A Global NCAP, Programa de Avaliação de Carros Novos, parceira da Proteste, avaliou a segurança de oito bebês-conforto e oito cadeiras para crianças – duas de 9 a 18 Kg; uma de 0 a 18 Kg e cinco de até 9 a 36 Kg disponíveis no mercado latino americano. Como nenhuma recebeu a classificação top, o fato é preocupante.
Além disso, entre as cadeirinhas de 9 a 36 kg, todas obtiveram resultado de impacto lateral no máximo aceitável. Nos testes de impacto frontal, apenas as marcas Chicco Neptune e Infanti Star conseguiram se classificar como bons. Entre as cadeirinhas de 9 a 18 kg, a Britax Roemer Duo Plus que possui o sistema Isofix superou à sua versão sem o sistema. Uma pena é que essa cadeirinha ainda não pode ser encontrada no mercado brasileiro, mas pelo menos demonstrou a eficiência do sistema isofix. “Pedimos também que seja obrigatória a comercialização de cadeirinhas com o sistema isofix no país”, declarou Sônia.
O uso do dispositivo de retenção infantil é obrigatório no Brasil desde 2010. A Proteste está lançando uma cartilha virtual que está disponível no site (www.proteste.org.br/cartilhas). O objetivo é alertar os pais quanto a importância da instalação e uso correto da cadeirinha.
Saiba mais
Segundo a Proteste, o sistema isofix oferece um método muito mais seguro de unir o sistema de retenção infantil ao carro. Ele facilita o encaixe da cadeirinha ou bebê conforto, ou o top theter, que é um ponto de fixação adicional na parte superior do bebê conforto. A Proteste recomenda o uso de Isofix, seguindo as recomendações da ONU.
Marcas testadas
Crianças até 13 Kg: Bebe Confort Streety Fix; Britax Roemer Baby Safe Plus; Britax Roemer Baby Safe Plus com base; Burigotto Touring; Chicco Keyfit; Galzerano Piccolina, Maxi Cosi Citi SPS; Peg Perego Primo Viaggio tri-fix. Crianças de 9 até 36 Kg: Britax Roemer Duo Plus; Britax Roemer Duo Plus TT; Burigotto Múltipla; Chicco Neptune; Cosco High Back Commuter XP; Gracco Nautilus; Infanti Star; Peg Perego Viaggio 1 Duo Fix.