Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aprenda a cuidar do seu veículo em qualquer clima ou estação


Por Agência de Conteúdo Publicado 10/08/2019 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Conservação do veículoQuestões que parecem simples, mas que podem fazer toda diferença para o seu automóvel. Foto: Freeimages.com

Sempre quando estamos planejando uma viagem, pensamos primeiramente em aonde ir, o que levar, onde comer, mas acabamos não pensando na conservação de nossos veículos, que é de grande importância. Já se perguntou onde ele vai ficar? Ou se o local é seguro para deixá-lo na rua? Ou, ainda, se as condições locais não podem comprometê-lo? São questões que parecem simples, mas que farão toda diferença para o seu automóvel.

No Brasil, com suas lindas praias e calor quase o ano inteiro, muitas pessoas optam pelas praias para viajar. No entanto, você sabia que a maresia, por exemplo, pode danificar de forma agressiva seu veículo?

É verdade! O resíduo de areia e sal pode romper a coifa do amortecedor, prejudicando o funcionamento da suspensão de seu automóvel.

Ao passar um período longo no litoral, é importante que seu veículo seja guardado de forma segura. Sabe-se que nem todos possuem uma casa de veraneio, mas essa não é uma desculpa para descuidar do seu veículo. Uma das alternativas mais procuradas atualmente é o Airbnb, que possibilita o aluguel de flats, kitnets, chalés, casas e apartamentos, através do contato direto entre o hóspede e o anfitrião.

Esta é uma excelente alternativa para quem preza pela sensação de aconchego e liberdade de uma casa, sem gastar muito. Se você tiver um desconto de hospedagem Airbnb, a experiência pode sair ainda mais barata.

Sem falar na tranquilidade de não precisar se preocupar com possíveis danos ao seu veículo – para isso, sempre se certifique que o local escolhido possui garagem disponível para uso e de preferência coberta.

Mas, caso isso não seja possível e seu veículo fique exposto à maresia em locais externos, o ideal é verificar antes do seu retorno se não há resquícios de água e areia na bateria, no filtro de ar e conectores elétricos, o que pode ocasionar problemas durante o caminho. Lembrando que após o término da viagem é indispensável que você leve seu carro para lavar, já que sal e areia são prejudiciais para a pintura do seu veículo, causando a corrosão na carroceria e demais peças.

Estacionamento

Além disso, é de suma importância também tomar cuidado com o local onde estaciona seu carro. Sabe aquele hábito de parar embaixo de árvores para se proteger do sol? Este é um grande risco, pois galhos podem cair e acabar danificando o veículo, podendo até mesmo causar danos de maior monta. Isso sem falar nos pássaros que costumam repousar sobre as árvores, cuja consequência você já conhece.

Frio

E quem vai para longe do litoral, pode ficar tranquilo? De forma alguma. O zelo pelo veículo deve ser o mesmo em qualquer viagem, afinal, este é um bem de valor (financeiro e até sentimental). Se você for viajar para locais onde ocorrem geadas, chuva de granizo ou muita ventania, coloque uma viagem fechada como prioridade na sua lista. Na dúvida, consulte a previsão do tempo, afinal, o clima de algumas regiões costuma variar bruscamente.

E por falar em frio, você sabia que a neve pode danificar sua pintura e o para-brisa? Sim, pode acontecer, bem como o congelamento da água, fluídos e o tubo de combustível também. Portanto, redobre os cuidados se não quiser ter dores de cabeça.

Quando não houver jeito, proteja o veículo com uma capa automotiva. Ela não evitará que a água e os fluidos congelem, mas certamente protegerá contra danos físicos indesejáveis.

Nunca é demais falar sobre a importância da revisão antes e depois da viagem, para realizar manutenções preventivas, solucionando problemas antes que eles se tornem maiores, causando prejuízos e colocando em risco a sua segurança.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *