Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

5 dicas que ajudam você a entender como perder o medo de dirigir


Por Mariana Czerwonka Publicado 29/09/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 16h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Medo de dirigirNão é raro que as pessoas tirem a carteira de habilitação e, depois disso, sentem no carro na ausência do seu instrutor e tenham medo de assumir o controle. E é por isso que muitas pessoas buscam uma forma de como perder o medo de dirigir.

Se você não consegue controlar sua fobia de guiar um automóvel, confira as dicas que separamos para você aprender como perder o medo de dirigir.

Prática acaba com o medo de dirigir

Uma das formas mais eficientes de como perder o medo de dirigir é por meio da prática. Isso ocorre pois, muitas vezes, a razão pela qual alguém tem medo de dirigir é a inexperiência. Portanto, drible o medo inicial e passe a treinar o máximo que puder.

Comece em ruas pouco movimentadas, vá aumentando as distâncias e ousando nos percursos conforme for adquirindo maior segurança.

Outro ponto importante que bloqueia as pessoas recém habilitadas ou que não praticam é a insegurança. No entanto, na hora de refletir sobre como perder o medo de dirigir, é importante ter em mente que você é capaz – do contrário, não teria passado nas provas de habilitação.

Tenha cuidado com o trânsito

A mídia mostra muita violência no trânsito, portanto temos uma visão de que todo motorista tem seu lado incompetente e de imperícia. Sem ter paranoia, é correto tentar ser sempre o mais cauteloso possível. É preciso ter em mente que a atenção dos inseguros é benéfica em termos de direção defensiva. Quem tem medo faz as coisas com mais atenção.

Outra opção é fazer uso de cursos de direção, algo bem comum para quem busca como perder o medo de dirigir. Empresas especializadas possibilitam que você treine as técnicas aprendidas anteriormente e exercite ao ponto de perder a insegurança.

Com a revisão do conteúdo, você passa a relembrar coisas, aprender novos assuntos e até mesmo decorar coisas de tanto que já ouviu. E isso dá a segurança e a sensação de ser experiente no trânsito. Após tais aulas, práticas pequenas são indicadas para posteriores percursos maiores.

Consulte um psicológo para saber como perder o medo de dirigir

Em alguns casos, o medo da direção ultrapassa a insegurança de iniciante ou de alguém que pouco prática. Nessas horas, é importante que um psicólogo seja consultado para avaliar o quanto seu estado psicológico pode estar afetando seu desempenho na direção.

É com esses profissionais que você poderá tratar de síndromes do pânico, excesso de ansiedade, transtornos repentinos, traumas do passado e outros motivos que afetam seu medo de dirigir.

Fonte: Alagoas 24 horas

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *