Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

22 de novembro de 2024

Acessibilidade: app ajuda pessoas com deficiência visual no transporte público

Empresa desenvolveu uma versão exclusiva de aplicativo de transporte para pessoas com deficiência visual. Veja os detalhes.


Por Pauline Machado Publicado 25/04/2023 às 18h00
Ouvir: 00:00
Portador de deficiência visual transporte
Embora esteja no mercado há nove anos, recentemente o aplicativo ganhou novos recursos. Foto: Depositphotos

Pessoas com deficiência visual de mais de 300 cidades brasileiras já podem contar com os benefícios da tecnologia ao utilizar o transporte público. Isso porque o CittaMobi desenvolveu o CittaMobi Acessibilidade, versão exclusiva para pessoas com deficiência visual, para dar a esses usuários a previsão de chegada do ônibus em tempo real, além de oferecer um recurso de comando de voz para orientar o caminho ao longo do trajeto, roteirizador e de criar pontos de referências personalizados.

Desenvolvido em 2014, o CittaMobi Acessibilidade traz, ainda, o diferencial de ter todas essas ações ativadas por comando de voz, pelo chamado VoiceOver, além de disponibilizar suporte de uma assistente virtual, proporcionando maior autonomia ao passageiro com deficiência visual para utilizar o app ao longo de toda a sua viagem.

“Por meio da criação de ponto de referência, o passageiro recebe avisos, e quando o ônibus estiver passando por uma loja ou praça, por exemplo, o app emitirá um alerta sonoro indicando a aproximação”, explica o idealizador do aplicativo, Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software, pessoa cega e parceiro do CittaMobi há quase 10 anos.

Novas funcionalidades do aplicativo de transporte para pessoas com deficiência visual

Embora esteja no mercado há nove anos, recentemente o aplicativo ganhou novos recursos. A partir das atualizações, é possível colocar um nome para a assistente de voz, programar os pontos de referência e criar rotas pré-determinadas. Dessa forma, permitindo ao passageiro falar para o celular que quer “ir ao médico” ou “ir para o trabalho”, por exemplo, e o cálculo da rota já entra de forma automática no app, salvando o endereço de casa, do trabalho ou de um local para o qual costuma ir frequentemente de ônibus.

Facilidades do comando de voz

Além de informar em tempo real as linhas de ônibus que estão se aproximando do ponto de parada, ao longo do trajeto, o recurso de VoiceOver, quando adicionado pelo passageiro, envia ao usuário notificações que detalham por onde o ônibus está passando, como, por exemplo, perto de um ponto turístico, igreja ou estabelecimento que está cadastrado. Isso permite ao passageiro ter uma noção de quanto tempo falta para o desembarque.

Para a rota, o passageiro deve fornecer o endereço de destino. Assim, de forma automática, a ferramenta indica sugestões de rotas que incluem ônibus e caminhada, trazendo a orientação para cada etapa da navegação.

Por fim, vale destacar que o VoiceOver também identifica ruas, avenidas e pontos de localização. Assim sendo, possibilita continuar o trajeto a pé com o auxílio do app, após desembarcar do ônibus.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *