Publicado em 11 de junho, 2015 as 16h55.

24,3% das pessoas dirigem após o consumo de bebida alcoólica

Por Talita Inaba.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,3% das pessoas conduzem um veículo motorizado, carro ou motocicleta, após o consumo de bebida alcoólica independente da quantidade de bebida consumida e da periodicidade desta prática. Esse percentual varia para 20,8% na Região Sudeste a 29,6% na Região Centro-Oeste. Considerando o total da população brasileira adulta, segundo o estudo, a proporção foi de 4,4%.

Entre as pessoas que dirigiam carro ou motocicleta, o consumo de bebida alcoólica seguido de direção automotiva foi maior entre homens (27,4%) do que entre as mulheres (11,9%) e, no que se refere à faixa de idade, o hábito foi mais prevalente entre os condutores de 25 a 39 anos de idade (29,2%). A menor proporção foi observada entre os idosos de 60 anos ou mais de idade, 16,1%. A condução de veículo motorizado após o consumo de bebidas alcoólicas é fator de risco para ocorrência de acidentes de trânsito, como prevê a Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008.

De acordo com a OMS o consumo abusivo de bebidas alcoólicas é considerado um fator de risco das principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), bem como dos acidentes e violências.

Essa mesma pesquisa revela que a proporção dos que se envolveram de acidente de trânsito com lesões corporais foi de 3,1%, dentre os quais 15,2% tiveram sequelas ou incapacidades.

Uma resposta para “24,3% das pessoas dirigem após o consumo de bebida alcoólica”

  1. […] combinam, porém segundo pesquisa do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que 24,3% dos brasileiros dirigem após consumir bebida alcoólica. O consumo desta substância causa diminuição da atenção, reflexos mais lentos, alteração de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *