3 dúvidas comuns sobre dirigir fora do país que você precisa conhecer
Muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é dirigir fora do país. Por este motivo, falaremos de quais são as necessidades e o que precisa ser feito para que você possa usufruir do carro sem ser no Brasil.
Só de pensar na oportunidade de dirigir fora do Brasil, já dá uma sensação diferente, não é mesmo? Então, se você vai viajar e quer entender o que é necessário para conseguir pilotar em pistas que não brasileiras, fique atento neste texto porque daremos algumas dicas.
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que cada localização tem a sua particularidade. Por este motivo, devemos ficar de olho nas regras para não sermos pegos no susto. Dependendo do país, você poderá utilizar a CNH brasileira junto com o RG (carteira de identidade).
Porém, em outras localidades como, por exemplo, na Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Portugal, México e França é preciso ter a Permissão Internacional para Dirigir (PID). É um documento que não é obrigatório, mas pode ser pedido em algum momento durante a viagem.
O que é preciso para dirigir fora do país? Saiba mais aqui
Além do PID, existem algumas dúvidas, principalmente, relacionadas ao seguro de vida, se cobre acidentes no trânsito quando o segurado está dirigindo e isso pode deixar as pessoas que estão com viagem marcada se confundirem.
A contratação deste tipo de seguro, se você estiver interessado, pode acontecer diretamente com o corretor de seguros pessoalmente ou através de plataformas digitais. As dúvidas devem ser sanadas diretamente com o profissional também, já que existem regras que mudam, conforme a empresa.
É importante ressaltar que, mesmo que esteja viajando com um carro de uma empresa, o seguro auto empresarial que conhecemos no Brasil não tem validade. Na América do Sul, por exemplo, é necessário ter o Seguro Carta Verde, que, em caso de acidente de trânsito, dará proteção a terceiros.
O mais recomendável é sempre contar com a proteção de uma seguradora e, conforme o país a ser visitado, escolher uma das melhores empresas do mercado para contratar o melhor seguro para carros. Mas existem outras dúvidas comuns sobre dirigir fora do país que você precisa conhecer.
Saiba mais!
1 – Tem idade mínima para dirigir fora do Brasil?
Nos Estados Unidos, México e Canadá, apenas as pessoas estrangeiras a partir de 25 anos podem dirigir, mas, se você tem, no mínimo, 21 anos, poderá dirigir um carro. Porém, terá que pagar uma taxa a cada dia chamada “Young Driver”.
Assim como nos países que citamos acima, a Europa também tem a idade mínima de 25 anos. Quem tem de 21 a 24 tem a possibilidade de alugar um carro básico, mas terá que pagar uma taxa que pode chegar a 30 euros por dia.
Chegando na América do Sul, no Uruguai a idade é de 23 anos. No Paraguai e Chile, o mínimo exigido é 22 anos.
2 – Como eu faço para tirar PID?
Como citamos, é indicado a emissão do PID para que você tenha mais tranquilidade durante a sua viagem. Então, bora saber como emitir. A emissão é simples, basta fazer uma solicitação, via internet, no site do DETRAN do seu estado. Na plataforma, procure por CNH-Habilitação. Após tudo certo, a entrega do documento acontece via Correios e a taxa tem uma variação dependendo da localidade.
Importante pontuar que, se a sua CNH estiver vencida, suspensa ou cassada, não poderá solicitar a PID. Nem todos os países exigem a documentação, mas existem algumas regiões que podem ser obrigatórias como, por exemplo, Oriente Médio, Nova Zelândia, África e Austrália.
Mais um detalhe. Na China e no Japão pode ser obrigatório a emissão da CNH local, por conta do idioma.
O bom é que a PID tem validade de três anos ou, se a CNH vencer antes, ela vencerá junto.
3 – O que fazer se tomar multa fora do país
Outra dúvida bem comum sobre dirigir fora do Brasil está relacionada a multas. Afinal de contas, pode acontecer, não é mesmo? Por isso, é importante ficar atento no que fazer, caso isso aconteça.
Existem alguns pontos. São eles:
- O pagamento poderá ser feito no momento da infração;
- Você terá a chance de pagar a infração na agência dos Correios mais próxima;
- Utilizar o cartão de crédito para efetuar o pagamento;
- Realizar uma transferência internacional para a empresa em que alugou o carro para você; dentre outras opções.
O que você achou das dúvidas comuns sobre dirigir fora do país? Ficou com mais alguma? Deixe aqui nos comentários para a gente responder.
Informações erradas, nos Estados Unidos, no México, Portugal Não precisa de PID