24 de dezembro de 2024

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24 de dezembro de 2024

Ciclistas publicam manifesto pedindo redução dos limites de velocidade em vias urbanas


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/09/2022 às 16h30 Atualizado 08/11/2022 às 21h03
Ouvir: 00:00

Conforme a UCB, a redução dos limites de velocidade torna os perímetros urbanos compatíveis com a vida humana, contribuindo com a redução no número de mortos e feridos em sinistros de trânsito no Brasil.

A UCB – União de Ciclistas do Brasil publicou ontem (14/09) um manifesto, junto com outras organizações, pedindo a redução e readequação dos limites de velocidade nas cidades brasileiras, através de proposta de alteração do artigo 61 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – que atualmente determina velocidades de até 80km/h em áreas urbanas. De acordo com o documento, essa medida tornará os perímetros urbanos compatíveis com a vida humana, contribuindo com a redução no número de mortos e feridos em sinistros de trânsito no Brasil.

Ainda conforme o manifesto, a alta velocidade é diretamente responsável pela causa e agravamento das colisões.

“Quanto maior a velocidade do automóvel, maiores são o tempo e a distância necessária para que o veículo pare. Além disso, maior é a gravidade das lesões das pessoas envolvidas. Assim como, o campo de visão periférica do motorista é reduzido, ou seja, aumenta a dificuldade de observar o entorno”, afirma a UCB.

Além desses fatores, a velocidade e o volume de tráfego atuam como barreiras que impedem ou dificultam significativamente os deslocamentos locais a pé ou de bicicleta. Assim como, o acesso a bens e serviços, o que compromete o bem-estar da população, cerceando seu direito de ir e vir. “Velocidades mais baixas significam menos emissões de carbono e poluição do ar e sonora. A redução dos limites de velocidade pode ter impacto direto e positivo na fluidez viária”, descreve o documento.

Para a UCB, é fundamental esclarecer que as boas práticas de um trânsito seguro estabelece que deve-se definir os limites de velocidade pelo contexto e não pelo tipo de via. “Ou seja, espaços viários em áreas de alta densidade populacional, com alto tráfego de pedestres e ciclistas devem ter velocidade máxima de até 30km/h. Deve-se aplicar as velocidades mais baixas em toda a área. E, também, em locais específicos onde há alto tráfego de pedestres e ciclistas. Tanto em vias urbanas, quanto em vias interurbanas onde não há segregação adequada”, esclarece a entidade.


Leia também:

Por que as ruas têm velocidades diferentes? 

Readequação e alteração dos limites de velocidade

Segundo o documento, a proposta de alteração que será apresentada ao Congresso Nacional, pretende definir novos limites das velocidades para vias urbanas. Nesse sentido, propõe readequar as velocidades de 80km/h para 60km/h e de 60km/h para 50 km/h em vias nas quais as características técnicas e de uso da via permitam estas velocidades.

Também revoga o parágrafo 2º que determina, que a autoridade local de trânsito pode determinar velocidades maiores que as do CTB. Dessa forma, os órgãos de trânsito locais poderão determinar apenas velocidades menores do que as estabelecidas por tipo de via pelo CTB.

“Acreditamos que a redução dos limites de velocidade potencializa a reocupação do espaço público. Além disso, a democratização do acesso à cidade, preservando vidas e humanizando cada vez mais as cidades brasileiras”, finaliza a UCB.

Leia aqui, o manifesto sobre a redução dos limites de velocidade na íntegra.

 

 

 

12 comentários

  • IN Trânsito Reduzir o limite de velocidade piora os congestionamentos? Veja a resposta!
    06/12/2022 às 11:57

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

  • Despachante Novo Mundo » Reduzir o limite de velocidade piora os congestionamentos? Veja a resposta!
    06/12/2022 às 17:38

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

  • Romeu Despachante » Reduzir o limite de velocidade piora os congestionamentos? Veja a resposta!
    06/12/2022 às 20:00

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

  • Gordo Despachante » Reduzir o limite de velocidade piora os congestionamentos? Veja a resposta!
    06/12/2022 às 20:01

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

  • Perfil Despachante » Reduzir o limite de velocidade piora os congestionamentos? Veja a resposta!
    06/12/2022 às 20:01

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

  • Cacique – Auto Escola e Despachante » Reduzir o limite de velocidade piora os congestionamentos? Veja a resposta!
    06/12/2022 às 20:02

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

  • Jura Despachante » Reduzir o limite de velocidade piora os congestionamentos? Veja a resposta!
    06/12/2022 às 20:02

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

  • Despachante Tozzi » Reduzir o limite de velocidade piora os congestionamentos? Veja a resposta!
    06/12/2022 às 20:09

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

  • JM Despachante
    06/12/2022 às 20:20

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

  • Despachante Flash
    06/12/2022 às 20:36

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

  • Despachante Cometa
    06/12/2022 às 21:18

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

  • Despachante Machado
    06/12/2022 às 21:59

    […] maior a velocidade, menos o motorista tem tempo para parar e evitar o acidente. Esta conclusão é unânime entre os estudos técnicos, simulados e avaliação de acidentes reais […]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *