Curso gratuito para reprovados na prova da CNH pode inspirar outros Detrans
O curso gratuito oferecido pelo Detran-DF é um exemplo claro de como a formação de condutores pode ir além da reprovação.

Uma iniciativa do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem chamado atenção por seu caráter educativo e inclusivo: candidatos que não passaram pela prova teórica da CNH pela segunda vez podem se inscrever gratuitamente em um curso de revisão, oferecido pela Escola Pública de Trânsito (EPT). A proposta, além de reforçar o conhecimento dos futuros condutores, tem potencial para se tornar referência e ser replicada por outros Detrans no Brasil.
O curso “Revisão para Obtenção de CNH” acontecerá nos dias 12 e 13 de abril, com aulas na unidade da EPT localizada na 706/906 Sul. No sábado (12), os encontros ocorrem das 8h15 às 17h, com intervalo para almoço, e no domingo (13), das 8h15 às 11h45.
Mais do que revisar: preparar com qualidade
A capacitação se destina a quem enfrenta dificuldades para passar na prova teórica e precisa de reforço nos conteúdos. As aulas abordam legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, cidadania e noções básicas sobre o funcionamento do veículo, além de trazer simulados, exercícios práticos e orientações sobre como preencher a documentação durante a prova.
De acordo com Ellen Souza, chefe do Núcleo de Formação e Cursos de Trânsito, o curso utiliza uma metodologia ativa de aprendizagem. Ela simula situações reais do trânsito e promove maior engajamento dos participantes.
“A ideia é revisar o conteúdo com explicação teórica, tira-dúvidas e atividades práticas para aumentar as chances de aprovação e formar motoristas mais conscientes e preparados”, afirma.
Como participar
Mensalmente, há a disponibilidade de 20 vagas, e as inscrições são gratuitas. Para se candidatar, o interessado deve comparecer presencialmente à EPT, em dias úteis, das 8h às 17h30, com a Carteira de Identidade em mãos. O atendimento ocorre apenas com agendamento prévio pelo Portal de Serviços do Detran-DF.
Um caminho que outros estados podem seguir
O curso gratuito de revisão de prova da CNH oferecido pelo Detran-DF é um exemplo claro de como a formação de condutores pode ir além da reprovação e investir na capacitação contínua, humanizada e acessível. Seria possível a adoção do modelo, que alia reforço pedagógico e acolhimento, por outros Detrans e até por Centros de Formação de Condutores (CFCs). Assim, como uma estratégia para melhorar o desempenho dos candidatos e contribuir para um trânsito mais seguro em todo o país.
Com informações da Agência Brasília