Clínicas móveis facilitam acesso aos serviços de saúde
Unidades sobre rodas têm se tornado verdadeiros agentes de transformação, levando atendimento a comunidades remotas.
O uso de unidades móveis na área da saúde é cada vez mais comum no Brasil. A facilidade de deslocamento proporcionada pelos veículos adaptados faz desta modalidade uma alternativa muito vantajosa. Com a capacidade de chegar a comunidades remotas e áreas de difícil acesso, as unidades móveis tornam-se verdadeiros agentes de saúde pública, levando atendimento médico a locais onde as comunidades enfrentam dificuldades para deslocamentos.
Essa praticidade é uma vantagem observada em serviços de saúde como odontologia, oftalmologia, exames laboratoriais, mamografias, oncologia e cardiologia, para citar apenas alguns exemplos. Em vez da população se deslocar em busca de atendimento, os serviços vão até ela, contribuindo para a ampliação do trabalho de prevenção e de diagnóstico precoce.
Além da mobilidade, Diego Teixeira, diretor-executivo da Athos, empresa especializada na produção de unidades móveis, aponta outra vantagem dos atendimentos de saúde sobre rodas: a redução de custos. Segundo ele, como esse tipo de negócio não depende de um ponto fixo, ele está isento de taxas e de impostos municipais que normalmente incidem sobre as clínicas tradicionais, como IPTU, taxa de incêndio e outros. Desta forma, é possível otimizar recursos e direcionar investimentos diretamente para a prestação de serviços de saúde
De todos os tipos e tamanhos
Outra vantagem apontada por Diego são as diversas possibilidades de tamanho dos veículos que é possível equipar para a execução dos trabalhos. As alternativas vão desde veículos pequenos, como uma van, até veículos mais espaçosos, como carreta ou contêiner.
“O tipo de veículo que pode ser usado depende do projeto e do tamanho do investimento que o empreendedor tem disponível. É possível construir uma unidade de saúde ocupacional em trailer, vans, micro-ônibus, ônibus, carreta e contêiner”, afirma.
Realizando exames preventivos, vacinação e campanhas educativas, as unidades móveis, segundo Diego, contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, o atendimento sobre rodas pode ser uma solução eficaz para aliviar as filas em hospitais e postos de saúde. Assim, proporcionando um serviço mais rápido e eficiente.
Projetos concluídos
A Athos tem se destacado na construção de unidades móveis voltadas para o setor de saúde. Recentemente, a empresa entregou para a Faculdade de Medicina de Jaú (Unoeste) um ônibus completamente modificado e adaptado para atendimento médico. Equipado com três consultórios, sendo um deles ginecológico, a unidade oferece espaço para três atendimentos simultâneos.
Além dessa unidade, a Athos equipou também um semirreboque, veículo com cerca de 15 metros de comprimento, com salas para mamografia, ultrassonografia e atendimento médico. A clínica móvel tem capacidade para realizar mais de 1.500 exames por mês. Outros três veículos voltados para atendimentos de saúde estão em produção na empresa e devem ser entregues em breve.
Apresentações em feiras internacionais
No início deste ano, a empresa participou do 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), considerado um dos mais importantes do mundo no setor. Durante o evento, a Athos apresentou uma van equipada com consultório odontológico completo, inclusive com raio X, e alimentado por sistema de energia limpa (fotovoltaica).
Em 2023, a empresa esteve presente em duas feiras internacionais, realizadas também em São Paulo. Lá apresentou uma carreta equipada com tomógrafo de última geração e com configuração interna projetada para oferecer todo o suporte necessário para a realização dos serviços médicos.
Em setembro, a Athos enviou para o Piauí uma clínica móvel de oftalmologia. Ela é projetada para realizar até quatro cirurgias simultâneas e com capacidade para acomodar e atender até 12 pacientes por vez dentro da unidade. O primeiro consultório oftalmológico móvel do Maranhão também foi produzido pela Athos.