Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Na Holanda, condutores serão obrigados a abrir a porta com a mão direita


Por Mariana Czerwonka Publicado 02/02/2017 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h30
 Tempo de leitura estimado: 00:00
portaAs autoescolas holandesas estão orientando seus alunos a abrir a porta do carro sempre com a mão do lado oposto. Foto: (bikeyface.com)

Mesmo com mais de 35 mil quilômetros de ciclovia, a Holanda ainda registra acidentes envolvendo carros e bicicletas, e um dos mais comuns está relacionado com o momento em que os condutores ou passageiros de automóveis abrem as portas do lado esquerdo sem verificar a aproximação das bicicletas, provocando, muitas vezes, acidentes sérios com graves consequências, principalmente, para o ciclista.

E qual foi a solução? A partir de agora, as autoescolas holandesas estão orientando seus alunos a abrir a porta do carro sempre com a mão do lado oposto.

Funciona da seguinte forma, para sair do carro, em vez de pegar a maçaneta com a mão esquerda, os futuros motoristas são treinados a usar a mão direita. O simples gesto força o corpo a se virar, ajudando a criar o hábito de olhar para trás ao abrir a porta.

A medida é tão importante que no exame final para tirar a habilitação, o candidato deve fazer o gesto de maneira natural, sem que o examinador precise chamar a atenção para o fato. Caso contrário, o aluno é reprovado.

Informações de Agências Internacionais

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *