A área de escape do km 667,3 da BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, evitou dois acidentes nesta segunda-feira (1). As duas situações aconteceram com 6h de diferença uma da outra e uma delas poderia ter acabado em tragédia, já que envolveu um caminhão-tanque carregado com etanol. Veja vídeos abaixo.
A primeira entrada na área de escape aconteceu por volta das 9h40, quando o motorista de um caminhão-tanque com 12 mil litros de etanol adentrou 55 metros no dispositivo. Segundo informou a Arteris, concessionária que administra o trecho, o condutor percebeu uma falha no sistema de freios.
Como ele já conhecia a área de escape, optou por utilizá-la. O motorista nada sofreu, e um potencial acidente grave foi evitado. Veja o vídeo do momento:
MAIS UM ACIDENTE EVITADO!
Hoje (01) ocorreu mais uma entrada na área de escape do km 667,3, da BR-376/PR, em Guaratuba, sentido SC.
O caminhão com 12 mil litros de etanol adentrou 55m no dispositivo, após o condutor identificar perda de freios. Ninguém se feriu! @ANTT_oficial pic.twitter.com/7TRbpP0261
— Arteris Litoral Sul (@Arteris_ALS) May 1, 2023
A segunda situação aconteceu às 16h. O condutor de uma carreta notou a perda dos freios e, sem pensar duas vezes, por também conhecer a área de escape, rapidamente mudou para a faixa zebrada e adentrou 35 metros na área de escape.
O motorista teve que manter a calma para conseguir passar pelos veículos que trafegavam ao mesmo tempo que ele na rodovia. Apesar do susto, ninguém se feriu. Veja o vídeo:
Confira por outro ângulo a entrada ocorrida na tarde desta segunda (01).
️ No total, foram salvas 373 vidas na área de escape situada no km 667,3 na BR-376/PR, em Guaratuba, sentido Santa Catarina. @ANTT_oficial pic.twitter.com/cmovDJJ6K4
— Arteris Litoral Sul (@Arteris_ALS) May 1, 2023
Área de escape
A área de escape do km 667,3 está localizada na descida da Serra do Mar, na ligação entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Ela foi inaugurada em novembro de 2019, e desde então já foi utilizada 172 vezes, com 373 vidas salvas. O dispositivo salvou 28 vidas de uma única vez na noite de sexta-feira (28), quando o motorista de um ônibus utilizou o recurso de segurança.