Custos envolvidos no processo de habilitação e manutenção do veículo adiam sonho da CNH para jovens
Ao completar 18 anos, muitos jovens já sonham em tirar a carteira de motorista. Porém, como muitos ainda não trabalham, acabam esbarrando com o problema dos custos necessários para tirar a CNH.
É verdade que os custos associados à obtenção da carteira de motorista podem ser um obstáculo para muitos jovens que desejam obter sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Os custos envolvidos no processo de formação de condutores, incluindo taxas de aulas teóricas e práticas, exames médicos, taxas de exames práticos, entre outros, podem tornar o processo financeiramente desafiador para algumas pessoas, especialmente os jovens.
Afinal, esse público está iniciando um curso universitário. Portanto, focando seus investimentos em outros nichos, que também são importantes.
Quanto custa tirar a carteira de motorista?
Ao completar 18 anos, idade que já é permitido dirigir no Brasil, muitos jovens sonham com a liberdade de ter o seu próprio carro. Claro, que o primeiro passo é tirar a CNH, que em 2024 ficou ainda mais cara.
Inclusive, de acordo com o levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), o número de jovens entre 18 e 30 anos que se interessam por tirar CNH caiu 10,5% no estado. Segundo uma matéria do G1, um dos principais motivos, é o fator econômico.
O custo para tirar a carteira de motorista (CNH – Carteira Nacional de Habilitação) pode variar significativamente dependendo do país, estado ou cidade, e do tipo de habilitação que está sendo obtida. Para termos uma ideia, em São Paulo, segundo informações do site Aprova Detran, o gasto, em média, chega a R$3.0000,00.
Veja as grandes influências deste alto custo para tirar a CNH:
1 – Taxas do governo
Muitas vezes, há taxas cobradas pelos órgãos governamentais responsáveis pela emissão das carteiras de motorista. Essas taxas podem variar dependendo do país e da região.
2 – Aulas de direção
No Brasil, é necessário fazer aulas de direção com instrutores credenciados antes de poder fazer o exame prático de direção. O custo dessas aulas pode variar dependendo do número de aulas necessárias e das taxas cobradas pela escola de condução.
3 – Exames médicos e psicológicos
Passar por exames médicos e psicológicos antes de poder obter a carteira de motorista é obrigatório. O custo desses exames pode variar dependendo da cidade. Esta parte é feita antes de começar o CFC (Centros de formação de condutores).
4 – Curso teórico
E por falar em CFC (Centros de Formação de Condutores), ele também tem custo e, por isso, deve ser considerado no valor quando desejamos tirar a carteira de motorista.
Outros custos para quem é o jovem que deseja ter um veículo
Além dos custos com a CNH, os jovens precisam se atentar a outras demandas financeiras que o veículo pode exigir. Afinal de contas, um carro tem um custo mensal que, muitas vezes, acabamos não colocando no papel. Por isso, separamos alguns para você se programar. Anote aí!
1 – Seguro auto
Não dá para nadar com o veículo sem proteção, não é mesmo? Afinal, a cada dia os roubos aumentam, principalmente, nas grandes cidades. Por isso, é preciso se considerar o seguro auto.
Porém, é um custo significativo para os jovens condutores, pois costuma ser mais caro para esse grupo demográfico devido ao maior risco percebido pelas seguradoras. O valor da cotação de seguro automóveis online pode variar dependendo de fatores como idade, sexo, localização, histórico de condução e tipo de veículo.
2 – Reparos e manutenção
Mesmo não sendo um gasto fixo. Também deve se considerar os custos de manutenção e reparos de um veículo. Isso inclui despesas regulares, como troca de óleo, filtros, pneus, além de eventuais reparos mecânicos e substituição de peças desgastadas.
3 – Combustível
Este é um ponto sensível, afinal de contas, o combustível também tem sofrido bastante variação. O custo do combustível é uma despesa recorrente para quem possui um carro. O valor gasto com combustível depende da distância percorrida, do consumo do veículo e do preço do combustível na região.
Por isso, você deve considerar o trajeto feito diariamente para ver se, realmente, você precisa de um carro. Se a faculdade que você faz é no estilo EaD, por exemplo, que tal começar a pensar no veículo depois que se formar? Quando temos um veículo, depois do seguro, o combustível é um dos principais gastos.
4 – Impostos e taxas do veículo
Além do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), os proprietários de veículos podem ter que pagar outras taxas, como licenciamento anual e taxa de renovação da carteira de motorista. Além das multas, caso você tome alguma.
Sobre a multa, é importante lembrar que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), existem algumas regras que não podem ser infringidas quando você está no quesito de Permissão para Dirigir (PPD).
Considerando todos esses custos, ter um carro pode ser uma despesa significativa para os jovens, e é importante que você esteja financeiramente preparado para arcar com esses gastos antes de tomar a decisão de comprar um veículo.
Além disso, é fundamental planejar o orçamento cuidadosamente e considerar todas as despesas associadas à posse e operação de um veículo, seja um carro ou uma motocicleta.
Como os jovens podem conseguir tirar a CNH sem comprometer a renda familiar
Tirar a carteira de motorista é o sonho de muitos jovens, mas nem todos estão perto de realizá-lo antes dos 25 anos. Afinal, como já mencionamos, ao completar 18 anos, o jovem, bem como sua família, passa a investir em um curso universitário, o que acaba comprometendo boa parte da renda familiar.
Para driblar esse problema, existem muitas coisas que os jovens podem fazer e conseguir ter uma renda extra, sem comprometer seus estudos. Afinal, na era da tecnologia, é possível investir em diferentes nichos e trabalhar em horários flexíveis, inclusive, abrir seu próprio negócio online. Entre as possibilidades:
- Revender produtos de beleza abrindo uma franquia de cosméticos;
- Passear com pets;
- Babá de pets;
- Responder pesquisas on-line;
- Ser assistente virtual;
- Programas de afiliados;
- E outros.
Saiba o que é necessário para tirar carteira de motorista
Para tirar a carteira de motorista, também conhecida como CNH (Carteira Nacional de Habilitação), é necessário seguir alguns passos e atender a certos requisitos. Além da idade mínima que falamos, separamos outros pontos importantes. Saiba mais!
1 – Exames médicos e psicológicos
Antes de iniciar o processo de habilitação, o candidato deve passar por exames médicos e psicológicos em clínicas credenciadas pelo Detran. Esses exames são necessários para verificar se o candidato está apto a dirigir.
2 – Aulas teóricas
As aulas teóricas são feitas em Centros de Formação de Condutores (CFCs). Durante as aulas, abordam-se temas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, dentre outros.
3 – Prova teórica
Após completar o número de aulas teóricas exigidas, o candidato deve realizar uma prova teórica no Detran ou em um local designado pelo órgão responsável da cidade onde mora. A prova geralmente consiste em questões de múltipla escolha sobre os temas abordados nas aulas teóricas.
4 – Aulas práticas e prova final
Se você for aprovado na prova teórica, é a hora de realizar as aulas práticas de direção, que são ministradas pela autoescola. O número de aulas práticas pode variar de acordo com o desempenho do candidato e as exigências do Detran.
Depois de cumprir todas as horas necessárias, chegou a vez de fazer a prova prática. Se o condutor passar, receberá a CNH.
Gostou do texto? Queremos saber se você vai tirar a CNH assim que completar os 18 anos? Escreva nos comentários.