Detran muda local de prova prática para exames dos dias 6 e 7 de março
Conforme o órgão, a mudança de local é necessária para a realização de melhorias na pista de prova prática da sede do Detran, em Maceió.

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) informa aos candidatos que estão com os exames práticos de direção agendados para Maceió, nos dias 6 e 7 de março, no prédio-sede do órgão, que o local das provas será mudado para o Departamento de Estradas e Rodagens de Alagoas (DER/AL), localizado na Avenida Deputado Serzedelo de Barros Correia, na BR-316, Tabuleiro do Martins, ao lado do Batalhão de Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.
Conforme o órgão, a mudança de local é necessária para a realização de melhorias na pista de prova prática da sede do Detran.
“Essas alterações trarão ainda mais conforto e qualidade para os usuários que estão buscando conquistar a Carteira Nacional de Habilitação”, diz o Detran/AL.
O local provisório segue todos os parâmetros de segurança e o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Exame prático
O exame prático de direção é a última etapa para obtenção da primeira habilitação. De acordo com Celso Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito & Mobilidade, a avaliação é vista por muitos como a mais temida mesmo nos candidatos mais bem preparados.
“Isso porque, na maioria das vezes, o nervosismo, aliado a presença de outros candidatos e do examinador, contribuem para intimidar o aluno. O fato é que o exame prático, assim como qualquer outra prova, consiste na avaliação de erros e acertos”, explica.
Para ajudar nesse momento tão importante, o especialista separou algumas dicas essenciais:
- Tente controlar o nervosismo. É fato que as pernas trêmulas, o suor nas mãos não depende de você, mas procure manter a calma, respire tranquilamente, hidrate-se.
- Tire todas as dúvidas com seu instrutor antes do exame.
- Alimente-se corretamente e durma bem. Nada de ficar com fome por conta do nervosismo, nem comer demais para passar mal na hora do exame. Além disso, durma o suficiente para não ficar sonolento no outro dia.
- Procure fazer uma aula o mais próximo possível do dia e/ou horário do exame.
- Nunca se compare a ninguém: é comum ouvirmos de colegas frases do tipo: “passei de primeira”, “reprovei três vezes”, “quase todo mundo reprova”, entre outras declarações que podem comprometer o seu resultado. Cada um tem um desempenho diferente, por isso se concentre na prova e não na experiência de outros.
- Não se esqueça que a avaliação, assim como toda prova é certo ou errado, ou seja, prepara-se para fazer um roteiro do “certo”, como colocar o cinto, ajustar os retrovisores e o banco, sinalizar manobras, etc., assim é mais difícil errar.