Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14% dos investimentos em saúde são para acidentados no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 05/07/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h49
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Custos de acidentesNo Brasil, o Piauí é o estado que lidera o percentual de acidentes de trânsito com relação ao número da população

Foi lançada na semana passada a campanha “Viva. Não Mate, Nem Morra”, do Detran do Piauí. A ação de educação promove a paz no trânsito, por meio da conscientização para reduzir dramas familiares e sociais.

Segundo o secretário da Saúde, Francisco Costa, o Piauí tem um percentual crescente de investimentos da saúde no tratamento a acidentados no trânsito, de 10,54 em 2010 para 14,51 em 2014. “No Brasil, o Piauí é o estado que lidera o percentual de acidentes de trânsito com relação ao número populacional. Nos leitos, temos situações gravíssimas e quando têm a sorte de sair com vida, vão para o tratamento de reabilitação, com fisioterapia e muitas vezes não ficam mais aptos ao trabalho. Isso, além do prejuízo econômico, quando os recursos poderiam ser alocados para outros serviços em saúde, temos o prejuízo social e familiar. Por isso, vejo que a prevenção é o caminho mais importante e mais barato para que possamos salvar vidas”, chama atenção Francisco Costa.

“Como disse o secretário da Saúde, reduziria muito o peso sobre o SUS, se melhorássemos nossa conduta no trânsito”, declarou o diretor-geral do Detran, Arão Lobão. O diretor disse ainda que “uma pesquisa feita pelo HUT indica o alto índice de traumatismo por conta de falta de capacete, cinto de segurança e manutenção adequada dos veículos. Esses alunos estão na idade certa para absorverem os ensinamentos de trânsito. Dessa forma, contamos com os alunos da rede pública e seus familiares para, no fim desse ano, comemorarmos a melhoria desses índices”, disse.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *