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Testes mostram que bicicletas infantis comprometem segurança


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/09/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h03
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Bicicletas infantis são testadasProteste realizou o teste com cinco marcas, apenas uma foi aprovada. As outras quatro apresentaram riscos para as crianças

A falta de segurança das bicicletas infantis agora está comprovada. Dos cinco modelos avaliados pela Proteste, entidade que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros, apenas um não é perigoso, o da Caloi, e, por isso, foi o único aprovado.

Problemas de segurança em rodinhas e freios

Nos protótipos das fabricantes Colli e Track & Bikes, as rodinhas auxiliares – acessórios imprescindíveis para ajudar a manter o equilíbrio – ficaram deformadas durante o teste de fadiga. Isso representa um grande e perigoso risco de queda para a criança ao andar de bicicleta.

Foram detectadas também falhas nos freios – casos do dispositivo dianteiro da marca Tito, que ultrapassa a força máxima de acionamento de frenagem, podendo causar um capotamento, e do traseiro da Track & Bikes, que demora muito até conseguir finalmente parar a bicicleta.

Selim, garfo e correntes trazem riscos à criança  

Outro dos vários e sérios problemas de segurança avistados, que incluíram ainda rachaduras e rupturas no selim e no garfo, foi a falta de proteção das correntes, aumentando o perigo de dedos e cadarços ficarem presos entre esse acessório e as rodas.

Manuais incompletos dificultam montagem

Não bastasse o risco que as bicicletas oferecem à criança, elas ainda são difíceis de montar.

Além da omissão sobre detalhes de ajuste, os manuais não trazem informações básicas e expostas claramente sobre itens de igual importância, como manutenção, conservação e limpeza.

E apenas um deles – o da Tito – traz um dado elementar que deveria constar de todo guia: o peso total admissível na bicicleta.

Recomendações

Segundo o Ministério da Saúde, em 2012, 136 crianças de até 14 anos morreram e 2.427 foram hospitalizadas vítimas de acidentes com bicicletas.

Ao andar de bicicleta, um dos maiores perigos é a lesão na cabeça, que pode levar à morte ou deixar sequelas permanentes. A maneira mais efetiva de reduzir esse tipo de lesão é usar o capacete. Esta única medida de segurança pode reduzir este risco, incluindo a possibilidade de traumatismo craniano, em até 85%. “Não basta utilizar o capacete, ele deve estar bem afivelado, ser certificado pelo Inmetro e ter o tamanho adequado para a criança”, afirma Celso Alves Mariano, diretor do Instituto Prevenir.

Além desses cuidados, existem outros que são muito importantes, de acordo com o especialista. “Para a criança a bicicleta é um brinquedo, e como os pequenos não tem noção ainda dos perigos existentes, eles não devem andar na rua, os pais devem optar por locais seguros, como parques, ciclovias e praças, longe do fluxo de carros e sempre ter a companhia de um responsável”, conclui Mariano.

Resposta Track & Bikes:

A Track & Bikes assegura a qualidade de seus produtos e a segurança dos mesmos.
O produto mencionado na pesquisa,( Bicicleta Dino neon) atende todas as normas de segurança estabelecidas pelo INMETRO.
O próprio certificado de conformidade está afixado ao produto atendendo a todas as exigências da norma NM 301:2002. A avaliação feita pela Proteste segue normas europeias do qual o Brasil não se utiliza.

Ressaltamos que a fabricação dos nossos produtos seguem rigorosamente todas as normas estabelecidas e controladas pelo INMETRO.

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