Boa parte desses novos modelos será fabricada no Brasil, principalmente por conta dos estímulos tributários à produção local promovido pelo programa governamental Inovar-Auto. A Peugeot, por exemplo, chega com um produto recém-lançado na Europa. A marca francesa vai lançar em abril o 208, compacto que foi apresentado mundialmente no primeiro trimestre deste ano. A produção será em Porto Real, no Rio de Janeiro, onde também já é feito o Citroën C3, carro com quem ele compartilha a plataforma. Os motores também devem ser iguais aos do C3. Espera-se, portanto, um 1.5 litro de 93 cv e um 1.6 litro de 122 cv. O diferencial do Peugeot 208 deve ser a lista de equipamentos, mais recheada e com direito a sistema de entretenimento com tela sensível ao toque. Outro que vai ganhar cidadania brasileira é o New Fiesta. A Ford vai fabricar o modelo no Brasil a partir de 2013 e pretende diversificar a linha com versões mais simples e mais baratas.
Uma das grandes dúvidas para 2013 é em relação à sétima geração do Volkswagen Golf. O médio foi apresentado na Europa no Salão de Paris e já foi especulado diversas vezes para chegar ao Brasil. Ele viria para finalmente aposentar o Golf de quarta geração, ainda à venda por aqui em uma versão com alguns “facelifts”. Uma das possibilidades é que ele seja feito em São José dos Pinhais, no Paraná, e vendido com motor 1.4 turbo e câmbio de dupla embreagem nas versões mais caras. A produção do novo Golf em solo nacional pode até abrir espaço para a fabricação do novo Audi A3 no Brasil. Os dois modelos compartilham diversos elementos e a Audi já até afirmou que pretende voltar a fazer carros no Brasil. De qualquer maneira, a nova geração do A3 será importada a partir de fevereiro.
Além de Volkswagen, Hyundai, Ford e Citroën devem dar atenção ao segmento de hatches médios no ano que vem. A fabricante coreana vai iniciar as importações da segunda geração do i30 já em janeiro. E com preços bem mais salgados. Mais equipado, o novo Hyundai i30 vai custar cerca de R$ 70 mil e será equipado com o motor 1.6 flex de 128 cv que é usado pelo HB20. Já a Ford e Citroën vão continuar investindo em suas fábricas argentinas para as novas gerações de Focus e C4. O Ford deve manter o motor 2.0 Duratec em algumas versões, mas terá um 1.6 Ecoboost nas configurações mais caras. Já o C4 vai apostar em um desenho mais elegante e com menos curvas do que o atual. Também está prevista uma variante com motor 1.6 THP de 165 cv ainda para 2013.
Outra marca que aposta nos médios é a Nissan. A fabricante japonesa vai importar do México a nova geração do Sentra, sedã que ficou mais elegante e ganhou alta dose de conforto a bordo. Ainda entre os sedãs médios, a Honda vai lançar versões do Civic com o mesmo motor 2.0 do CR-V ainda em janeiro.
Os hatches premium também terão espaço em 2013. Além do Audi A3, a Mercedes vai importar a nova geração do Classe A. O modelo está mais esportivo, com linhas inspiradas e motores turbo para deixar o comportamento ainda mais “nervoso”.
A Volvo também renova o seu concorrente na briga. A marca sueca aposenta o C30 e apresenta o versátil V40. Com carroceria no estilo Sportback e mais espaço para bagagens, o carro se destaca também pela alta dose de segurança embarcada. Há até airbag para pedestres, que é acionado em caso de atropelamentos.
Depois de ter sido a marca mais “novidadeira” de 2012, a Chevrolet vai continuar em 2013 com a mesma estratégia. Mas, além das novas gerações de modelos já presentes no mercado, a marca norte-americana vai se aventurar em novos segmentos. Um deles é o de utilitários compactos. A venda do Tracker no Brasil já está confirmada, para disputar mercado com o Ford EcoSport e o Renault Duster. O modelo será importado do México e deve receber o motor 1.8 litro de 140 cv igual ao do Cruze.
O extremo superior do mercado não será esquecido. A Land Rover prepara para o início do ano o lançamento da nova geração do Range Rover Vogue. Com ainda mais tecnologia embarcada, visual renovado e uma redução de peso de mais de 400 quilos em relação ao modelo anterior, dependendo da versão. O jipão chega na faixa dos R$ 500 mil.
O ano que vem também deve marcar um retorno bem esperado. A Fiat ainda não dá como certo, mas a volta da Alfa Romeo ao Brasil é bem provável para 2013. Os carros da fabricante italiana seriam vendidos nas concessionárias da Chrysler, integrante do Grupo Fiat. O mais cotado para ser vendido aqui é o MiTo, compacto feito na plataforma do Punto europeu, mais moderno que o brasileiro, com direito a suspensão traseira multilink, e que tem sob o capô o moderno motor 1.4 MultiAir.
Fonte: O diário de Mogi