Instrutores de trânsito participam de treinamento após morte em exame prático

O treinamento visa repassar conhecimentos, desenvolver e aprimorar a aplicação das técnicas de Direção Defensiva e de risco.


Por Mariana Czerwonka
Treinamento para instrutores de trânsito
Instrutores de trânsito participam de treinamento para qualificação em Goiás. Foto: SINDITEGO

O Sindicato dos Instrutores de Autoescola do Estado de Goiás (SINDITEGO), iniciou, na semana passada, um treinamento em aperfeiçoamento de técnicas didáticas e prática de direção de risco, voltado ao desenvolvimento de habilidades dos profissionais instrutores da região metropolitana de Goiânia, em Goiás.

De acordo com Paulo César Gomes de Castro, presidente do Sindicato, o treinamento visa repassar conhecimentos, desenvolver e aprimorar a aplicação das técnicas de Direção Defensiva e de risco, para o ensino de alunos iniciantes e também veteranos.

“Após o acidente ocorrido em banca de exame do Detran-GO na cidade de Alexânia-GO, tivemos a iniciativa de promover esse mini curso voltado à categoria B, para que não venha o ocorrer conosco instrutores esse infortúnio ocorrido com examinador e a candidata a CNH que veio a falecer. A tragédia ocorreu devido a perda de controle do veículo, durante a realização da prova”, explica Castro.

O presidente do Sindicato afirma também que nunca foi oferecido nenhum treinamento aos profissionais do estado, desde que ele se formou. “Sou instrutor há 20 anos e isso ocorre em vários estados. É preciso qualificar melhor o instrutor”, suplica.

A ideia, de acordo com o SINDITEGO, é apresentar o curso ao Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran/GO). Conforme o presidente, a intenção é que o órgão avalie e expanda o projeto para as demais cidades do estado.

“Sugerimos também que os examinadores das bancas também passem por treinamentos parecidos”, aponta Castro.

Sinistro em Alexandra

Um acidente que ocorreu durante o exame prático de direção do Detran, em Goiás, chamou a atenção de todo Brasil em agosto deste ano. Uma mulher de 49 anos morreu após atropelamento causado por uma aluna que finalizava o exame prático do Detran. Além dela, outros dois candidatos que aguardavam para fazer a prova também ficaram feridos.

Sair da versão mobile