Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/PR oferece bicicletário para motoristas que tiveram carteira de habilitação suspensa


Por Mariana Czerwonka Publicado 30/03/2017 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h28
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Bicicletário no DetranPara conscientizar os infratores e incentivar novos comportamentos, o Detran oferece, a partir desta quinta-feira (30), um bicicletário na sede do Tarumã, em Curitiba. Foto: Divulgação Detran

Mesmo com a carteira de habilitação suspensa ou cassada, muitos motoristas insistem em dirigir. No primeiro bimestre de 2017, somente na capital do Estado, 252 condutores foram notificados por cometerem tal infração. Para conscientizar os infratores e incentivar novos comportamentos, o Detran oferece, a partir desta quinta-feira (30), um bicicletário na sede do Tarumã, em Curitiba.

“Quando o motorista insiste em dirigir com CNH irregular, além de mostrar desrespeito à legislação, perde a oportunidade de rever alguns comportamentos que podem oferecer riscos para si e para a sociedade. Entendemos que oferecer o bicicletário é uma forma de conscientizar os infratores e ainda despertar o interesse pelo transporte alternativo”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A iniciativa do Detran surgiu como reação à Operação Teimoso, promovida no ano passado pelo Batalhão de Polícia de Trânsito, que flagrou 32 motoristas que estavam dirigindo seus veículos ao saírem do curso de reciclagem, em Curitiba.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir com a CNH ou Permissão para Dirigir suspensa ou cassada é uma infração gravíssima e gera sete pontos na carteira de habilitação. A multa é de R$ 1.467, 35 e ainda prevê apreensão do veículo.

Orientações

O bicicletário estará disponível para uso no bloco E, na sede no Tarumã. Ao todo serão 22 lugares. Para usar o espaço, os interessados farão um breve cadastro com o segurança.

O condutor suspenso ou cassado deve entregar a CNH em uma unidade do Detran, onde será iniciado o processo de reciclagem. Com o pagamento da guia nos bancos credenciados, os módulos poderão ser agendados no site www.detran.pr.gov.br.

No Tarumã, as aulas ocorrem todos os dias. O Detran conta com três salas e os usuários podem optar por fazer o curso durante ou fim de semana. O sistema modular de reciclagem permite o agendamento de aulas de acordo com a residência e disponibilidade do usuário. Os participantes devem chegar com 20 minutos de antecedência para guardar a bicicleta e também fazer a captura digital para a confirmação de presença no curso.

As informações são da Agência Estadual de Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *