Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

24,3% das pessoas dirigem após o consumo de bebida alcoólica


Por Talita Inaba Publicado 11/06/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,3% das pessoas conduzem um veículo motorizado, carro ou motocicleta, após o consumo de bebida alcoólica independente da quantidade de bebida consumida e da periodicidade desta prática. Esse percentual varia para 20,8% na Região Sudeste a 29,6% na Região Centro-Oeste. Considerando o total da população brasileira adulta, segundo o estudo, a proporção foi de 4,4%.

Entre as pessoas que dirigiam carro ou motocicleta, o consumo de bebida alcoólica seguido de direção automotiva foi maior entre homens (27,4%) do que entre as mulheres (11,9%) e, no que se refere à faixa de idade, o hábito foi mais prevalente entre os condutores de 25 a 39 anos de idade (29,2%). A menor proporção foi observada entre os idosos de 60 anos ou mais de idade, 16,1%. A condução de veículo motorizado após o consumo de bebidas alcoólicas é fator de risco para ocorrência de acidentes de trânsito, como prevê a Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008.

De acordo com a OMS o consumo abusivo de bebidas alcoólicas é considerado um fator de risco das principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), bem como dos acidentes e violências.

Essa mesma pesquisa revela que a proporção dos que se envolveram de acidente de trânsito com lesões corporais foi de 3,1%, dentre os quais 15,2% tiveram sequelas ou incapacidades.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *