Todo cidadão que quer dirigir e pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) precisa passar pelo processo de habilitação que está previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e regulamentado pela Res.789/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Uma das etapas desse processo é o curso teórico para formação de condutores. Após as aulas do curso teórico, o candidato deve passar por exame escrito, sobre a integralidade do conteúdo programático. E, para isso, o Portal do Trânsito, traz dicas e orientações do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) para o candidato evitar erros e passar sem dificuldades na prova teórica.
Lembrando que as dicas valem para qualquer Detran do país.
De acordo com o órgão, a primeira orientação é que o candidato deve ter muita atenção ao ler os enunciados das questões da prova teórica.
Veja outras dicas do Detran/TO que podem ajudar a obter aprovação na prova teórica.
1. Estudar
Primeiramente, segundo o Detran/TO, para ter um bom desempenho no exame teórico é necessário estudar. Pegue o material didático e leia os conteúdos técnico-teóricos, buscando compreender todos os assuntos relacionados ao trânsito.
2. Fazer simulados
O Detran/TO diz ainda, que além da leitura de materiais didáticos, é de extrema relevância que o aluno teste os conhecimentos do que foi lido por meio de questões.
“Pratique o que você leu resolvendo exercícios relacionados ao conteúdo cobrado na prova. Se possível, veja os comentários, o que mais você tem errado, e estude novamente aquele assunto para não ter risco de errar no exame”, afirma o órgão.
3. Ser pontual e guardar o celular
Ao ir fazer a prova, a orientação do Detran é que o aluno tente chegar ao menos 15 minutos antes, portando o documento de identidade. “Leve também uma caneta cor preta ou azul. Desligue o celular ou ponha no modo silencioso e guarde-o até a finalização da prova. O aluno que for pego fazendo o uso do celular durante o exame, terá a prova recolhida e só poderá fazer o exame novamente mediante o pagamento de nova taxa”, explica o Detran/TO.
4. Ler atentamente
Ao iniciar as questões, o candidato deve ler atentamente o enunciado. Algumas perguntas, em um primeiro momento, podem dar a entender que a alternativa correta é uma, mas algum detalhe menos evidente pode mudar o sentido da questão, alterando sua resposta. Por isso, a orientação do órgão, é que o condutor não tenha pressa ao assinalar uma alternativa.
5. Otimizar o tempo
O Detran/TO diz ainda, que se o candidato estiver levando muito tempo para resolver uma questão, o melhor é seguir para a próxima.
“O futuro condutor deve resolver as que tiver mais facilidade e assim poder utilizar melhor o tempo disponível para fazer o exame”, aconselha.
6. Revisar as respostas
Ao finalizar a prova, o órgão orienta que o aluno revise novamente as questões e suas respostas.
A prova teórica
A prova teórica, de acordo com a Resolução 789/20, pode ser convencional ou eletrônica e ter, no mínimo, trinta questões, incluindo todo o conteúdo programático, proporcional à carga horária de cada disciplina. Para aprovação no exame, o candidato deverá obter aproveitamento de, no mínimo, setenta por cento de acertos nas questões. Ou seja, se a prova tem 30 questões, o candidato deve acertar pelo menos 21 questões para ser aprovado.