Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

CESVI BRASIL comenta como é possível evitar gastos com manutenções fora de época


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/07/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00
ManutençãoDicas que podem ser colocadas em prática a partir de hoje.

Ações simples ao volante adotadas por motoristas podem ajudar a preservar e prolongar a vida útil de certos componentes do automóvel, como os freios, a suspensão ou própria estrutura do carro e de quebra até economizar combustível. E para ajudar os condutores a pouparem dinheiro com manutenções fora de época, o coordenador técnico do CESVI BRASIL, Alessandro Rubio, dá dicas que podem ser colocadas em prática a partir de hoje, na volta pra casa.

Segundo o especialista, usar o freio motor do carro é uma ação que pode ser adotada no dia a dia, durante o trânsito, e não somente em viagens mais longas com o carro. “Utilizar a força do motor para frear o automóvel é simples e auxilia na preservação do sistema de freios. É bem simples. Basta que o motorista, ao diminuir cada marcha com o carro em movimento, tire o pé do pedal da embreagem enquanto freia o veículo. O combustível, gasolina ou álcool, também é poupado, pois em veículos com injeção eletrônica, por exemplo, o sistema identifica que o motor não necessita de combustível e para de injetá-lo”, comenta.

Dirigir por muito tempo na chamada ‘banguela’ ou em ponto morto é prejudicial para o sistema de freios e diminui a vida útil dos itens. “Na estrada, muitos motoristas descem a serra com seus veículos em ponto morto. O fato é que os freios, por conta disso, acabam sendo acionados com mais frequência e ficam quentes. Sem tempo para esfriar, eles perdem eficiência. A situação piora para os carros com injeção eletrônica, que gastam mais combustível se não estiverem engatados”, complementa Rubio.

Para os donos de carros rebaixados, o especialista comenta que passar de lado em lombadas não é a melhor alternativa para preservação da carroceria e da suspensão. “Muitos proprietários passam de lado para evitar que seus carros raspem o assoalho. No entanto, a carroceria acaba sendo torcida durante a manobra, o que pode trazer prejuízos para a estrutura do veículo. E, claro, para o bolso. É preferível sempre passar pela lombada com o veículo de frente”, afirma.

A última recomendação é para os donos de carros automáticos. Segundo Alessandro, “caso o motorista opte por reduzir a marcha manualmente e utilizar o freio motor, é importante que a rotação do motor seja respeitada antes da redução das marchas, para que não fique na faixa vermelha”, finaliza.

Para mais informações sobre o CESVI BRASIL, basta acessar o site www.cesvibrasil.com.br.

om informações da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *