Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

07 de setembro de 2024

Campinas tem maior número de mortes no trânsito em 5 anos e lança campanha

Diante do aumento no número de mortes no trânsito, Campinas lança campanha para combater o excesso de velocidade.


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/11/2022 às 13h30
Ouvir: 00:00
Mortes no trânsito aumentam em Campinas
A cidade de Campinas registrou 120 mortes no trânsito nos primeiros dez meses de 2022. Foto: Emdec/Setransp.

Conforme dados divulgados pelo Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo (Infosiga-SP), a cidade de Campinas registrou 120 mortes no trânsito nos primeiros dez meses de 2022. Este foi o maior número para o período dos últimos cinco anos. Ainda de acordo com os dados, os motociclistas foram as principais vítimas do trânsito da cidade. Eles representaram 43,3% do total de óbitos.

Desde que o monitoramento do Infosiga começou a ser realizado, em 2015, o número de mortes no trânsito entre janeiro e outubro em Campinas só foi maior que o de 2022 nos três primeiros anos.

Campanha contra o excesso de velocidade

Diante dessa situação, a prefeitura de Campinas, através da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), lançou a campanha “#desacelera – A vida já passa muito rápido”. O objetivo é Conscientizar que a mudança de comportamento dos condutores pode prevenir mortes e feridos graves no trânsito, especialmente nos casos em que o excesso de velocidade é o principal fator de risco.

A concepção da campanha envolve a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, através da Vital Strategies, organização internacional de saúde pública. 

O lançamento foi conduzido pelo presidente da Emdec, Vinicius Riverete; e teve a participação do Coordenador Executivo da BIGRS, Diogo Lemos. “Em nome do prefeito Dário Saadi, damos início a essa campanha que convida a sociedade a desacelerar. Assim como, a mudar comportamentos no trânsito, pois a velocidade muitas vezes tira a vida de pessoas que teriam um futuro brilhante. Campinas é privilegiada por contar com a Iniciativa Bloomberg nesta parceria que envolve o desenvolvimento de ações integradas para atingir o objetivo de zerar o número de mortes na cidade”, disse Riverete.  

O Coordenador Executivo da BIGRS, Diogo Lemos, destacou que “o enfrentamento do principal fator de risco para a segurança viária mostra como Campinas está engajada em mudar o paradigma para alcançar uma mobilidade segura e saudável. Salvar vidas no trânsito é o compromisso assumido pelas cidades que fazem parte da Iniciativa Bloomberg e, para isso, é fundamental atuar em diferentes áreas de ação e enfrentar as principais causas”, disse.  

A campanha é composta por ações de comunicação, educação e fiscalização. Ela reforça que a velocidade excessiva é o principal fator de risco para acidentes; e responsável por uma em cada três mortes no trânsito em todo o mundo. E convida a sociedade para respeitar os limites de velocidade e se engajar à cultura de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.  

Velocidade e mortes no trânsito  

Conforme a prefeitura, Campinas faz parte de uma rede global de cidades comprometidas em prevenir mortes e lesões graves no trânsito. Por isso, se uniu aos esforços de mais sete cidades na América Latina para homenagear cada uma das vítimas que perderam a vida no trânsito. São elas: Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Quito e Guaiaquil (Equador), Cali e Bogotá (Colômbia) e Guadalajara (México). Além disso, Campinas também se une aos países Colômbia e Equador, que estão lançando campanhas de conscientização sobre excesso de velocidade. 

De acordo com a OMS, quanto mais rápido um veículo estiver trafegando, maior será o impacto e a gravidade de um acidente de trânsito. Uma redução de até 5% na velocidade média do veículo pode resultar em 30% menos acidentes fatais.  

Comunicação, educação e fiscalização  

Para alertar a população sobre as consequências da alta velocidade no trânsito, a campanha recorrerá a folhetos, faixas, painéis e mobiliários urbanos. Além disso, outdoor, busdoor, spots, vídeos e publicações nas redes sociais da Emdec e da Prefeitura de Campinas. Mensagens da campanha serão projetadas nos relógios digitais da Setec. As inserções dos materiais serão gradativas, os primeiros serão disponibilizados nas redes sociais da Emdec no Instagram, Facebook e Twitter.   

No período de 12 a 21 de dezembro, a Emdec realizará ações educativas em áreas com alta acidentalidade bem como grande volume de travessia de pedestres, em diferentes bairros da cidade. No eixo fiscalização, ações integradas e colaborativas com a Guarda Municipal e Polícia Militar acontecerão ao longo do mês de dezembro.  

Cooperação 

O apoio da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) à cidade de Campinas formalizou-se em 2022. Nesse sentido, aconteceu através de uma parceria com a Prefeitura de Campinas, por meio da Emdec. A BIGRS tem como objetivo, por exemplo, apoiar governos a adotar e implementar políticas e ações de segurança viária para reduzir o número de vítimas fatais e gravemente feridas no trânsito, através de uma equipe de técnicos especializados, além de uma rede internacional de organizações, que dão suporte às ações de gerenciamento de dados, infraestrutura, fiscalização e comunicação. A Iniciativa apoia 26 cidades em 14 países, de 2020 a 2025. Campinas é uma das cidades que faz parte da nova rodada de apoio até 2025. O objetivo é tornar o trânsito da cidade mais seguro.  

Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Campinas

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *