Publicado em 07 de agosto, 2014 as 10h29.

Adesivos em carros: o que pode e o que não pode

Por Mariana Czerwonka.

Adesivos no carroDurante o período eleitoral, muitos cidadãos decidem colar adesivos nos carros, seja para mostrar a sua intenção de voto, seja para fazer propaganda de determinados candidatos. O que muitos têm dúvida é se pode ou não pode utilizar adesivos nos carros particulares e em que locais é permitida a colocação.

Segundo a legislação eleitoral e o Código de Trânsito Brasileiro, é permitido o uso de adesivos colocados nos vidros desde que não impeçam a visibilidade do motorista (adesivos do tipo perfurado), limitados no máximo à dimensão até 4m².

A colocação de bandeirolas, flâmulas e dísticos é permitida nos veículos particulares.

É proibido que os veículos, ainda que de propriedade privada, que dependam de concessão ou autorização do poder público (ônibus, táxis, moto-táxi, alternativos, carros de aluguel ou de placa vermelha) utilizem qualquer tipo de propaganda.

Envelopamento

Está proibido o uso de adesivos em toda a extensão da lataria do veículo, o que caracteriza envelopamento, por infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que versa sobre a alteração das características originais do automóvel, sem a respectiva autorização do órgão estadual de trânsito.

27 respostas para “Adesivos em carros: o que pode e o que não pode”

  1. SANDRO ILIO BRUSAMOLIN disse:

    boa tarde ….. fixar estes adesivo perfurados em carros de aplicativos (Uber e 99 Pop) é permitido?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Sandro

      Segundo o Código de Trânsito Brasileiro eles são permitidos, desde que não atrapalhem a visibilidade do motorista, por isso devem ser perfurados. Você deve observar o seguinte:

      – propagandas são proibidas para ônibus coletivos, táxis ou qualquer outro veículo que use placa vermelha;

      – adesivos no vidro devem ser do tipo perfurado e com dimensão máxima de 4 metros quadrados.

      Equipe Portal

  2. Jorge William disse:

    Boa noite eu quero saber se nós podemos colocar adesivo nos carros nossos quando trabalhamos com aplicativo informando que nós recebemos cartões de crédito aceitamos cartões maquininha essas coisas assim no para-brisa dianteiro ou traseiro né adesivos pequenos das Furnas fornecidas pelas operadoras de cartões de crédito

  3. Nattachy disse:

    Bom dia vou adesivar o capô, e as duas portas da frente com o adesivo da minha loja, ou seja vou cobri-los totalmente, isso ultrapassa os 50%?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Nattachy

      Sugiro que antes de fazer a alteração entre em contato com o Detran de seu estado, eles te orientarão sobre esse limite.

      Equipe Portal

  4. Mauricio disse:

    Adesivo de aplicativo posse ser usado vidro dianteiro ?

  5. Elizabete disse:

    Boa tarde, é verdade que as placas de led da Uber e da 99 estão proibidas? Pois meu marido as utiliza, principalmente quando vai entrar em comunidades, se for mesmo proibido como vai ser? Teremos que recusar esse tipo de corrida ou ligar pro 190 e pedir escolta? Se realmente foi proibido vai ser complicado trabalhar em certos locais. Desde já agradeço.

  6. Márcio disse:

    Eu posso adesivar um.carro igual ao da.policia Americana? Estando no Brasil? E de repente até usar as luzes como uma réplica?

  7. Maria das Dores Gevaerd Ocker disse:

    É permitida a colocação de adesivo perfurado, no vidro traseiro do veículo, com os dizeres:
    “MOTORISTA EM TREINAMENTO”?

  8. Maria das Dores Gevaerd Ocker disse:

    É permitido a colocação de adesivo perfurado, no vidro traseiro do veículo, com os dizeres: ” Motorista em Treinamento”?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Maria

      É permitido o uso de adesivos colocados nos vidros desde que não impeçam a visibilidade do motorista (adesivos do tipo perfurado).

      Equipe Portal

  9. Marcio disse:

    E legal ou inlegal eu colocar um adesivo perfurado no vidro traseiro sou pedreiro altonomo com os diseres. PEDREIRO E ACABAMENTOS ACEITO CARTÃO DÉBITO E CRÉDITO com o sap e o numero do celular. Eu ja mandei fazer e a empresa ja colocou eles falaram que pode porque é perfurado.ficou um adesivo vermelho com as letras brancas. Mas tampo todo o vidro traseiro do palio. Posso rodar em estradas estaduais e municipais rodovias federais viajar. Obrigado

  10. Edson de Paula disse:

    Bom dia!
    Gostei muito da matéria, porém faltou citar a fonte. Número da lei, artigo inciso etc…
    Adoraria que colocassem essas informações.
    Obrigado!

  11. ZIlmar disse:

    Quero anunciar a venda do carro, mas os vidros laterais e traseiro têm insulfilme escuro. Posso colocar a placa de Vende-se no para-brisas?

  12. Denis disse:

    Boa noite, eu tenho uma van placa vermelha e queria adesivar as portas traseiras, não tem vidros traseiros por ser uma van sera que é permitido?

  13. Carlos disse:

    Oi boa noite me chamo Carlos, eu tenho um caminhão com adesivo com o nome do meu filho, são 4 letras colado no vidro dianteiro e permitido ou não por lei?

  14. Joelcy Compagnon Mariano disse:

    Boa noite, meu carro é 1.0, tem algum problema se eu colocar um adesivo (faixa lateral) escrito “1.8”?

  15. Rosangela Aparecida dos disse:

    Bom dia, posso por um adesivo no vidro traseiro do carro com letras grandes e amarelas informando horários do culto da minha igreja? Obrigada

  16. Lucilene disse:

    Por favor, qual o artigo no CTB que autoriza a utilização de película vazada nos vidros traseiros?

  17. adalberto disse:

    Olá tudo bem? coloquei um adesivo com as dimensões 12x10cm no vidro traseiro da camionete, lado esquerdo atrás do encosto de cabeça. No caso, não está atrapalhando a visão do espelho. posso ser multado face ao artigo 230 inciso XV? grato

  18. Patricia disse:

    Considerando a Considerando n 14.223/2006 em São Paulo, qual o tipo de propaganda publicitária seria permitido aos veículos, o uso de tablet com propagandas fixado no banco do carro é proibido?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Patricia

      Não há um regra clara. Se for no banco de trás, não há problema. No painel do veículo, já começa a levantar dúvidas. Precisamos de mais informações para tentar sanar a sua dúvida.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *