito e as multas vieram no nome do antigo dono, como proceder?
    observação: Há uma declaração de compra e venda do veículo quando pactuado o negócio de compra e venda.
    Desde já, obrigado!

    • Mariana Czerwonka disse:

      Alexandre

      Para o Detran você só deixa de ser proprietário do veículo após fazer esse comunicado de venda ao órgão. Administrativamente, sugiro que faça o comunicado o quanto antes. Na esfera judicial, você pode tentar reaver esses danos acionando o comprador do veículo. Sugiro que procure um advogado, especialista na área, em sua região para que ele possa te orientar sobre como proceder.

      Equipe Portal

  17. Mateus Freitas disse:

    Vendi o veiculo faz 3 meses e fiz na hora o comunicado de venda. O novo proprietário nao transferiu e vendeu o carro para rodar ate perder. Atualmente o veiculo esta no depósito do detran, tem como eu pegar o veiculo devolta??

    • Mariana Czerwonka disse:

      Mateus

      Se você fez o comunicado de venda, para o Detran não é mais o proprietário. Acredito que agora só conseguiria comprá-lo de volta através de leilão do órgão. De qualquer forma, se for do seu interesse, sugiro que entre em contato com um despachante do Detran, talvez ele te dê alguma outra orientação.

      Equipe Portal

  18. Uanderson disse:

    Vendi im carro em 2011 .reconheci firma porem nao comuniquei ao detram agora em 2018 veio multas no.meu nome paguei as multas e consegui o recibo de volta.agora depois de 8 anos consegui fazer a comunicação ao detran a pergunta é. Agora estou livre de todas as responsabilidades do carro e se essa comunicação que fiz ao detram é algo irreversivel ou seja a responsabilidade será para sempre do novo proprietário fazendo ele ou não a transferência? obgd

    • Mariana Czerwonka disse:

      Uanderson

      Sim, após feita a comunicação de venda, o antigo proprietário se exime das responsabilidades sobre o veículo.

      Equipe Portal

  19. Jaqueline disse:

    Posso ir direto no Detran pra transferir um documento de moto com o proprietário sem reconhece firma o Detran faz

  20. Anne disse:

    Boa tarde! Sou a vendedora do veículo porem desisti de vender após dar comunicação de venda. O carro Seria de entrada na compra de uma casa porem já devolvi e desisti da venda. Como proceder? Solicitando a segunda via do doc cancela?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Anne

      Nesse caso sugiro que entre em contato direto com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  21. Cristiano disse:

    Olá Equipe, quero parabenizar a iniciativa do artigo. O tema e os comentários foram muito importantes pra mim. Parabéns! Obrigado

  22. Clarice peretti disse:

    Quando faço comunicação de venda e o novo dono não tresfere pro seu nome ele pode pegar o documento depois de pagar as taxas de IPVA?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Clarice

      Teoricamente ele só conseguiria fazer isso após a transferência concluída. Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  23. Janaina disse:

    A polícia pode prender o veículo estando em comunicado de venda?

  24. Paulo disse:

    Boa noite, vendi meu veículo e antes que eu comunicasse a venda ao Detran o novo proprietário já realizou a transferência. Eu preciso ainda realizar comunicação de venda ao Detran sendo que já não corro risco de receber as multas ou outras penalidade pelo veículo?

  25. Weliton disse:

    Olá boa tarde
    Estou com uma dúvida . Tomei uma multa a 15 dias . hoje estou vendo meu carro .a multa ainda está em tramitação . Coloque a comunicação de venda . Os pontos desta multa vai para mim ou para quem vendir
    O carro . Obrigado

  26. Alessandro disse:

    A comunicacao de venda e feita pelo vendedor dentro de trinta dias mas e se o comprador levar mais de tres meses para tranferir e no fim ele coloca local e data condizentes com o periodo ele corre o risco de ser multado ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Alessandro

      O risco que o antigo proprietário corre é se responsabilizar por eventuais infrações ou outras situações referentes ao veículo. Não há multa.

      Equipe Portal

  27. Karol disse:

    Boa noite, vendi minha moto tem 35 dias mas nao fiz o comunicado de venda. A nova dona sofreu um acidente de moto e perdeu o prazo da transferência. Posso fazer o comunicado de venda apos esses 30 dias? Pago alguma coisa por isso? Se caso ela venha a vender a moto pra outra pessoa e nao puder transferir a moto imediatamente por qualquer razao, como ficará minha parte na história?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Karol

      Você pode fazer o comunicado de venda. Entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  28. Renata disse:

    Vendo uma moto, fui ao cartório com o comprador, reconhecemos firma. Fomos a emplacadora e fiz todo o processo com o despachante. Entrei no site do Detran e lá está marcado comunicado de venda. Mas a moto ainda está no meu nome. O comprador passado 30 dias não transferiu pro nome dele é ainda vendeu o veículo. Posso ter problemas com isso?

  29. Marilene disse:

    Posso fazer a comunicacao de venda do veiculo com multa .

  30. muller raposo da cruz disse:

    Comprei um carro e preenchi o recibo no dia 27 de março, hj dia 19 de abril fui fazer a marcação para transferência do veículo, porem o detram só tem data disponível para 20 de maio, isso quer dizer que vou estourar os 30 dias … vou ser multado por uma deficiência de data disponível do detran?

  31. Cleber disse:

    Vendi um carro em 2011 preenchi o recibo no cartório porém desistimos do negócio,agora eu estou precisando dar baixa definitiva no veículo mas não tenho mais o documento que foi preenchido em cartório na ocasião,o que fazer?obs:não ouve comunicação de venda junto ao Detran.

  32. jacqueline disse:

    Fiz uma venda não comuniquei venda mas fiz o xerox autenticado
    Porém o comprador não transferiu tem 54 dias hoje
    Vai vir pontuação na minha cnh?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Jacqueline

      Se você não comunicou a venda e o novo proprietário que não transferiu o veículo cometer alguma irregularidade, é possível você ter que responder. Sugiro que faça a comunicação de venda.

      Equipe Portal

  33. Michael disse:

    Comprei um carro com cuminicado de venda no caso sou o segundo comprandor comprei com dut preenchido quais os procedimentos que eu devo tomar boa noite muito obrigado e parabéns pelo portal

    • Mariana Czerwonka disse:

      Michael

      Obrigada pela audiência! Nesse caso, sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  34. Isabella Barros disse:

    Bom dia.
    Vendi o meu carro, compareci ao cartório e somente eu reconheci o recibo, ficou pendente o comprador reconhecer a sua assinatura no recibo. Horas depois o comprador desistiu da compra. Como faço para fazer tudo isso? Sou se São Paulo.

  35. Valmir disse:

    Boa tarde, um veículo feito a comunicação de venda apenas reconhecido a assinatura do antigo proprietário ,pode vir documentos de rodar sem ser feito o reconhecimento da assinatura do comprador, e sem ter feito a transferência ainda?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Valmir

      Não entendi direito a sua dúvida, de qualquer forma, sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  36. johnathan disse:

    Ola boa noite, fiz uma venda de um veiculo só que esqueci de tirar xerox autenticada
    e foi em outra cidade, no dia seguinte lembrei e pedir pro rapaz me enviar. Ele me envio uma copia escaneada.
    sera que com essa copia consigo fazer o comunicado de compra e venda?
    esta escaneado já autenticada no cartorio. a copia nao esta autenticada, mais o recibo ja está autenticada e preenchido firma nos dois nome.

  37. Erick disse:

    Bom dia! Parabéns pelo artigo.
    No caso de o comprador já ter feito a transferência do veículo para o seu nome, ainda existe a obrigatoriedade da comunicação de venda?

    No meu caso, além do CRV (possuo a cópia autenticada), o DETRAN-MG pede a cópia da identidade e do comprovante de endereço do comprador, documentos que eu não solicitei a ele, por ocasião da venda e, agora, como ele já fez a transferência, não quer me fornecer.

    Desde já, agradeço o espaço para o esclarecimento das dúvidas.

  38. Eric disse:

    Bom dia, vendi minha moto a alguns meses atrás e o comprador disse que passou ela pra outra pessoa e não consegue encontrá-la. Tenho todos os dados do comprador, fui me informar no despachante sobre isso e eles disseram que mesmo sem assinatura do comprador, eu consigo fazer a comunicação de venda por ter todos os dados dele, me isentando de qualquer infração e penalidade, está correto essa informação do despachante?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Eric

      Acredito que o despachante tem a informação correta. De qualquer forma, sugiro que você entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  39. wagner disse:

    Mesmo o comprador já ter feito transferência de propriedade do veículo para o seu nome é preciso o vendedor comunicar ao DETRAN a venda do veículo???

  40. Michel disse:

    Boa noite.

    A vendedora assinou e reconheceu firma na mesma data em que o comprador assinou em dezembro/18 e os 30 dias foi até no mês de janeiro/19.

    Na data de abril/19 o comprador pagou conforme o Renavan do veículo o DPVAT, Licenciamento e a taxa de transferência.

    A multa por ter ultrapassado os 30 dias apresentaria no Renavan?

    A multa pelo atraso só vai aparecer quando for levar os documentos para transferência na Detran?

  41. Jair Wesley disse:

    bom dia , eu to vendendo um veiculo e vou fazer o comunicado de venda , só que o comprador não vai transferir agora e tem licenciamento e dpvat pra pagar , com o CRV preenchido e o comunicado de venda , eu ainda consigo licenciar o carro pra deixar tudo ok para o comprador ???

    • Mariana Czerwonka disse:

      Jair

      Essas informações podem variar de estado para estado, por esse motivo, sugiro que entre em contato direto com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  42. Pâmela Bilhalva disse:

    Fiz uma venda de uma carro a em 2014 e fiz o comunicado de compra e venda, mas agora chegou uma carta do Serasa me cobrando o pagamento de 2015 aí fui ver e ainda está no meu nome, mas não acho o documento de compra e venda que fiz até porque faz muito tempo. Será que o cartório me concede uma segunda via?

  43. Boa noite, eu posso fazer a comunicação de venda do veículo no Detran
    sem a presença do comprador?

  44. Fernanda Cristina Oliveira disse:

    Oi, vendi uma moto, preenchemos o recibo porém eu não sabia sobre a comunicação de venda, passei pra uma pessoa que tinha arrumado um comprador porém como assinamos o recibo não preocupei também em saber quem era, porém a pessoa não quer ir atrás comigo pra tirar o xerox do recibo e dar à venda, quem comprou não transferi e o tempo tá passando.. como devo fazer? Entrar na justiça pra que a responsabilidade seja passada para quem eu vendi? Eu não faço ideia de onde essa moto tá e eles não estão pagando o documento dela, já não sei mais o que fazer

    • Mariana Czerwonka disse:

      Fernanda

      Sugiro que você consulte um advogado, especialista na área, para que analise a documentação que você tem e proponha soluções para o seu caso.

      Equipe Portal

  45. Tina Ramos disse:

    Eu comprei um carro em 2012 e não cheguei transferir somente em 2015 foi feito um comunicado de compra e venda o veículo foi apreendido em 2013 e eu tive que entrar na justiça pra retirar o carro porém o juiz alegou que o carro tinha alienação fiduciária e que eu só tinha posse e não era dona do veículo eu tentei por muito tempo retirar o veículo sem sucesso quando as custas do processo ficaram muito altas eu desisti do veículo porém esse no descobri que meu nome está sujo devido aos IPVA que veem sendo cobrados em meu nome desde 2013 mesmo o veículo estando preso quero sabe se isso é certo se realmente sou obrigada a pagar mesmo não estando em posse do veículo o que devo fazer

    • Mariana Czerwonka disse:

      Tina

      Sugiro que junte toda essa documentação e procure um advogado, especialista na área, para que ele possa te orientar.

      Equipe Portal

  46. Fernando disse:

    Oi eu comprei.um carro mas ainda nao paguei o comunicado de venda eo carro era do primo e estava no.nome.dele , no caso as multa que esta no veiculo vem.com nome dele no boleto a multa vai pra cnh dele ou pramim q ainda nao paguei o comunicado? Mas eo ipva parece no meu nome eas multa nao

  47. Klin disse:

    Vendi um veículo e passei o comunicado de venda pro nome do comprador porem o comprador nao pagou ainda e ja passou de 30 dias as multa podem vim.no meu nome ?

  48. Rodrigo disse:

    Olá,

    Vendi meu veiculo em out/18 e fiz o aviso de transferência no detran-pr logo em seguida. Puxando e extrato de debitos de veículo pelo renavan vejo que o novo proprietário ainda não transferiu o veiculo para o seu nome e as infraçoes cometidas por ele estão gerando multas em meu nome. Isso é possível? Mesmo eu tendo feito corretamente o aviso de transferência?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Rodrigo

      Se você fez a Comunicação de Venda, o Detran não deveria te responsabilizar pelas infrações. Sugiro que entre em contato com o órgão e peça orientações sobre como proceder nesse caso.

      Equipe Portal

  49. Alex disse:

    O COMPRADOR também consegue comunicar venda ?
    Ou somente o ex proprietário pode fazer isso ?

  50. Pacheco disse:

    Se o documento consta alienação. Porém você já possui declaração do banco da quitação da dívida. Deve anexar junto à comunicação de venda. ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Pacheco

      Nesse caso entre em contato com a financiadora ou com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  51. Mario disse:

    Olá, vendi um veiculo e nao fiz o comunicado de venda e ate hj o veiculo nao foi transferido. Ja se passaram 1 ano e meio,consigo efetuar o comunicado agora?

  52. marcos antonio dos santos ferreira disse:

    vendi o carro perdir a xerox autenticada e nao acho mais o vendedor e faz mais de um ano sera que o cartorio pode dar outra xerox aut

  53. José Bonifácio felicio disse:

    Eu emprestei o meu nome para minha patente faz 9 anos que essa moto está no meu nome mas ela vendeu a moto para uma outra pessoa mas ela d eichou documentos multas ipva atrasados agora tem uma dívida de 1655 reais como eu faço devo assinar ou ela tem que assumir a dívida

  54. Josimar disse:

    O prazo de 30 dias para transferência conta a parir da data da assinatura do dut ou a partir da data do reconhecimento de firma no cartório?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Josimar

      A partir da data assinada no DUT.

      Equipe Portal

      • Maykon disse:

        Mariana Boa noite eu quero compra um veículo na mão de outra pessoa mas o veículo já está comunicado a venda a mas de 30 dias pro nome dessa pessoa que vou comprar haverá alguma multa pra ele Por ter vencido o prazo de 30 dias do comunicado de venda (comven)

  55. Vinícius Fontes disse:

    Gostaria de saber o seguinte, tou querendo adquirir um veículo que está com o comunicado de venda , só que o comunicado foi feito entre o proprietário do veículo e outra pessoa só que o rpz não transferiu o veículo. Já que quero comprar gostaria de saber se tem como cancelar esse comunicado e fazer um novo em meu nome. E também gostaria de saber se eu pagar os ipva atrasado se o documento irar chegar na caro do proprietário atual ou fica retido aguardando a transferência de quem assinou o Dut

    • Mariana Czerwonka disse:

      Vinícius

      Essa informação pode variar de estado para estado. Por isso sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  56. Ricardo disse:

    Boa tarde.

    Por que o cartório ñ quer reconhecer minha firma, haja vista que, o recibo está totalmente preenchido e reconhecido de ambos?…
    O comprador reconheceu a firma dele em outra cidade, e me enviou fotos do recibo, ao qual tirei xerox colorida, ficou perfeito, mesmo assim, o cartório ñ quis reconhecer a xerox…
    Disse que precisa do recibo original…

  57. JAYRIBE RODRIGO FREIRE DA SILVA disse:

    Fiz uma venda de boca do meu veículo. Meu veículo está com IPVA atrasado. consigo assim mesmo fazer a comunicação de venda junto ao DETRAN?

  58. felipe disse:

    vendi o meu carro e fiz o aviso de venda. Mas mesmo assim ta vindo multa para mim com datas após do aviso. O que fazer?

  59. LARISSA BISPO disse:

    gostaria de saber se o veículo com comunicação de venda pode ir a hasta pública (LEILÃO)

    • Mariana Czerwonka disse:

      Larissa

      Depende do motivo. O melhor é entrar em contato com um advogado, especialista na área, para que ele possa te orientar.

      Equipe Portal

  60. Rone disse:

    Oi boa noite fiz a venda fiz o comunicado e mesmo assim no Detran o veículo continua no meu nome oq fazer.obgd.

  61. Ítalo Silva disse:

    Comprei uma moto, já fiz a vistoria, paguei o emplacamento e a transferência. Eu dei o boleto da comunicação de venda ao vendedor que me vendeu a moto, caso ele não pague o boleto de comunicação de venda, corro algum risco de obter problemas futuros?

  62. Thiago Silveira Alves disse:

    Se for feito o comunicado de venda de um veiculo e o novo comprador não transferir o veiculo no prazo de 30 dias e possivel que o novo dono do veiculo pague o ipva e que o ipva pago seja emitido??

  63. Bruno disse:

    Eu era proprietário de uma moto fiz a vistoria e trancou na vistoria. eu tinha que fazer a vistoria de novo e não fiz. Eu vendi ela sem passar para o nome do comprador pois o dut só ia ser entregue depois de eu fazer a vistoria. Agora n sei mais onde está o cara que comprou e nem a moto. mais está chegando multa pra mim e não sei oq fazer n consigo fazer comunicação de venda sem ter autenticado ela.

  64. Ana maria disse:

    Comprei uma moto no pátio de evento o recibo e no nome de outra pessoa que não conhece,quando puxei a placa tava com restrição de comunicado de venda e 4 multas como faço pra resolve pra fica com bem e sem paga as multas que não foram minhas.

  65. Mirian dos Santos disse:

    Bom dia. Sou uma pessoa leiga. Comprei meu primeiro carro no dia 14/02/2019 e nesse mesmo mês cometi 3 infrações gravíssimas (trânsito na faixa de BRS) pq não sabia dessa proibição. Avisei a agência (tenho as conversas com o vendedor por WhatsApp) que assim q a notificação chegasse até eles, que me comunicassem pois o carro ainda estava no nome da agência. Ele disse pra não me preocupar pois quando um veículo é vendido, eles fazem a comunicação de venda imediatamente ao DETRAN e que a notificação viria direto pra mim. Fiz os procedimentos legais normalmente. O Detran/RJ estava em greve e no dia 09/04/2019 o veículo foi passado pro meu nome. Estava monitorando pela internet e as notificações não chegaram. Falei novamente com o vendedor que deu a mesma resposta. Semana passada descobri que foram geradas mais 3 multas encima das 3 que eu já havia levado por “não apresentação do condutor por pessoa jurídica” e recebi a notificação apenas dessas 3 últimas e não das infrações que de fato cometi. Falei com a agência e ninguém me dá resposta. Uma pessoa me disse que o vendedor não é obrigado a comunicar a venda e que eu devia ter ido, voluntariamente no Detran, me apresentar como a infratora. Estou desesperada por causa do valor e porque são 21 pontos na minha CNH. É meu primeiro carro e meu ganha pão e estou sem saber o que fazer. Agradeço por uma orientação para elaborar um recurso. Seria válido pagar uma empresa especializada em recursos de multa??

    • Mariana Czerwonka disse:

      Miriam

      Nesse caso sugiro que você junte toda a documentação que tem e procure um advogado, especialista na área, para que ele possa te orientar.

      Equipe Portal

  66. Dayse disse:

    Comprei um carro e entreguei outro na troca (o que entreguei está em inventário não podendo ser feita a transferência).
    Como garantia, a loja não me entregou (reteve) o DUT para eu fazer a transferência do carro que adquiri. Entretanto, essa mesma loja fez a comunicação de venda junto ao DETRAN. Resultado: este ano o DETRAN não liberou o licenciamento do meu carro e tive meu veiculo apreendido. Como ainda não se resolveu a questão do inventário, a loja permanece se negando a me entregar o DUT para que eu possa fazer a transferência.
    O próprio policial que apreendeu meu carro disse que não podem reter esse documento e que dá para solicitar segunda via do DUT. Agora a minha dúvida:
    Quem pode solicitar essa segunda via? Eu ou a antiga proprietária, lembrando que existe um comunicado de venda pra mim? E se eu conseguir essa segunda via, de que me adianta se a loja irá se recusar a assinar?
    O que posso fazer para resolver essa situação e conseguir transferir meu veículo?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Dayse

      Sugiro que você faça uma consulta com um advogado, especialista na área, para que ele possa analisar toda a documentação e te orientar sobre o melhor caminho a seguir.

      Equipe Portal

  67. Wanderlei luiz De bastiani disse:

    ola. fiz a compra de um veiculo e preenchi meus dados como comprador e reconheci firma na assinatura. o vendedor so assinou e reconheceu firma em cartorio de sua assinatura 6 meses depois, ou seja, em datas diferentes. efetuei a transferencia antes dos 30 dias da assinatura do Vendedor e fui autuado pelo prazo. Qual o correto? 30 dias da assinatura do comprador ou do vendedor?

  68. Elton Padilha disse:

    Boa Tarde, sou do RS, estou vendendo um veiculo usado emplacado aqui no RS, para um Sr. de SP, ele vai transferir o veículo em SP, como procedo para comunicar venda, ja que não consigo fazer aqui no RS com o endereço de SP. Qual procedimento ? Obrigado.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Elton

      Sugiro que entre em contato com o Detran/RS, eles poderão te orientar sobre como proceder, pois o veículo ainda está registrado no RS.

      Equipe Portal

  69. THIAGO Rebouças disse:

    Nossa muito boa essa página parabéns .
    Uma dúvida vendi um carro em 2017 fui no cartório com comprador reconhecemos firma preenchemos o dut e altentiquei junto o comprador no cartório e em seguida bati uma xerox.
    Eu não fiz o comunicado de venda para o Detran e nem o comprador fez a transferência passando o carros para outros compradores.
    Nesse caso qria saber se consigo fazer o comunicado de venda ?
    Lembrando que o carro tem multas.
    Minha pergunta e ainda posso fazer esse comunicado de venda? O carro tem pendências de multas e IPVA atrasados.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Thiago

      Se você tiver essa documentação pode fazer. Entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  70. wanderlei luiz de bastiani disse:

    Olá. Fiz a compra de um veiculo e assinei e registrei minha assinatura como comprador. O vendedor so assinou e reconheceu assinatura dele como VENDEDOR apos meses. Os 30 dias de prazo passa a contar da assinatura do ocmprador ou do vendedor. Transferencia feita no estado de Santa Catarina.

  71. Maria Rosa disse:

    Oi tudo bem?
    Meu nome está em protesto,posso vender um Carro? Ou fazer uma comunicação de venda?

  72. Maria Rosa disse:

    Oi em 2017 fui multado,mas essa multa se encontra em tramitação,.e agora vendi o carro e fiz o comunicado de venda,essa suposta multa cairá para mim?ou para o novo proprietário?
    Obrigado

  73. Orlando disse:

    Oi boa noite
    me tire uma duvida porfavor? O comunicado de venda vale por toda vida? mesmo não fazendo a transferência definitiva? Pois eu vendi um Carro e fiz o comunicado de venda,e o comprador não está nem aí pl fazer a transferência..oque eu faço?

  74. Lidiane Cabral disse:

    Comprei um veículo há menos de 3 meses mas a garagem ainda não me entregou o doc para transferência porque o antigo dono não assinou o crv. Já eu fiz uma procuração em cartório dando a garagem permissão para negociar meu antigo carro q dei na compra do novo. O que devo fazer caso a garagem não encontrar o ex dono para assinar a transferência, como posso proceder?

  75. Maria disse:

    Boa noite tudo bem?
    Em 2017 fui multado mas essa multa se encontra em tramitação,e agora vendi o carro e fiz o comunicado de venda,essa suposta multa cairá para mim ou para o novo proprietário?

  76. Franciele disse:

    Olá. Tenho uma dúvida. Comprei um veículo há uns meses, o cara que me vendeu, não me forneceu o Dut, e dia 23/5 Ele simplesmente comunicou venda para o meu nome no Detran, eu gostaria de saber se eu posso fazer alguma coisa sem o Dut, transferir o veículo pro meu nome sem o dut? Ou se tem algum jeito de conseguir sem ele? Por que se não, eu terei que pagar multa e tomar pontos, por algo que ele não me comunicou, e ficou todo tempo enrolando pra me entregar o Dut.

  77. Tayson Silva disse:

    Vendi o veículo em um estado, posso fazer o comunicado de venda em outro estado??

  78. Diogo disse:

    Olá, a dúvida é a seguinte: o comprador aceitou o veículo com IPVA atrasado visto o preço inferior do veículo vendido. Após o comunicado de venda quem será responsável legal pelos impostos bem como a situação do veículo ?!

    • Mariana Czerwonka disse:

      Diogo

      A transferência não é realizada sem os débitos quitados. Se o comprador assumiu essa dívida, ele deverá pagar no ato da transferência.

      Equipe Portal

  79. Leonardo disse:

    Se eu tiver um veículo com comunicado de venda em meu nome é ainda não transferi eu posso transferir outro veículo pó meu nome ou n

  80. pow show de bola heim gostei bastante
    ótimo conteúdo parabéns pelo tema e a foram como foi abordado deus abençõe

  81. Ubirajara camargo disse:

    Boa tarde comprei um veiculo en dezembro o duti foi assinado dia 19 de dezembro fui no detran para fazer a transferência com a procuração do procurador que assinou o duti a procuração era de 2012 alegaram que não valia mais pediram uma nova procuracao providencie ela com o propietario do veiculo fizemos ontem a nova procuração fomos ao detran para o propietario fazer a comunicação de venda do veiculo a procuração nova ficou no detran pedi como eu faria a transferência do veiculo para meu nome a atendente me respondeu que podia fazer com a antiga pedi qual seria o prazo para a transferência do veículo a atendente me respondeu que teria 30 dias para fazer pedi para ela no caso não conseguisse fazer no prazo ela me respondeu que não poderia mais transferir o carro gostaria de saber se essas informações que a atendente me passou concede

    • Mariana Czerwonka disse:

      Ubirajara

      Como o caso não é muito fácil de entender, sugiro que entre em contato novamente com o Detran de seu estado, que tem todas as informações do veículo e peça para validarem as informações repassadas pela atendente.

      Equipe Portal

  82. Ubirajara camargo disse:

    Bom dia acho que não me expliquei direito ataque ri este veículo em dezembro de 2018 foi assinado o duti no dia 19 de dezembro de 2018 só que fui no detran para fazer a transferência e não pude fazer por causa que a procuração era muito antiga era de 2012 pediram uma nova procuracao para fazer a transferência do veiculo para meu nome consegui entrar en contato com o propietario do veiculo que veio ontem dia 3 de julho de 2019 e fizemos uma nova procuração do veiculo a nova procuração ficou no detran a atendente me respondeu que eu podia fazer a transferência do veiculo com a mesma procuração que eu tinha está de 2012 perguntei a ela qual seria o prazo que eu teria para fazer a transferência do veiculo para meu nome ela respondeu que eu tinha só 30 dias para transferir o veiculo no caso passase dos 30 dias eu não podia mais transferir o veiculo para meu nome só queria saber se é mesmo como ela me informou se é só 30 dias que tenho para transferir o veiculo

    • Mariana Czerwonka disse:

      Ubirajara

      Como eu te disse, apenas o Detran pode te dar essa resposta. Pela legislação de trânsito você deve transferir o veículo em até 30 dias depois de assinado o DUT para não cometer uma infração de trânsito, mas é possível transferir após esses 30 dias. Porém, como é uma situação diferente da comum, não entendo o porque a atendente te passou essa informação. Sugiro que entre em contato com outro atendente do Detran para confirmar essa informação.

      Equipe Portal

  83. Ubirajara camargo disse:

    Obrigado pela informação liguei para outro crva me informar o que não tenho nada a ver con a informação que atendente me passou só vai gerar uma multa dos 30 dias que é 210 reais e 5 pontos da minha carteira de abilitacao mas transfiro o veiculo a hora que quiser é que nem a senhora falou posso transferir sim depois dos 30 dias sim obrigado pela ajuda

  84. Gilnei disse:

    Vendi um veiculo no ano de 2018 .o mes passado me apareceu uma multa a inda estou no praso pracapresentar o condutor ai fui e fiz o comunicado da venda ao detran estes pontos da multa vai pra quem?

  85. Andre disse:

    Já fiz o comunicado de venda
    Deu multa por não te feito transferência
    Se eu cancela o comunicado de venda
    Cancela a multa também ou nao

  86. Simone Oliveira disse:

    Boa Noite, estarei comprando um veículo de outro proprietário, a minha dúvida é se pra reconhecer firma o comprovante de residência tem q estar em meu nome? No caso eu moro de aluguel e comprovante está em nome do dono da casa. Oque devo fazer?

  87. Lucio disse:

    Gostei, muito interessante essa informação!

  88. Ricardo de Sousa disse:

    Fiz o Dut eletrônico dia 10/06 após às 15:00hrs. Posso fazer a transferência no dia 10/07 sem problema?

  89. Priscila disse:

    Olá, boa noite !
    Comprei um carro que estava em nome de suma empresa. O sócio administrador da empresa (responsável pelo patrimônio dessa) assinou o crv e juntou o contrato social devidamente autenticado pelo juncerja. Porém na hora de realizar a vistoria para transferência de propriedade a atendente não realizou o procedimento alegando não ter sistema para consultar a autenticidade do contrato social, o sistema estava fora do ar. Me remarcou, na data remarcada ainda não tinha sistema, então mandaram uma espécie de ofício para órgão de autentificarão pedindo informações, porém até hoje o não temos retorno. Já faz 2 meses. Convém ressaltar ainda que o contrato tem o numero de autentificação na barra. Esse número é que valida o contrato, porém a atendente disse que precisa consultar, mesmo tendo número de autenticidade. Com isso seguimos sem ter a transferência do nosso veículo. O detran pode condicionar a transferência a essa consulta ? Eu tenho mesmo que esperar o detran ter sistema pra eu transferir o veículo ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Priscila

      Cada Detran exige a documentação que acha necessária ao procedimento, não há uma legislação nacional própria. Se tiver dúvidas, sugiro que entre em contato com algum Despachante, talvez ele possa te orientar.

      Equipe Portal

  90. Cleiton disse:

    Olá, estou com o seguinte problema: comprei um carro uns 6 anos atrás, foi feita a comunicação de venda em meu nome. Ocorre que acabei vendendo esse carro bem rápido sem passar para o meu nome, ficando apenas a comunicação de venda no meu nome. Essa pessoa que eu vendi também acabou vendendo e não sei mais onde está o carro, mas as multas ainda estão vindo para mim. Tenho apenas o nome e CPF da pessoa que vendi. O que posso fazer nesse caso? Tem como fazer as multas pararem de vir pra mim? Preciso da carteira pois trabalho como motorista.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Cleiton

      Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado e peça orientações, talvez eles sugiram algo que possa ser feito administrativamente.

      Equipe Portal

  91. Leone Henrique disse:

    Vendi um veículo , fui no cartório assinei o recibo junto com o comprador ,mas não datei posso mesmo assim fazer a comunicação de venda com a xerox autenticada?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Leone

      Acredito que você deverá datar o recibo. De qualquer forma, entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  92. Raecioneves disse:

    Comprei um carro ja com o crv preenchido e reconhecido firma. Porem ainda n fizeram a comunicação de venda, eu possl emplacar esse carro? Vai contar esse pagamento?

  93. ALINE SPERB disse:

    BOA TARDE

    VENDI UM CARRO À ANOS E FUI AO CARTORIO, MAS O PROPRIETARIO NOVO NUNCA FOI AO DETRAN E AGORA ESTOU NO SERASA POR NÃO PAGAMENTO DE IPVA DELE , CONSEGUI ENTRAR EM CONTATO COM ELE E ELE ESTA DISPOSTO A REGULARIZAR A SITUAÇÃO, O Q É NECESSARIO PARA ISSO?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Aline

      Como a documentação pode variar de estado para estado, sugiro que você entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  94. Sabriane disse:

    Olá! Se fizer a transferência direto na hora da venda, ainda assim preciso comunicar a venda no Detran? Ou no caso de transferir isenta a comunicação?

  95. Alexandre Estanislau Cyrino disse:

    Minha questão é a seguinte: comprei um carro em 2016, entretanto a vendedora não comunicou a venda ao Detran e nem eu comuniquei a compra.
    Como proceder para regularizar esse veículo agora?
    Tenho do Dut recibo assinado por ela e embora a venda conste em meu nome, eu não o assinei.
    antecipadamente agradecido.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Alexandre

      Você deve transferir o veículo para a sua propriedade, essa é uma responsabilidade do comprador. Entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  96. Nilze disse:

    Ola boa tarde estou com um problema serio com relação a um veiculo que foi comprado numa financiadora, ocorre que esse veiculo foi comprado para outra pessoa que o passou para frente e hoje nem sei onde se encontra, ficou com divida na tal financiadora que consegui quitar mas agora tive conhecimento que a pessoa que esta com o veiculo nao paga ipva desde 2015, estive no detran e me foi informado que a comunicação de venda só foi feita em 2018 mas o veiculo me foi vendido em 2008. a pergunta é : levando em conta que a comunicação de venda só foi feita em 2018, sou responsàvel por essa divida de ipva( foi para divida ativa) de 2015 2015 a 2018?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Nilze

      Se você era, para o Detran, a proprietária do veículo, teoricamente sim. Porém, sugiro que consulte um advogado, especialista na área, para que ele possa te orientar sobre o que é possível fazer.

      Equipe Portal

  97. Lucas Oliveira disse:

    Boa noite, comprei um carro em 07/2018, a transferência foi feita apenas agora entre fevereiro e março pois o antigo dono não reconheceu firma e comunicou venda até então. Porém ele datou o documento como 02/2018 e não 02/2019. E veio uma multa de averbação, já recorri na JARI e perdi, agora vou pro centran. É correto está multa só por fato da data estar errada,sendo q entre a comunicação de venda e emissão do documento só se passaram 26 dias?

  98. Guilherme disse:

    Se o carro for de Santa Catarina a vendedora pode assinar o dut e autenticar em um cartorio da Paraiba?

  99. Clayton Luiz disse:

    Comprei um veículo já com comunicação de venda em nome de terceiros. Consigo pelo menos emitir é verdinho no Detran?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Clayton

      Não entendi exatamente o caso, porém sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  100. THIAGO HENRIQUE PINHEIRO DA SILVA disse:

    Bom dia, meu nome é Thiago o meu caso é muito complicado eu não tenho CNH definitiva acabei de pegar minha PPD e comprei um carro no dia 5 de julho assinei o DUT no cartório junto ao Vendedor só que o vendedor só pagou a última multa no dia 2 de Agosto e eu não consegui marcar a vistoria para a transferência de propriedade, isso acarreta na multa grave e eu perco minha PPD mais por culpa do vendedor…se o vendedor for de comum acordo ele pode assumir essa multa administrativa ou eu vou perder minha PPD? Como eu saio dessa sem perder minha PPD

    • Mariana Czerwonka disse:

      Thiago

      Como é uma multa administrativa alguns Detrans já definiram que não levam em consideração na hora de emitir a definitiva. Entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  101. Paulo Henrique Lima disse:

    Boas,
    No caso, o vendedor não fez a notificação na hora do reconhecimento de firma nem depois…
    O novo dono, comprado, marcou e fez a devida transferencia no prazo correto, já esta com os documentos no nome tudo ok
    Nesse caso, o vendedor ainda tem alguma responsabilidade sobre o veículo, ao a partir do momento que no comprador fez todo o processo, essa questão de notifica a venda perde o sentido?

  102. Jaqueline quirlian disse:

    Vendi o carro cm 2 multas e entrei em acordo com o comprador e ele me informou q pagaria as multas.
    Fiz direirinho no cartorio e comuniquei ao detran por la mesmo pagando uma taxa.
    So que entrei no site do detran e vi que ele n pagou as multas e ainda levou outra multa somando 3 multas pendentes mais ainda n acabou o prazo de trinta dias.
    Eu levei as 2 primeiras multas por avanço de sinal so que eu n tenho habilitação.
    Eu entrei na auto escola tem 2 semanas essas multas que Levei sem rer habilitação pode me prejudicar na hora de tirar minha ppd (permissão para dirigir)ou depois de 1 ano ao cnh? Estou desesperada pq eu além de tudo n peguei a cópia autenticada do documento do carro eu entreguei depois do processo no cartorio crendo que n precisaria por já ter informado ao detran.
    Como devo agir? Será que consigo minha habilitação mesmo assim pelo fato de n ter habilitação na época?

  103. Marcelo Alves de castro disse:

    Fui no despachante para fazer a transferencia, estava no prazo dos 30 dias ainda, e agora só falta chegar o documento, e passou os 30 dias ,levarei multa?

  104. Silvania Menezes disse:

    Adquiri um veiculo no dia 6 de junho, em uma loja de veiculos usados, paguei pela transferencia do veículo e assinei o recibo de compra do veiculo em 10/06. Porém até a presente data o vendedor não transferiu o veiculo. E ao verificar no site do detran constatei que ele parcelou o IPVA em 4 vezes e só pagou 2 parcelas.
    O vendedor agora alega que para transferir eu tenho que pagar as outras parcelas, mas quando eu fui adquirir o veiculo ele disse que estava tudo em dia. Como devo proceder

    • Mariana Czerwonka disse:

      Silvania

      Quem tem que fazer a transferência é o novo proprietário e não o vendedor. Quanto ao pagamento das dívidas, realmente deveria ter sido visto no ato da compra.

      Equipe Portal

  105. Charles disse:

    Se foi feita comunicação de venda em 2017 e preenchido recibo ,Só em 2019 gera multa?

  106. Charles disse:

    Após a data da comunicação de venda tenho 30 dias p transferir ou após a data preenchida no recibo ? Pra não gerar multa?

  107. Maycon Souza disse:

    Preciso de ajuda comprei um veículo mais. Pessoa não comunicou venda apenas registramos firma e assinamos o recibo… Deixei vencer o prazo de 30 dias aínda posso utilizar o mesmo documento ou preciso registrar firma novamente com o vendedor?? A multa por vencer o prazo pode perder a carteira na provisória???sou do Paraná…e a multa por não transferrir e acumulativa ?? Ou só vou pagar ela uma vez??

  108. Douglas Felipe disse:

    Boa noite gostaria de uma ajuda comprei um veículo q está cm comunicação de venda e não foi transferido não conheço o novo dono somente o antigo q vendeu teria como ele cancelar a comunicação e fazer uma para meu nome

  109. JEAN APARECIDO DE OLIVEIRA disse:

    E se o veículo estiver com pendência multa e documentos atrasados, ainda da pra fazer comunicado de venda no nome do comprador ??

  110. Vagner piassi de oliveira disse:

    vendi meu carro, quando fui reconhecer firma o atendente disse que eu não precisaria ir ao ciretran da cidade, pois ali mesmo eles mandavam uma copia para o ciretran fazendo a comunicação de venda, mas depois de 3 anos recebi 3 multas e cada uma com 7 pontos, porém entrei no site do detran e não consta nada nenhum ponto foi retirado da minha carteira, o agente de transito atuou dia 25/08/2019 hoje é dia 03/09/2019 , será que não vai ser aplicada a multa será que realmente o cartório notificou o ciretran já que o rapaz disse que era feita pelo próprio cartório a comunicação.. mas porque continuo recebendo multa?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Vagner

      Nesse caso você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado. Eles têm acesso ao sistema e poderão sanar as suas dúvidas.

      Equipe Portal

  111. Vendi um veículo e comuniquei a venda e o comprador não transferiu o veículo pára o seu nome gostaria de saber se pega ulgo para mim ou não ja faiz ums 4 anos e o veículo tem um 4 mil de multas e atraso de documentos

  112. Daiane disse:

    Boa tarde, para efeito de autuação considera o primeiro dia que assina o DUT ou o dia seguinte? Já que são 30 dias para fazer a transferência, caso contrato haverá multa. Começa a contar a partir de que dia?

  113. Júlio César disse:

    Olá, foi feito o comunicado de venda do meu sogro para minha esposa. O carro está alienado junto a financeira. Será que após o pagamento do ipva, seguro e licenciamento o doc é recebido mesmo ultrapassado o limite de transferência. A multa de atraso impede o recebimento do documento? Obrigado

  114. miller disse:

    Vendi um carro porem como o comprador ira reformar e revender foi feita uma procuração onde descreve que ele sendo o novo procurador e fica responsavel civil e criminalmente, tenho que fazer um comunicado de venda ao detran?

  115. LUCAS disse:

    Boa noite comprei um veículo Porém o antigo dono n fez o comunicado de venda, o despachante disse q eu n sou obrigado a fazer o comunicado de venda e q posso fazer minha transferência essa informação conferir?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Lucas

      Sim, se você comprou o veículo a sua obrigação é realizar a transferência de propriedade dentro do prazo de 30 dias.

      Equipe Portal

  116. Amanda Da Silva Pereira disse:

    Olá! Vou vender um veículo a uma +/- conhecida. Só que moramos em cidades diferentes, eu ia fazer uma procuração pro comprador e dar o Dut em branco ora ele fazer preencher e reconhecer a ass. Com essa procuração que eu dei, eu necessito ir junto quando for reconhecer o Dut? Preciso fazer a comunicação de venda de já transferir? Obrigada

    • Mariana Czerwonka disse:

      Amanda

      Acredito que com a procuração não será necessária a sua presença. A comunicação de venda é uma proteção para você.

      Equipe Portal

  117. Mariane Aparecida Dias disse:

    Olá, boa tarde!
    Vendo um veículo a mais de 5 anos e não realizei o comunicado de venda e entreguei o recibo assinado e com reconhecimento da assinatura. Não tenho mais o contato do comprador. Como posso proceder nessa situação? Tem como tirar algum documento no cartório que o documento foi reconhecido e dar entrada no comunicado , mesmo após tanto tempo.

  118. Lucas Cardoso disse:

    Boa noite!

    Comprei um veículo com comunicação de venda, sou o segundo dono depois da venda no caso!

    O antigo dono que está no nome a comunicação não transferiu e nesse meio tempo foi perdido o dut!

    Como faço pra tirar a segunda via do dut?

    Conheço os dois ex- donos

    O que está no documento e o que está comunicado.

  119. Eduardo de Santana Santos disse:

    Boa tarde, vendir meu carro dia 17/09/2019
    Foi meu primeiro carro e não tinha o conhece de fazer comunidade de venda, aí entrei no site do Detran da minha região e tem multa de excesso de velocidade 20% o dut foi reconhecido em forma no cartório e acabei não tirando cópia do dut preenchido, o que devo fazer e a multa vai ficar pra mim?

  120. André Leandro Santana disse:

    Não fiz a declaração de venda e uma das multas entrou após venda e atingiu meus 20 pontos estou com um processo de perda de direito de dirigir…qual a chance de recorrer e ganhar..

  121. Carla Oliveira disse:

    Boa noite fiz uma venda de uma moto porém foi ido ao cartório feito o documento de compra e venda foi ido no despachante pago pra fazer a transferência no Detran porém ele não fez a moto foi aprendido eu perdi a carteira por infrações graves .como faço para recorrer onde procurar e posso processar o despachante por não dar comunicado de venda no Detran sendo que foi pago .

    • Mariana Czerwonka disse:

      Carla

      Nesse caso, sugiro junte toda a documentação que possui e procure um advogado especialista na área. Ele te orientará sobre como proceder.

      Equipe Portal

  122. Fabio cortes disse:

    Boa noite pessoal….comprei um carro que já tem comunicação de venda…pageuei o documento tudo certinho…o Detran envia o documento para a residência do proprietário antigo do carro, ou para a pessoa que vendeu e fez a comunicação de venda.

  123. Fabio cortes disse:

    O documento ainda está no nome da pessoa que vendeu e fez a comunicação de venda

  124. Anderson disse:

    Carro está atrasado 2 anos. Comprei e tenho o comunicado de venda registrado .
    E preciso pagar todas as dispensa para transferir para meu nome?

  125. Zaghaik disse:

    O vendedor autorizou um terceiro a efetuar a venda de seu carro, eu (comprador) negociei com esse terceiro. Finalizamos a compra, assinamos e autenticamos (Eu e o vendedor, dono do carro) o CRV. No fim o terceiro não repassou o dinheiro para o vendedor e ele recusou de entregar o carro! O que devo fazer?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Olá

      Nesse caso você deve procurar um advogado, especialista na área, para que ele possa te orientar sobre qual a melhor forma de reaver seu dinheiro. O terceiro deve ser responsabilizado.

      Equipe Portal

  126. Juliano disse:

    Boa tarde,

    Utilizei meu veículo como entrada em um novo veículo na concessionária. E já fiz a entrega do antigo no sábado. Deixei na concessionária.
    Como o cartório só abre segunda posso preencher o CRV com a data de sábado quando deixei o veículo ou o cartório vai exigir a data de Segunda quando for reconhecer firma?
    Obrigado

  127. Gustavo disse:

    Fiz o comunicado de venda e não foi feita a transferência durante os 30 dias o antigo dono quer 2 via de recibo de quitação quem deve retirar a 2 via eu ou ele

  128. Gustavo disse:

    Vendi uma moto e foi reconhecido firma registrado em cartório feito o comunicado de venda tudo certinho devido foi perdido a 1 via de recibo de quitação que deve fazer nesse caso ? Eu ou ele deve retirar 2 via ou algo do tipo?

  129. luciano disse:

    comprei um carro mas tem comunicado de venda. porem o rapaz do qual esta nome o comunicado de venda perdeu o dut… o que fazer…

    • Mariana Czerwonka disse:

      Luciano

      Essa informação pode variar de estado para estado. Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  130. Romulo de Souza disse:

    Boa tarde, comprei um carro zero financiado, já tem 4 anos que quitei, mas este ano o meu CRV não chegou, está com a informação que o veículo possui comunicação de venda ativa. Quando quita as prestações é necessário informar ao dentran, pois já se passaram 4 anos e só agora apareceu essa informação.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Romulo

      Essa informação varia de estado para estado. Sugiro que entre em contato diretamente com o órgão de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  131. Carlos Henrique disse:

    Boa noite , fiz o comunicado de venda tudo certinho mais passou dos 30 dias para o novo proprietário transferir para o nome dele , o que devo fazer , estou com minha cnh provisoria ainda .

    • Mariana Czerwonka disse:

      Carlos

      Se você já fez o comunicado de venda, não é preciso fazer mais nada. A responsabilidade, agora, é do novo proprietário.

      Equipe Portal

  132. Janaina disse:

    Vendi uma moto tem 3 meses a reconhecemos firma em cartorio apos 1 mes a pessoa vendeu para outra e me pediu para retirar outro recibo . Agora nao sei pra quem vendeu e nao comuniquei venda o que eu faço.estou muito mal….

    • Mariana Czerwonka disse:

      Janaina

      Você deve entrar em contato com o Detran do seu estado e tentar comunicar a venda do veículo. Eles devem te orientar.

      Equipe Portal

  133. Ricardo disse:

    Preenchi o meu recibo no dia 15/10/2019 E reconheci firma. e no dia 19/10/2019 o novo proprietário foi multado .. eu corri e fiz a comunicação de venda antes dos 30 dias.
    A responsabilidade do novo proprietario segue a partir da data do recibo ou da comunicação?

  134. Maique disse:

    Ola, Meu carro foi apreendido em uma blitz! Eo antigo proprietário fez o comunicado de venda para um terceiro! Eu não consigo achar esse terceiro! Então no caso o senhor que está com o nome no documento do veículo ele pode retirar o comunicado e me passar uma procuração em meu nome para eu poder retirar o carro do pátio?

  135. Paulo disse:

    Comprei um carro com comunicado de venda para outra pessoa, não conheço o sujeito. O ex dono consegue tirar? Ou apenas a pessoa que está com o comunicado?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Paulo

      Geralmente só a pessoa que está como nova proprietária no comunicado. De qualquer forma, sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  136. Jessica disse:

    Fiz a venda de um veiculo,por se tratar de alguém conhecido, fiz tudo verbalmente preenchi e reconheci no cartório não fiz comunicado de venda no Detran.Entreguei o carro pro novo dono mas já passaram mais de 30 dias e ele não fez a transferência.
    Aonde que pego ou faço a taxa de de comunicação de venda
    Mesmo que já se passou 30 dias

    • Mariana Czerwonka disse:

      Jessica

      Essa informação pode variar de estado para estado, sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  137. João Gonçalves marido da disse:

    Comprei uma moto parcelada, agora que quitei ela o antigo dono quer que eu pague 120 pra ele tirar o comunicado de venda pra mim então transferir a moto . Eu devo pagar pra ele ou não precisa?

    • Mariana Czerwonka disse:

      João

      Não entendo o motivo, talvez ele esteja te cobrando alguma taxa que desconheço. Entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  138. Edson disse:

    Comprei um veículo reconheceu firma e o antigo dono fez comunicado de venda,quando foi transferi para meu nome o carro estava financiado agora não consigo passar para meu nome.o antigo dono esta pagando,mas não que tirar o comunicado de venda.

  139. Mayara disse:

    Eu tinha comprado uma moto a um rapaz, ele fez a comunicação de venda, mas eu n tinha passado pra o meu nome no detran ainda n, só no Cartório, porém a moto foi roubada e o documento dela tbm, daí fui ao detran e como eu n tinha feito a transferência só quem pode pegar o recibo no detran pra eu levar pra o seguro é o ex dono? E se ele nao quiser ir, oq faço?

  140. Johnis disse:

    Pergunta
    Não fiz comunicação de vendas antes dos 30 dias e tomei multa se eu fazer a comunicação agora a pontuação continuará comigo ou com o comprador exp: a pontuação passará diretamente para ele ou nao

  141. Danilo disse:

    Ola. tenho uma duvida!
    Comprei um carro e dei o meu carro como parte de pagamento.
    O carro novo esta tudo certo ja agendei a data para fazer a transferencia para meu nome, mas o carro antigo que dei como parte do pagamento esta nas maos do dono do estacionamento e ele me fala para nao fazer o comunicado de venda dele para ele nao precisar pagar a transferencia passar para o nome do estacionamento.
    Me disse para aguardar que assim que vender o veiculo me avisa para entao eu comunicar a venda para a pessoa que for comprar o veiculo.
    Isto é legal perante a lei ?
    esta com 25 dias mais ou menos que isto ocorreu…

    • Mariana Czerwonka disse:

      Danilo

      Geralmente é o procedimento que algumas lojas adotam, mas não é o mais seguro para o antigo proprietário do veículo.

      Equipe Portal

  142. Danilo disse:

    Para fazer o comunicado de venda o comprador tem que assinar alguma coisa , ou eu vou la e faço comunicando que vendi o veiculo ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Danilo

      Há uma documentação solicitada pelo Detran. Você deve verificar com o órgão do seu estado os documentos que deve providenciar.

      Equipe Portal

  143. […] art. 134 do Código de Trânsito determina o prazo de 30 dias para comunicar sobre a venda do veículo. Caso ele perca esse prazo, poderá ter de arcar com […]

  144. […] art. 134 do Código de Trânsito determina o prazo de 30 dias para comunicar sobre a venda do veículo. Caso ele perca esse prazo, poderá ter de arcar com […]

  145. Carlos Junior disse:

    Vendi o veículo entreguei o dut autenticado e reconhecido mais o comprador não transferiu e sumiu não tenho mais contato com ele, tenho a xerox do dut autenticado isso pode me ajudar em algo ?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Carlos

      Sim, você deve tentar usar esse documento para tentar realizar a Comunicação de Venda junto ao Detran. Entre em contato com o órgão de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  146. TATIANE IMPORTE RIBEIRO disse:

    Eu preenchi o recibo com a data da venda , porém aínda não fomos no cartório reconhecer firma pois o comprador está sem tempo e se passou 10 dias , o comprador já está com o veículo e levou multa por placa ilegível , consigo recorrer para ele arcar com as responsabilidades ou a venda só vale após reconhecer firma . Lembrando que o recebido já está assinado e com data só não reconhecido firma.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Tatiane

      Vou encaminhar a sua dúvida para o grupo de especialistas, provavelmente ela seja respondida na próxima Live (28/11).

      Equipe Portal

  147. Tiago Vargas disse:

    Ola tenho uma duvida
    Levei duas multas, más até então essas multas não constavam no sistema do Detran, então eu vendi o veiculo autentiquei o documento e comuniquei a venda ao Dentran, alguns meses dps essas multas apareceram no site do detran, más o novo dono ainda não transferiu o veiculo, estou na provisória ainda, oque acontece com as multas? Será que preciso recorrer, será que posso perder minha ppd?
    Ou não devo me preocupar pq comuniquei a venda?

  148. jhonatan silva disse:

    olá. estou com um veículo com a seguinte situação. o veículo foi vendido e financiado porém o mesmo não efetuou o pagamento das parcelas e o veículo entrou com restrição judicial (busca e apreensão). não foi apreendido até agora e o mesmo encontra fazendo inumeras multas no veículo. ainda permaneço com o recibo em mãos existe alguma possibilidade de transferir os pontos e as multas para o mesmo? ou através da justiça, consigo pelo menos fazer a comunicação de venda, para que os pontos possam sair da minha habilitação? agradeço a ajuda desde já

    • Mariana Czerwonka disse:

      Jhonatan

      Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado para ver se com a documentação que você possui, consegue fazer a comunicação de venda agora.

      Equipe Portal

  149. Daniel disse:

    Complei um carro recibo foi preenchido dia 01/11
    Mas o anuncio conta dia 13 será q se eu fiźer dia 4 tomo a muita de averbação

  150. lucineialopes disse:

    Ola bom dia,
    Vendi meu carro dia 02/12 dia 04/12 entrei com o comunicado de compra e venda com os doc. td certo .A recepcionista da delegacia me disse “depois vc entra no site e ve se esta td certo”.Pronto qual site.O que devo fazer para não ter problemas futuro.

  151. Geriva disse:

    Bom dia. Comprei um carro em 2016 e o proprietário preencheo o recibo e reconheceu firma porém o carro estava alienado ao banco e só agora em dezembro de 2019 pude quitar o carro e agora vou transferir para o meu nome.. tem algum problema esse recibo está preenchido a tanto? tempo o Detran não irá implicar porque eu não fiz a transferência antes? Obrigado!

    • Mariana Czerwonka disse:

      Geriva

      Nesse caso você deverá entrar em contato diretamente com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  152. Boa tarde comprei uma moto dia 9 dezembro , dia 14 dezembro levei a multa sem capacete, o vendedor não comunicou ao detran sobre venda, os pontos na carteira vai pra mim ou pra ele ,ele comunicou dia 27 ao detran … os 7 ponto vai para mim ou pra ele?

  153. luiz fernando disse:

    Boa noite meu filho comprou um veiculo na agência é pagou 6 prestações e passou o financiamento para mim que sou o pai dele só que conseguimos passa para o meu nome mais teria que fazer todos os procedimento pela agência a onde ele comprou o veículo em sg estado do rj. tamos em cartório e fizemos o procedimento serto mais o vendedor da agencia me disse que eu teria que tirar uma cópia do sng atenticadas e envia para agencia de São Paulo e falo que ia demorar um pouco para fazer uma avaliação dos documento se estava tudo ok e eu falei pra ele mais se vai demorar por que tenho que tbm demorar para fazer a comunicação da venda do veiculo pra meu pai e lê conserteza vai ter que pagar a multa e vai perde 5 pontos na carteira dele eai como vai ficar essa multa e perda de 5 pontos na snh do meu pai e o vendedor da agencia de veiculo de sg estado do rio de janeiro disse assim que for feitas as avaliação nois ligaremos pro senhor pro senhor fazer a comunicação de venda do nome do seu filho pra senhor e aí se passaram dia é eu cobrando o vendedor da agencia de automoveis olha quero saber como está a situação dos documentos do veiculo a os documentos está ainda em análise já se passaram 30 dias e o snh estar datado dia 31/10/ 2019 e estar autenticado por meu filho e eu em um só snh e foi enviado pra São Paulo com vai fica depois se já virou o contrato para mim que sou pai da pessoa que passou o financiamento do veiculo fiz muitas comunicações pro grupo da casal perguntando sobre com estaria a análise
    se estava faltando outro documentos eles falava que ainda estava em análise e tenho os números dos protocolos datas e horas e o nome dos atendentes depois estive na agência que o meu filho comprou o veículo e o vendedor da agência ligou para o grupo casal de São Paulo e me confirmou que estar tudo ok o senhor pôde fazer a comunicação do veiculo, pois eu falei com ele como vai ficar depois que fazer essa comunicação da transferência do veiculo ao detran do rio de janeiro eu vou marcar se vier a comunicação do Detran quando eu fazer a vistoria do veiculo que eu vou te que pagar o valor da multa e a perca de 5 pontos para a snh pois fiz a vistoria esse ano e entre no aplicativo do Detran do rio de janeiro e já saiu a comunicação da multas no meu nome fiz a vistoria no dia 20/12/2019 desculpa o encomodo só queria saber como vou proceder neste caso a notificação não virou penalidade ainda estar datada pra mes 3/2020 pra eu paga esse valor com descontos mais uma vez me desculpa o encomodo por favor pode me orientar como vou fazer boa noite abraço fica com deus e um feliz ano novo pra tds a sua familias

    • Mariana Czerwonka disse:

      Luiz

      Não consegui entender muito bem a situação, está um pouco confusa. Sugiro que você junte toda a documentação que tem e procure um despachante ou um advogado especialista na área, acredito que podem te orientar melhor.

      Equipe Portal

  154. Ola tenho uma dúvida , eu comprei um carro paguei feita a comunicação de venda, aí fui transferir pro meu nome e não deu pq eles trocaram o motor, aí nao bateu a numeracao do monobloco e faz mais de um ano que não consigo passar tenho que comprar motor com nota, mais minha dúvida é o carro nos doc tá no nome dela mais a comunicação de venda foi feita pra mim, mais as multas vão pra quem e ela está como dona do carro ou eu ?

  155. Ana Maria disse:

    Boa noite, vendi uma moto para um conhecido em parcelas e ao término seria feito a transferência no cartório, porém este conhecido vendeu a moto para o genro. Depois de alguns meses o rapaz foi ao cartório comigo e fizemos a transferência (09/07/19) e entendemos que o cartório fazia tbm a comunicação automática da venda, mesmo assim peguei a cópia autenticada para guardar em casa. Alguns meses depois descobri que o rapaz havia sido parado em uma blitz (03/10/19) e a moto tinha sido apreendida, ele levou 4 multas. Uma por ter alterado o cano de escape, outra por dirigir por influencia de álcool, outra por não ter transferido no tempo correto, e a quarta por estar com o espelho dobrado. No outro dia(04/10/19) ele foi ao Detran e pagou a transferência, e retirou a moto do pátio, o que me leva a crer que a moto estava regularizada, caso contrário não teriam deixado sair do pátio. As multas vieram no meu endereço e ele entrou com recurso de sua defesa no tempo hábil (dias 22 e 28/11/19). Infelizmente esse rapaz morreu no dia 13/12/19 em um acidente de carro. Estou totalmente perdida de como fica minha situação agora, uma vez que a multa de alteração do veículo, que seria a do cano de escape não oferece apresentação do condutor e era de responsabilidade do proprietário, e na data que ele foi multado não constava a transferência ainda no Detran, só foi assumida por ele um dia depois, mesmo eu tendo a cópia do recibo autenticada. Hoje liguei no cartório para ter certeza de que havia escutado deles que faziam a comunicação e a moça que atendeu respondeu que faziam, mas que os cartórios estão deixando de fazer… Complicado isso também, informam uma coisa na hora e depois mudam. Agora corro o risco de ter que assumir a responsabilidade dos erros cometidos pelo rapaz ou o Detran consegue perceber que estou isenta desta culpa? Devo avisar ao Detran sobre o falecimento do rapaz para pedir a anulação do processo? Tenho compaixão da família, pois no mesmo acidente faleceu ele e a filha de 6 anos, porém tenho uma empresa e 3 veículos em meu nome, já lido com a possibilidade de outros motoristas fazerem multas e os pontos virem para minha carteira sem eu saber, e por causa disto estou com pontos nela, se vierem mais estes, daqui a pouco perco a minha carteira por problemas que não causei, o que devo fazer?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Ana Maria

      O caso requer um cuidado especial. Sugiro que junte toda a documentação que tem e consulte um advogado especialista na área, acredito que ele poderá te orientar.

      Equipe Portal

  156. Bernardo disse:

    Boa tarde, estou vendendo um carro que tem dois anos de documentos atrasados. Consigo fazer a comunicação de venda mesmo assim, ou tenho que quitar os débitos antes? Obrigado

  157. Graziele disse:

    Olá Boa noite! Tire uma duvida por favor.
    Quando se comunica venda de um veículo no Detran, significa que ele já datou o recibo?

  158. Renata disse:

    Boa tarde!

    Os documentos necessários para Comunicação de venda são só do vendedor correto: RG, CPF ,comprovante de residência e a cópia do recibo de venda autenticada com firma reconhecida pelo vendedor e comprador . Correto?

    Quando apresentamos ao DETRAN o documento de “comunicação de venda”, eles nos dão algum comprovante de recebimento desse documento?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Renata

      Isso pode variar de Detran para Detran. Sugiro que entre em contato com o órgão de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  159. Leonardo Borges de Lima disse:

    Bom dia!
    Vendi um veículo a dois anos e fiz o comunicado de venda corretamente. Ocorre que o comprador não fez a transferência dentro do prazo e ainda perdeu o CRV. Gostaria de saber se ele mesmo pode solicitar a 2ª via do CRV, tendo em vista já existir o comunicado de venda, ou somente o proprietário legal pode fazer essa solicitação?
    Agradeço se alguém puder responder !

    • Mariana Czerwonka disse:

      Leonardo

      Essa informação pode variar de Detran para Detran. Sugiro que entre em contato com o órgão de seu estado, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  160. Samir disse:

    É preciso fazer a comunicação de venda MESMO tendo o carro JÁ sido transferido?

  161. Cesar disse:

    Pode faser o comunicado de vendo com o ipva atrasado

  162. Cesar martins disse:

    Posso faser o comunicado de venda com o ipva atrasado

  163. bruno disse:

    Eu consigo fazer a transferência do veículo com o CRV assinado vendedor/comprador sem ter que registrar a venda em cartório?

    Pergunto isso pq comprei um carro, o local de vistoria e perto da casa do vendedor e do meu serviço, então o vendedor disse para preenchermos o CRV e passamos direto na vistoria para facilitar para nos 2, é possível isso?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Bruno

      Essa informação pode variar de estado para estado. Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  164. Thiago disse:

    Vendí uma moto pra um amigo meu,e reconheci firma do meu nome em novembro e ele em janeiro ele emprestou a moto pra um amigo dele sem carteira a multa veio em meu nome pra quem transfiro essa multa? Pois a multa esta em meu nome mas o condutor esta em nome do amigo dele.tenho que transferir pra quem?

  165. Waldyr Benits disse:

    Vendi meu carro por meio de um agente que ficou de fazer a comunicação de venda.
    Recebi normalmente o pagamento pelo carro, mas já se passaram 2 meses e ele diz que ainda não fez a comunicação porque o comprador ainda não reconheceu a firma no cartório.
    É possível fazer a comunicação neste caso? Como devo proceder?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Waldyr

      Sim, você pode fazer, mas terá que ter alguns dados e documentos do novo proprietário, além de cópia do CRV assinado.

      Equipe Portal

  166. Maurício Ferreira de Sá disse:

    Eu fiz o comunicado de venda,e o novo dono nao trasferiu a moto e ja nem sei onde esta mais,e os impostos estão atrasados, a dívida ativa gera no meu cpf ou no cpf dele?

  167. Eduardo de Lira disse:

    Boa tarde, vendi o carro e o novo dono não transferiu dentro do prazo, além disso gerou multas em meu nome e está com IPVA atrasado, nesse caso quando eu fizer a alegação de venda, todas a multas e taxas são transferidas para o novo proprietário? É possível fazer a alegação com multas e IPVA atrasados?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Eduardo

      Você deve fazer o comunicado de venda imediatamente. Entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  168. Anderson Quiareli disse:

    Bom dia. Eu fui fazer a comunicação de venda dentro do prazo de 30 dias, mas o Detran-RJ não aceitou, porque o comprador já havia feito a transferência para o nome dele. E agora? E se ele tiver tomado alguma multa no período entre a data da venda e a transferências para o nome dele? O detran não deveria aceitar minha comunicação?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Anderson

      Após feita a transferência, não é necessária a comunicação de venda. No ato da transferência o novo proprietário já apresentou o CRV que tem a informação da data da venda.

      Equipe Portal

  169. Jocelito dias disse:

    Comprei carro não transferi e já foi dado comunicado de venda no detran.so que perdi recibo eu mesmo posso pagar as multa e pedi recibo novo fazer a transferência?

  170. Maria Cristina disse:

    Boa noite
    Vendi um carro em 2015. o recibo de compra e venda autenticado no cartório td certinho mais acho que o infeliz não passou o carro para o nome dele
    Essa semana descobri que meu nome está no Cadin por dívidas desse carro
    Ja que não tenho outro carro
    Qual procedimento tomar
    (Não tenho cópia do recibo de compra e venda. Mais posso pegar a 2 via no cartório)

  171. Lydiane disse:

    Olá! Eu vendi um carro em 2016 para um garageiro, e não foi feito a transferência. E no caso ele vendeu para outro q tomou 3 multas no mês 10/2019 por estar com documentos atrasados, não possuir cnh e uma outra que foi entregue veículo para pessoa q não possui cnh. Entrei em contato com o comprador ( garageiro) que me informou q fez a comunicação da venda, fui verificar no site do Denatran que consta a data da venda do ano de 2016, porém a data da comunicação da venda no mês 12/2019( após a data das multas). A pontuação pode ir pra minha carteira? Obs: Verifiquei no site Detran e as multas consta no nome de outra pessoa. Desde já agradeço a atenção!

    • Mariana Czerwonka disse:

      Lydiane

      Se as multas já estão no nome de outra pessoa, provavelmente não. De qualquer forma, sugiro que entre em contato diretamente com o Detran de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  172. Elkson disse:

    Boa tarde!
    Vendi uma moto em junho de 2015, todo procedimento legal, só que não fiz o comunicado de venda perante o Detran -Ma.
    Tenho comigo a cópia autenticada do Dut assinado e datado.
    Verifiquei que o comprador pegou 03 multas na moto. Essa multas eu teria que pagar para fazer o comunicado de venda ?
    Ou não precisa fazer o pagamento dessas multas para fazer o comunicado?

  173. Elkson disse:

    Não tenho mais o contado do comprador e nem sem mais onde mora.
    Só tenho aqui comigo a cópia autenticada do Dut. Posso ir ao dentes fazer o comunicado de venda mesmo se passando 5 anos após a venda?
    As multas que o comprador pegou no veículo após a venda é de responsabilidade minha ou do comprador.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Elkson

      São do novo proprietário, mas o comunicado de venda deve ser feito junto ao Detran. Entre em contato com o órgão de seu estado, eles te orientarão.

      Equipe Portal

  174. Junior disse:

    Vendi meu carro a uma Revendedora. E eu assinei o dut em branco e entreguei. Mas paguei 80 reais a loja e ela fez a comunicação de venda on-line pelo sistema Comven. Nessa impressão dessa comunicação de venda da loja, saiu o nome do comprador e CPF do comprador. Eu preciso ir no Detran fazer alguma coisa, ou essa comunicação de venda on-line já me isenta de qualquer responsabilidade futura do carro vendido?

  175. Aline disse:

    Boa noite, eu dei início a uma transferência de um veículo, fiz a vistoria e deixei rodo processo na delegacia. Quando voltei após os 5dias úteis que eles me disseram pra buscar o documento me surpreendo com os documentos parados porque não havia sido pago o seguro dpvat deste ano. Retorno pra casa pago a guia, na hora de emitir o comprovante tive problemas com o aplicativo do banco. Pra me enviarem segunda via só após 48h. E aí não prestei a atenção nos 30 dias. Amanhã fará 31 dias da assinatura reconhecida em cartório. Vou pagar multa? Ou pelo fato do processo ter iniciado estaria isenta disso?

  176. Marcio disse:

    Olá tudo bem então..eu transferi o carro fis o comunicado de venda no despachante isso 16/12/2019…eu pucho o Renavan do carro no sat está no nome da pessoa q eu transferi,e aparece q nao foi pago os IPVA 2016 a 2020..e no meu nota Paraná ainda aparece dívida ativa no meu nome por causa desse carro..demora algum tempo pra sair o q devo fazer?

  177. Rogério disse:

    Bom dia
    Para eu poder comunicar venda de um veículo ao Detran , o veículo precisa estar com todos os documentos em dia?
    Vendi um carro e o mesmo está com 2 seguros em atraso.
    Queria saber se mesmo assim consigo comunicar venda.
    Obg

  178. Antônio Vagner Mota Queiroz disse:

    Meu carro e de consórcio,tem como eu vender somente na procuração e e fazer o comunicado de venda jeito mto ao Detran sem que ele esteja quitado?

  179. Daniel Augusto Scardini Pereira disse:

    Comprei 2 motos. Uma saiu com a NF de 10/01 e outra com a data do dia 15/01. Me entregaram os documentos (DUT) assinado apenas no dia 24/01, datados de 23/01. Fui hoje (17/2, ou seja, antes dos 30 dias da data do DUT) ao Detran e fui informado que o que vale é a data da Nota Fiscal, não do DUT. Que terei 2 multas e 10 pontos na carteira. Procede isso?

  180. alberto guilerme disse:

    Realizei a compra de um carro em uma revendedora de Curitiba e o veiculo era de outro estado ainda não tinha sido feita a transferência pela loja não me forneceram o DUT após a compra, e quando fui ao despachante estava com uma multa começou apresentar problemas estava sem step e os itens básicos de sinalizadão em caso de emergencial e só me entregaram o DUT 2 meses após a compra porque o veiculo foi roubado e eles assinaram o DUT as pressas apos o furto para me entregar

  181. Amanda Ribeiro disse:

    Bom dia,
    Estou comprando um carro, no dia 22/01 o vendedor assinou o dut e reconheceu firma em uma cidade, e no dia 03/02 eu assinei o dut, reconheci a firma e dei entrada na comunicação de venda, porém o cartório reteve o dut por 10 dias me entregando apenas no dia 14/02, com a comunicação de venda autenticada direitinho. Essa semana ao comparecer ao detran o responsável pelas transferências estava ausente do dia 12 ao 18/02, retornarei amanhã para continuar os trâmites. Com isso eu tenho que resolver tudo até o dia 22/02 ou baseada na data da comunicação de venda?

  182. Gledson disse:

    Vendi meu carro assinei o recibo o comprador também porém só eu reconheci firma,porém antes dele reconhece a parte dele acabou desistindo da compra agora fiquei com o recibo assina e datado e agora como faço pra ter outro recibo em branco?

  183. Kauê disse:

    Eu comprei um veículo ele estar em dia o licenciamento vence em dezembro de 2020 ,mais o veículo tá em comunicação de venda em meu nome caso eu for parado em uma blitz o veículo pode ser apreendido mesmo estando em dia ?

  184. Kauê disse:

    O veículo não transferido mais estando com o licenciamento em dia pode ser apreendido ?

  185. elivanio de souza nascimento disse:

    eu comprei um carro e foi preenchido o dut de transferência o antigo dono fez o comunicado de venda ,só que não transferi para o meu nome,depois vendi, e ate agora, não foi transferido.O comprador deixou atrasar o doc.e levou uma multa o que devo fazer?me da uma luz.

  186. Lauro Adilson Hannecker disse:

    Gostaria de um auxílio.
    Vendi um carro e não comuniquei a venda. O comprador realizou a transferência após 4 meses com o carro. Consultei no site do detran, e aparece uma multa no sistema, para mim, por “deixar de efetuar registro do veículo em 30 dias, qdo for transferir a propriedade”.
    Isto significa que eu, sendo o vendedor, recebi uma multa?

  187. anderson disse:

    boa tarde, vendi um veiculo, assinei e reconheci o recibo com todos os dados do novo proprietario, mas moramos em estados diferentes, eu em SP e ele em PE, e por esse motivo tive que mandar o doc pra ele só assinar, não informei o detran sobre essa transferencia. o que isso pode me causar se ele não assinar ?

  188. VINICIUS FERNANDES LAURENTINO disse:

    Preenchi o DUT, reconhecemos firma, so que após isso percebi que assinei com a data do Mes passado. Pus fevereiro no lugar de Março.

    A contagem dos 30 dias é apos o reconhecimento de firma ou apos a data que consta escrito?

  189. Maiquel disse:

    Olá, boa tarde! Comprei um carro em SC, foi preenchido e datado o CRV (DUT) dia 02/02 e o proprietário reconheceu a assinatura da venda no dia 10/02, dei entrada no processo de transferência aqui no RS e o Detran me informou que a data da comunicação de venda está incorreta e impede a abertura do processo, aqui no RS é sempre considerado a data de venda constante no selo do tabelião que seria 10/02 e pelo jeito em SC é considerado a data do preenchimento do CRV (DUT) que foi 02/02, nenhum dos Detrans estão disposto a ajudar, já comuniquei os dois e ambos dizem estar certos, estamos num impasse e essa semana vence o prazo dos 30 dias considerando a data do reconhecimento do tabelião! Tem alguma sugestão?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Maiquel

      O padrão utilizado pelos Detrans é a data de preenchimento do DUT, não do reconhecimento da assinatura.

      Equipe Portal

  190. Bruno Leonardo disse:

    Boa tarde! Acabei de me mudar do RS para o RJ e vendi o meu carro. Gostaria de saber se posso fazer a comunicação de venda do veículo aqui mesmo no RJ, pois a placa ainda é do RS?

  191. Luiz Fernando disse:

    Estou vendendo um veículo para outro estado, posso fazer a comunicação de venda apenas com minha assinatura reconhecida e os dados do comprador.

  192. Weslley disse:

    Vendi um carro em 2011, mas não tenho nada que comprove. Não fiz a comunicação de venda. O carro foi quitado no ano de 2018, mas desde 2015 o IPVA do mesmo não é pago, causando do meu nome ir para a dívida ativa.
    O recibo foi preenchido na época com a data da venda, mas não foi enviado ao cartório.
    Se hoje eu fizer junto com o comprador a transferência no cartório com a data antiga, já que está preenchido e assinado, as dívidas de IPVA irão para o comprador? Ou continuarão em meu nome?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Weslley

      Talvez não seja automático, mas se você acionar a justiça com essas provas, consegue que a dívida vá para o real proprietário do veículo.

      Equipe Portal

  193. Valdeir de souza sobrinho disse:

    Apos o vencimento do comunicado de venda,a não transferência o veículo pode ser apreendido?

  194. Robson disse:

    Bom Dia
    Vendi uma moto em 2018 a pessoa não transferiu aqui em Campinas o cartório faz a comunicação vendo dia 11 é eles comunicarão dia 14 então a pessoa ainda não traferiu é já tomou um monte de multas elas iram para quem

  195. Robert disse:

    boa noite eu fiz a venda de uma moto é no dia 28 de Agosto porém só fiz a comunicação de venda no dia 5 de dezembro é o antigo condutor levou uma multa de 5 pontos na carteira minha carteira provisória se eu levar essa multa e o perco a carteira eu não recebi o comunicado da penalidade quando a gente leva multa a gente recebe um comunicado de penalidade né referente a pontuação não recebi isso só recebi o papel da multa em casa não recebi também o papel para o pagamento dessa mesma multa e a minha carteira pode ser cassada né o que eu faço essa multa ela tinha um prazo para recurso até o dia 1 de janeiro passou do dia 1 de janeiro e a pontuação não entrou na minha carteira porém quando eu consultei a placa dessa moto novamente eu vi que o vencimento dessa multa ela foi adiada para o dia 27 de fevereiro quando foi no dia 28 de fevereiro a pontuação caiu na minha carteira como vocês acham que eu devo proceder,

    • Robert disse:

      e a situação é essa essa multa que foi no dia 4 de novembro ela tinha um prazo para recurso até o dia 1 de janeiro passou do prazo e não tinha entrado a pontuação da minha carteira como eu fiz a comunicação da venda dia 5 de dezembro porém o vencimento dessa multa não sei o porquê foi adiado para o dia 27 de fevereiro e no dia 28 de fevereiro aí eu a continuação da minha carteira eu não recebi a comunicação de penalidade né que eu acho que a gente recebe referente a pontuação não recebi papel de pagamento dessa multa só recebi o comunicado da multa né a foto e só como você acha que eu devo proceder para não perder a minha carteira

      • Robert disse:

        e a comunicação de venda foi feita por um despachante que o mesmo ele é um advogado ele disse que vai reunir provas e entrar na justiça que ele disse que eu consigo renovar minha carteira no caso sair da PPD para definitiva porque eles não enviaram a comunicação de penalidade e disse que tinha outras irregularidades e etc etc você acha que realmente ele vai conseguir

  196. JAIRO DOS SANTOS BACELAR disse:

    Bom dia !
    Qual o valor da multa por não informar a venda do veículo após 30 dias?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Jairo

      A infração existente é por não registrar transferência de categoria ou propriedade em 30 dias, é uma infração grave, com multa de R$ 195,23.

      Equipe Portal

  197. Anderson R. Santos disse:

    Tenho um carro vendido há 2 anos, tem a comunicação de venda, mas o novo proprietário não transferiu. Na consulta do DETRAN ainda consta meu nome. Quem será o responsável caso o veiculo se envolva em alguma infração?

  198. Joao Godinho disse:

    Comprei um carro semi novo e preciso comprar a placa nova , porem qual é o prazo limite para compra dessa placa MERCOSUL ,apos ter chegado o docs? Seria 30 dias depois da transferencia ?

  199. Joao Godinho disse:

    Só lembrando o carro é de Mirasol -SP e eu transferi para São Jose do rio preto -SP ,ja chegou o documento esta tudo certo o carro possui a placa refletiva porem já sei que vou ter que comprar essa placa sem necessidade pois a placa atual é novinha mas é lei e qual seria o prazo depois do dia da transferência?

  200. DOUGLAS disse:

    Tenho uma moto que estava com o licenciamento atrasado e com multas, paguei tudo e estou esperando o crlv. No site do Detran consta como “pendente”o documento e ja fazem 15 dias desde a data que o pagamento entrou no sistema. A moto ainda não Está o meu nome e tem um comunicado de venda ativa que esta no meu nome, isso interfere em algo?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Douglas

      Sim, interfere. Para ter o CRLV você terá que transferir para o seu nome.

      Equipe Portal

      • Diego Mota disse:

        Mariana, sou de SP vendi uma moto no dia 13/3/2020 registrado em cartório com reconhecimento de firma meu e do comprador. Foi tirado cópia autenticada do recibo reconhecido assinado pelas duas partes. Tudo certinho. Mas até agora 24/03/2020 não caiu no sistema o comunicado de venda ao Detran, sendo que isso é automatico do Cartório ao Detran essa comunicação de venda.
        Será que não caiu no sistema por conta do problema da pandemia coronavirus, detran fechado 21/03 a 30/04

  201. Robson Alves disse:

    Olá me tire uma dúvida. Vendi ou veículo foi preenchido o recibo e logo em seguida fiz o comunicado de venda porém passou os trinta dias e o comprador nao fez a transferencia passou alguns dias acabou sofrendo um acidente. E agora como fica? Será que o veículo ainda está em meu nome?

  202. Comprei um veículo meu prazo de vistoria desmarcou o prazo de traferecia vencer agora dia 27 de março com este surto de covid 19 o que devo fazer pra não ser penalizado com multas

    • Mariana Czerwonka disse:

      Altamirando

      Os prazos estão suspensos por Deliberação do Contran, sem prejuízo aos proprietários de veículos nessas condições.

      Equipe Portal

  203. THIAGO disse:

    Boa noite equipe portal,

    Fiz troca de carro com uma garagem e ela disse para proceder via procuração, fiz o reconhecimento da procuração em cartório, fiquei com o carro novo pego na garagem com o documento, e o meu ficou na garagem com o documento, porém o CRV do meu carro está comigo em branco, e o do carro novo está com eles, ficaram de me mandar reconhecido para fazer a transferência, assim que chegasse eu mandaria o meu em branco, caso eu fizer o reconhecimento do meu CRV e comunicar venda no Detran a procuração tem algum valor para eles? Vi que estão enrolando para mandar o CRV deles e fiquei com um pé atrás.

    • Mariana Czerwonka disse:

      Thiago

      Para comunicar a venda, você terá que ter os documentos da transferência. Sugiro que converse com a revendedora e tentem um acordo.

      Equipe Portal

  204. Lucas Abner disse:

    Olá tudo bem. Vendi o carro a mais de 30 dias mas ainda não fiz a comunicação de venda e o comprador aind não fez a transferência do veículo.
    Ou seja, eu entreguei o carro, e ele me entregou o dinheiro apenas.
    Eu como vendedor, como devo suceder pra “liberar o meu lado” e me isentar das responsabilidades do veículo tais como multas, ou qualquer outro tipo de acontecimento?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Lucas

      Você deve fazer a comunicação de venda junto ao Detran. Como esses prazos estão suspensos devido ao coronavírus, sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado e peça orientações sobre como realizar essa comunicação.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *