Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

5 vantagens de atualizar o seu endereço junto ao Detran


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/06/2016 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Mudança de endereçoDepois de uma mudança, demora um tempo até que a rotina seja restabelecida.
Mudança de endereço já é, por natureza, uma coisa repleta de aborrecimentos. Depois de uma mudança, demora um tempo até que a rotina seja restabelecida. Mas o que muita gente não sabe é que se, após uma mudança, o endereço deve ser atualizado junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO). Isso é importante pois evita que você tenha certos transtornos, pois:

1 – Você saberá quando cometeu uma infração

Certas infrações passam despercebidas até mesmo para quem às cometeu. Em outros casos, o condutor até sabe que deu aquela escorregada, mas acredita que ninguém viu. Nestes casos, o Detran-TO notifica os condutores para que estes tenham conhecimento da infração cometida e também para que tenham tempo para recorrer e justificar às observações. Contudo, essa notificação é realizada EXCLUSIVAMENTE pelos correios. Por isso o endereço precisa estar atualizado.

2 – Você terá a oportunidade de se justificar e pode se livrar de uma multa

O Detran-TO analisa os recursos feitos pelos contribuintes para as infrações que eles, supostamente, cometeram. Muitos recursos são aceitos e a pessoa pode se isentar de pagar uma multa, e não ter a CNH pontuada, desde que prove que não cometeu o ato sobre o qual foi notificado. No entanto, isso deve ser feito dentro do prazo de 30 dias a partir da notificação oficial. E para isso, é preciso estar com o endereço atualizado , só assim as poderá receber as notificações.

3 – Você não perderá a Carteira de Habilitação por infrações cometidas por terceiros

Caso você receba notificações de infrações realizadas em seu veículo, mas que foram cometidas por outra pessoa que por ventura conduziu o seu veículo, você pode recorrer solicitando a transferência da pontuação. Para que o condutor que de fato infringiu as regras de transito, responda por seu ato. Esse processo também tem prazo, a partir da notificação, de 30 dias. Mais uma vez: atualize o endereço!

4 – Você não será surpreendido em uma blitz com a informação de que sua Carteira de Habilitação está suspensa

Caso você não seja notificado das infrações que cometeu, ou que terceiros cometeram em seu veículo, a pontuação pode se acumular a ponto de suspender a sua CHN. Desta forma, em um dia qualquer você pode ser parado em uma abordagem de fiscalização corriqueira e descobrir que está com a CNH suspensa. O que inclusive caracterizaria um outra infração: conduzir veículo com Habilitação suspensa.

5 – Você saberá se for vítima de uma fraude

Caso alguém mal intencionado consiga clonar a placa do seu veículo, ele pode cometer infrações que poderão vir a ser aplicadas ao seu veículo. Contudo, entrando com um recurso simples junto ao Detran-TO, essa situação é facilmente resolvida. Mas para isso você deve se prevenir mantendo os seus dados atualizados.

Como atualizar o endereço?

Agora que você já sabe o quanto é importante atualizar o endereço junto ao Detran-TO, saiba que é muito simples evitar todos esses problemas. Basta se dirigir a qualquer posto de atendimento, Ciretran ou a sede do Detran Tocantin e solicitar a alteração. Em qualquer guichê de atendimento, seja para atendimentos sobre veículos ou CNHs, esse procedimento pode ser realizado em poucos minutos.

Além disso, no ato de qualquer outro tipo de procedimento realizado junto ao Detran, a atualização do endereço pode ser realizado. Inclusive, a conferencia do endereço dos contribuintes faz parte do procedimento padrão de atendimento, em todos os serviços realizados no Detran-TO.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *