Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Senado aprova tramitação rápida para PEC dos agentes de trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/05/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h12
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Agente de trânsitoO Senado aprovou nesta quinta-feira (15) calendário especial de tramitação para a PEC 77/2013, que cria a carreira dos agentes de trânsito no sistema de segurança pública. Com a aprovação do requerimento, assinado por todos os líderes, a PEC poderá ser votada mais rapidamente. O calendário especial permite a dispensa de prazos de tramitação, como as sessões de discussão antes das votações em primeiro e segundo turno.

A aprovação do texto tem sido reivindicada por representantes da categoria em visitas ao Senado. A proposta inclui um parágrafo no artigo 144 da Constituição, que trata da estruturação do sistema de segurança pública. Prevê que a segurança viária compreende educação, engenharia e fiscalização de trânsito, com o objetivo de garantir ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.

Um dos dispositivos acrescentados dá caráter constitucional à competência dos órgãos e agentes de trânsito, estruturados em carreira, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

De autoria do deputado Hugo Motta (PMDB-PB), a proposta recebeu, no Senado, relatório favorável do presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) , senador Vital do Rêgo (PMDB-PB). Ele pediu urgência na votação da PEC, por acreditar que a medida vai contribuir para reduzir o problema do trânsito nas cidades.

Com informações da Agência Senado

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *