Publicado em 22 de abril, 2019 as 08h15.

Com quantos pontos se perde a CNH?

Por Mariana Czerwonka.

Perder a CNH
A suspensão do direito de dirigir é uma penalidade imposta ao condutor aplicada em certos crimes e infrações ou quando for excedido o número máximo admissível de pontos. Foto: Arquivo Tecnodata.

Essa é uma dúvida muito comum entre os condutores: com quantos pontos eu perco a minha CNH? O Portal do Trânsito te ajuda a entender direito essa penalidade prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

Primeiro é preciso explicar o que é perder a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por excesso de pontos. O termo correto nesse caso não seria perder a CNH, mas ter suspenso o direito de dirigir. A suspensão do direito de dirigir é uma penalidade imposta ao condutor aplicada em certos crimes e infrações ou quando for excedido o número máximo admissível de pontos.

Atualmente, quem atingir 20 pontos ou mais na CNH, no período de 12 meses, terá seu direito de dirigir suspenso por 6 meses a 1 ano, e se reincidir no período de um ano, a suspensão será de 8 meses a 2 anos. No caso de infrações que levam à suspensão direta do direito de dirigir, o prazo será de 2 a 8 meses, e em caso de reincidência, a suspensão será de 8 a 18 meses.

Sempre que tiver seu direito de dirigir suspenso, o condutor terá que entregar a CNH, cumprir o prazo de suspensão e fazer o curso de reciclagem.

Para César Bruns, diretor presidente da Tecnodata Educacional, o Curso de Reciclagem cumpre uma importante missão no resgate da consciência cidadã e do comportamento responsável do condutor.

“Ainda há um longo caminho a ser percorrido na humanização do trânsito brasileiro, afinal, nossos índices de mortes, acidentes e incidentes no trânsito, apesar de terem melhorado nos últimos anos, ainda são muito elevados, quando comparados aos de países mais desenvolvidos. Compreensivelmente, a Reciclagem é vista com antipatia por boa parte dos condutores que a ela são submetidos, mas hoje ela tem uma inegável importância no processo de amadurecimento dos usuários do trânsito”, explica Bruns.

Governo quer mudar esse limite

O Governo Federal já divulgou, através do Ministério da Infraestrutura, que vai enviar à Câmara dos Deputados um Projeto de Lei para aumentar de 20 para 40 pontos o limite de pontos, no período de 12 meses, para suspensão do direito de dirigir.

Para muitos especialistas, essa possibilidade coloca o Brasil na contramão do que os outros países estão fazendo para diminuir a violência no trânsito.

Adriane Picchetto Machado, que é psicóloga especialista em trânsito, diz que o afrouxamento das leis e regulações sobre o trânsito pressupõe uma condição de melhoria, o que não é verdade.

“Alheio ao fato de que tivemos em média 41000 mortos em 2018 em virtude de ‘acidentes’ de trânsito e mais 40000 incapacitados, vem o governo e quer ‘jogar para a plateia’ com esse projeto, que somente busca agradar os anseios populares e estimula a impunidade”, conclui.

12 respostas para “Com quantos pontos se perde a CNH?”

  1. Evaldo Santana Chaves disse:

    Não é ponto na carteira de motorista que vai acabar com os acidentes e sim tiver uma educação melhor

  2. Marcos Paulo disse:

    Bom dia meu nome é Marcos 2012 eu fui parado em uma lei seca em 2015 tive minha CNH bloqueada paguei um advogado pra da entrada no meu processo. Aí nesse período fiquei andando com o meu veículo aí um policial me parou e me multou mais não prendeu minha CNH aí eu fiz a reciclagem é coloquei na minha CNH a categoria D e fiz o curso 168 aí chegou agora o Detran deu cassação na minha CNH de pois desse processo todo q eu fiz

  3. Marcos Paulo disse:

    Eu Marcos Paulo sou a favor dos 40 pontos

  4. Eilson do Amaral disse:

    Na verdade, já tem muitas leis e dirigir, parar e estacionar esta cada vez mais limitado. Eles deveriam gastar menos tempo ensinando a baliza e dedicar mais tem à análise psicológica, com avaliações subjetivas e ñ c gabaritos.

  5. Itamar disse:

    Nem devia existir habilitação isso sim ,só pensam em dinheiro não em educação de trânsito

  6. Itamar disse:

    Bem feito Bolsonaro tá de parabéns

  7. Fernando disse:

    A pontuação só serve pra penalizar os trabalhadores que dirigem todo o dia e o dia todo , quem nao respeita lei tá nem aí pra pontuação. Vai continuar fazendo besteira no trânsito até mesmo sem carteira. Esses “especiarias deviam cassar o que fazer é parar de dá pitaco furado nas coisas que são melhorias pros trabalhadores que dependem dos seis veículos. Vao dar palpites nas buraqueira que estão as nossas ruas e na roubalheira que estão no Brasil. Se tiver um carro novo bandido rouba se tiver um velho e parar de acender uma lâmpada o governo rebocar, seu bando de especialistas desocupados, vão cassar um trabalho pra ver se o Brasil melhora.fernando

  8. Marcio Macedo disse:

    Bom dia fiquei desen pregador em 2015 e vendi um carro o mesmo levou multa na mão do condutor que comprou recorri mas não deu em nada e fiquei com os pontos fui caminhoneiro por 27 anos e nunca levei nem uma multa agora não posso trabalhar tenho que esperar a boa vontade do jari

  9. Almir disse:

    Não serão pontuações negativas a definir condutores bom ou mal, preparados ou despreparados, qualificando educadores melhorando a educação nos CFCs as penalidades farão apenas parte do sistema.

  10. Jorge Ferreira Ribeiro Filho disse:

    Trabalho no ramo de transportes desde 1980, quando consegui me habilitar trabalho e há 30 anos trabalho em uma conceituada empresa de transporte de passageiros. Sei como é a importância e responsabilidade desse tipo de trabalho, o aumento da pontuação só servirá para o crescimento das ocorrências, e maior sensação de impunidade.
    O que o Brasil precisa é de uma politica de trânsito séria feita por pessoas que realmente sabem o verdadeiro valor da vida humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *