Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Cerca de 45% não entregam a carteira de habilitação no PR


Por Mariana Czerwonka Publicado 19/07/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Entrega de CNHDe janeiro a maio deste ano, 53,7 mil motoristas atingiram mais de 20 pontos na carteira e só 29 mil fizeram a reciclagem

De janeiro a maio de 2014, foram expedidas 53.750 notificações de suspensões da carteira de habilitação no Paraná. Deste total, pouco mais de 29 mil pessoas entregaram a habilitação, como prevê a lei. Ou seja, cerca de 45% não entregam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e podem estar dirigindo irregularmente.

“Se for pega dirigindo com a CNH suspensa, a pessoa é autuada, tem a carteira cassada por dois anos e deve se submeter à reabilitação, refazendo os exames práticos e teóricos de direção. Além disso, responderá judicialmente por crime de trânsito, com pena de detenção de seis meses a um ano”, lembra o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Marcos Traad.

A suspensão do direito de dirigir é prevista pelo Código Brasileiro de Trânsito para todo condutor que comete infrações de trânsito — de forma direta ou com a soma de 20 pontos na carteira de habilitação. Ao ser notificado da suspensão, o motorista tem 30 dias para se apresentar ao Detran e entregar sua habilitação. O condutor fica proibido de dirigir até cumprir o prazo determinado e participar das aulas de reciclagem.

O processo de reciclagem tem duração de 30 horas/aula e aborda temas relacionados à direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito e relacionamento interpessoal. Desde 2012 as aulas podem ser feitas no Detran ou nos CFCs.

Desde 2012, mais de 34 mil pessoas fizeram as aulas de reciclagem nos CFCs credenciadas pelo Detran a realizar os Cursos de Reciclagem para Motoristas Infratores.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *