Publicado em 30 de junho, 2015 as 09h02.

Dicas do Portal do Trânsito para evitar ofuscamento

Por Mariana Czerwonka.

Evitar o ofuscamentoSegundo pesquisas, 5% dos acidentes de trânsito acontecem ao nascer ou pôr do sol

A luz é um fator de segurança, pois é essencial para vermos e sermos vistos no trânsito. Porém, a luz pode se tornar uma condição adversa quando está em falta ou excesso. “A visão humana pode levar até sete segundos para se recuperar de um ofuscamento. Um veículo, a uma velocidade de 80 km/h, poderá percorrer até 155 metros antes que seu condutor recupere a vião plena”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor da Tecnodata Educacional.

O ofuscamento pode ser causado por incidência direta de raios solares, reflexos de luz solar, luz alta em sentido contrário e luz alta no retrovisor. “A condução com a incidência direta de raios solares, por exemplo, é tão perigosa quanto com chuva ou neblina, pois você pode perder a visibilidade da mesma forma, o que é um grande risco”, diz o especialista.

O Portal do Trânsito lista algumas dicas para o condutor evitar o ofuscamento e reduzir a chance de acontecer um acidente.

Redobrar os cuidados

Se houver o ofuscamento causado pelo sol, é importante manter o trajeto do veículo e diminuir a velocidade gradativamente. Nunca pisar no freio de repente.

Paradas

Em longas viagens com alta luminosidade ou reflexos constantes – tanto do asfalto quanto de outros veículos- reduza a velocidade e faça paradas regulares para descansar a vista.

Luzes do veículo

Manter as luzes do veículo em perfeito funcionamento e os faróis regulados e limpos.

Luz alta

Nunca usar a luz alta ao cruzar com outros veículos. E se outro veículo, em sentido contrário, estiver com a luz alta, desvie o olhar para a direita e continue acompanhando a pista através das marcas viárias da margem da via.

Retrovisores

O ofuscamento pelo retrovisor pode ser evitado, acionando-se o dispositivo antiofuscamento do retrovisor interno, que reduz a intensidade da luz refletiva pelo espelho. O condutor também precisa ficar atento para não ofuscar, pelos retrovisores, o condutor do veículo que vai à frente.

Penumbra ou lusco-fusco

Essa é uma situação de pouca luminosidade que ocorre ao anoitecer, ao amanhecer, no interior de túneis, viadutos e em tempestades. É considerada uma situação perigosa, pois contornos e cores ficam pouco definidos, o que torna mais difícil reconhecer objetos, avaliar corretamente distâncias e, principalmente, ver e ser visto. Nessas situações deve-se: manter a luz baixa ligada, reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

Manutenção dos vidros

O condutor deve manter o para-brisas sempre limpo. Sujeira aumenta o risco de reflexo e reduz o campo de visão.

Óculos de sol

O uso de óculos de sol e do para-sol, que é um equipamento obrigatório, pode evitar a incidência direta de raios solares. Porém, nunca utilize óculos de sol à noite ou em túneis.

Cuidados com a visão

É importante visitar um oftalmologista anualmente para cuidar da saúde e evitar acidentes causados por problemas de visão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *