Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Hoje é dia de ir de bike para o trabalho!


Por Mariana Czerwonka Publicado 08/05/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Bike no trabalhoAções em várias cidades do país marcarão a campanha nacional De Bike ao Trabalho

Nesta sexta-feira é comemorado mundialmente o Bike To Work Day ou Dia Mundial de Bicicleta ao Trabalho.  A atividade é inspirada num evento anual realizado em vários países para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o trabalho. No Brasil, foi adotado como dia da campanha a segunda sexta-feira do mês de maio. Essa é a terceira edição brasileira.

São mais de 15 cidades e 30 atividades cadastradas e cada cidade opta por uma data diferente, assim como possui uma programação própria.

A ideia é buscar alternativas para os problemas de mobilidade, que, além de melhorar o trânsito, promovem mais qualidade de vida.

No Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as organizações não governamentais Bike Anjo e Escola de Pedal promovem, a partir de hoje (4), palestras com dicas destinadas àqueles que querem ganhar confiança para enfrentar as movimentadas avenidas da cidade.

Em Curitiba, as ações estão sendo promovidas pelo movimento CicloIguaçu na estação de apoio no Largo Baden Powell (Avenida Sete de Setembro, entre as ruas Mariano Torres e Tibagi). Haverá orientações de ciclistas, realizações de pesquisas, estacionamento gratuito de bicicletas e promoções (confira em www.facebook.com/debikeaotrabalho).

Já em Belo Horizonte, material informativo com dicas de como pedalar será distribuído por integrantes do grupo Bike Anjo das 7h às 11h, na esquina das avenidas Bernardo Monteiro e Afonso Pena, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul da capital. No local, também haverá “Bike Blitz”, para breve manutenção nas bicicletas, e um café da manhã para ciclistas.

“Andar de bicicleta faz bem para o trânsito e para a saúde”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Instituto Prevenir. Segundo o especialista é preciso incentivar esse tipo de modal para que cada vez mais as pessoas se acostumem a dividir espaços com a bicicleta e possam conviver harmoniosamente.

Veja a programação em todas as cidades participantes, clique aqui.

História

O evento começou nos Estados Unidos com o nome Bike To Work Day , em 1956, pela organização League of American Bicyclists. No Brasil não há um início oficial, porém em 2013 foi o primeiro ano de ação em âmbito nacional.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *