Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Carli Filho se apresenta para cumprir a pena em Guarapuava


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/05/2019 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto: Divulgação.Foto: Divulgação.

O ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho se entregou na Vara de Execuções Penais de Guarapuava, no interior do Paraná, no início da tarde desta terça-feira (28) para cumprir pena.

O ex-deputado deve ficar na Vara de Execuções Penais até definição pelo juiz de como ele vai cumprir o regime semiaberto, segundo a determinação da Justiça. No regime semiaberto, há a possibilidade do detento trabalhar fora durante o dia e voltar para unidade somente para dormir.

A Justiça do Paraná havia concedido na segunda-feira (27) uma liminar ao ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, que foi condenado a sete anos, quatro meses e 20 dias de prisão, dando prazo de até 24h para ele se apresentar, permanecendo preso até a implantação do regime semiaberto.

Conforme a decisão, do desembargador Clayton Camargo, da 2ª Vara do Tribunal do Juri, a Lei de Execuções Penais estabelece direitos ao preso como o de visita do cônjuge, da companheira, de parentes e amigos em dias determinados e de permanência em local próximo ao seu meio social e familiar. Por esse motivo, a liminar indica Guarapuava como local onde o ex-deputado deve permanecer custodiado até o início do cumprimento da pena.

Carli Filho terá o direito de ficar em cela separada até a implantação do regime semiaberto.
Entenda

Em 2018, Carli Filho foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão, em regime fechado, por duplo homicídio com dolo eventual, pela morte de Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo de Almeida. O político deveria responder pelo crime em liberdade até a sentença em segunda instância. Os advogados de Carli Filho entraram com recurso no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). A apelação foi analisada pelos desembargadores da Primeira Câmara Criminal do TJ-PR em dezembro do ano passado, porém como eles não entraram num consenso sobre a questão, suspenderam o julgamento para retomá-lo em fevereiro deste ano. No novo julgamento, já em fevereiro de 2019, decidiram por reduzir a pena para 7 anos, 4 meses e 20 dias em regime semiaberto.

Na última sexta-feira (24), a Justiça tinha determinado a execução provisória da pena imposta ao ex-deputado imediatamente.

O acidente

Era madrugada do dia 07 de maio de 2009. Gilmar Rafael Yared, 26, e Carlos Murilo de Almeida, 20, voltavam de um shopping e seguiam em um Honda Fit branco. No outro veiculo, Luiz Fernando Ribas Carli Filho, 26, na época deputado estadual, havia saído de um restaurante e estava alcoolizado. Carli Filho estava no Passat SW preto e dirigia com a carteira de habilitação suspensa. Com 24 multas por excesso de velocidade, cinco delas na rua do crime que tem velocidade máxima permitida de 60 km por hora.
O Honda Fit branco freou e entrou devagar na rua quando o Passat preto do deputado que, devido à velocidade e o desnível da rua, decolou. Voando, colidiu com o primeiro carro e veio a capotar. Ao passar sobre o carro branco, decapitou Carlos e Gilmar.

Em 2014, depois de transformar a perda do filho em causa, Christiane Yared foi eleita deputada federal, sendo a candidata mais votada no Paraná. Na política ela tenta transformar a dor em uma luta constante contra  a impunidade.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *