Atenção, motorista! Avanço de obras na Linha Verde Norte gera desvio no trânsito à Estrada da Ribeira
Para o avanço das obras na Linha Verde Norte (Lote 4.1), no Atuba, o trânsito da BR-476 (sentido Colombo), que dá acesso a Estrada da Ribeira, será desviado para a nova pista à direita (marginal da Estação Atuba) a partir das 10h desta quinta-feira (7/9). A alteração começa na altura do Sam´s Clube, quase em frente à concessionária de caminhões Mercedes, até a Rua Antônio de Cristo.
A mudança acontece para a abertura de novas frentes de obras, como serviços de drenagem, execução da pista central da Linha Verde, canaleta e implantação de meio-fio. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) também estarão lá nestes primeiros dias para orientar o trânsito.
Como será
Com o bloqueio, quem vem da Linha Verde sentido Colombo seguirá pela marginal por um desvio que será sinalizado, à direita da pista.
Já quem vem do bairro Atuba pelas ruas Roaldo Brun/Bernardo Bubniak e deseja ir para a Estrada da Ribeira sentido Colombo terá o acesso garantido e, em seguida, terá como opção seguir para o bairro pela Rua República Guarani ou continuar pela Estrada da Ribeira.
Para o avanço das obras, também será necessária a retirada do semáforo existente na esquina da Rua Pintor Ricardo Krieger.
Todo o trecho bloqueado e os desvios serão sinalizados com barreiras físicas e placas de sinalização que serão instaladas pela empresa responsável pela obra.
Cuidado redobrado
Os motoristas devem reduzir a velocidade e redobrar a atenção ao se aproximar do local. O limite nos trechos com obras é mais baixo, de 40 km por hora, e nos demais trechos da Linha Verde é 70 km por hora.
Linhas de ônibus
Em função de obras na Linha Verde, a linha 222-V. Esperança terá itinerário estendido, a partir das 10h desta quinta-feira (7/9), pelas ruas República Guarani, Luís Alberto Ferreira, Roger Bacon, Allan Kardec, Huxley e Estrada da Ribeira/BR-476, sentido Terminal Boa Vista.
Lote 4.1
As obras do lote 4.1 da Linha Verde Norte estão em andamento ao longo de quase 3 km, na região do Trevo do Atuba, entre as estações Atuba e Solar, desde a altura do Hospital Vita até a concessionária Mercedes /Savana.
São diferentes frentes, com serviços em etapas variadas, mas que concentram em quase toda a extensão obras de drenagem e pavimentação, com parte da extensão em asfalto e outra em concreto.
“As etapas dessa importante obra para a cidade estão avançando e por isso as alterações no trânsito são necessárias, para viabilizar o avanço dos trabalhos”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
As intervenções têm sido realizadas em partes para afetar o mínimo possível o deslocamento das pessoas uma vez que os serviços acontecem com a manutenção do trânsito fluindo na Linha Verde.
Nova trincheira
Um dos principais pontos de obras é o da preparação de pavimentação na nova trincheira que servirá de ligação entre Curitiba e a Região Metropolitana e fará a interseção com a antiga BR-116.
Já no trecho entre o viaduto Alberico Flores Bueno e o Conjunto Solar está sendo feito o alargamento da via, manutenção do asfalto em alguns trechos e implantação de novo pavimento em outros.
Lotes concluídos
Iniciada em setembro do ano passado, a obra está sendo executada pelo consórcio TC-Linha Verde, vencedor da licitação realizada em 2022 e formado pelas empresas Compasa Ltda e TCE Engenharia Ltda. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2024.
A obra está sendo realizada com recursos repassados pela Caixa Econômica Federal. A coordenação e fiscalização dos trabalhos é feita pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Na gestão do prefeito Rafael Greca foram finalizados e colocados em funcionamento os lotes 3.1 da Linha Verde Norte (do Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral até as proximidades do Hospital Vita, numa extensão aproximada de 2,46 km) e o 3.2, numa extensão de 2,8 km que inclui a trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri.
Com as duas entregas, 85% do eixo da Linha Verde que serve ao transporte coletivo foram concluídos. A finalização do lote 4.1 acontecerá até o segundo semestre de 2024.
E quem quer cruzar a estrada da Ribeira? Não pensaram nisso e aí da dizem querer minimizar o impacto no trânsito!!!