Artigo: Como ensinar trânsito para crianças?
A Educação para o Trânsito não é disciplina, de acordo com a Legislação vigente, tanto de Trânsito como de Educação propriamente dita. Os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) tratam a Educação para o Trânsito como um tema local, dentro dos temas transversais e assim devem ser abordados dentro das escolas.
Para a implementação da Educação para o Trânsito nas escolas devem ser programadas as ações na proposta pedagógica levando em conta as fases do desenvolvimento das crianças, observando-as e respeitando as suas diferenças individuais.
Muitas escolas propõem atividades no contraturno, o que é interessante, porém, o ideal é que as crianças possam ter esse trabalho incorporado como tema transversal uma vez que os temas atuam como eixo unificador em torno do qual organizam-se as disciplinas, devendo ser trabalhados de modo coordenado e não como assunto descontextualizado nas aulas. Utilizar o tema trânsito no dia a dia em sala de aula, dá muito mais significado a ele.
A questão prioritária na Educação para o Trânsito deve ser sempre a percepção de riscos. A criança deve ser capaz de entender e diferenciar as situações de risco das situações seguras. Essas atividades, seja no contraturno, ou em horário normal de aulas, devem ter como foco, conscientizar as crianças de que são PEDESTRES, PASSAGEIROS DE VEÍCULOS e CICLISTAS e não condutores de veículos.
A grande maioria das atividades desenvolvidas em escolinhas de trânsito e escolas de ensino regular, desenvolve atividades em que as crianças conduzem veículos: de brinquedo ou de pequeno porte, com baixa velocidade. Mas não levam em consideração que muitas delas sequer sabem usar a faixa de segurança e que outras nem sabem o que é uma faixa!
As crianças devem aprender a atravessar a rua, aprender que devem permanecer na cadeirinha ou assento de elevação, que não devem andar de motocicleta antes dos 7 anos de idade, não devem se sentar no banco da frente de um veículo antes de completar 10 anos, devem permanecer o tempo todo sentadas quando estiverem dentro de um veículo em movimento e o porquê disso tudo…há muito o que se trabalhar antes de se colocar uma criança atrás do volante de um carro, ainda que por brincadeira!
Fazendo uma analogia com o nosso dia a dia, colocar uma criança atrás do volante de um carro parece o mesmo que querer que um bebê corra antes mesmo de estar pronto para se sentar. Não se pode radicalizar, contudo, devemos nos lembrar de que tudo que é aprendido na infância é base para todo o desenvolvimento posterior das crianças que precisam nesta fase, desenvolver o autoconceito e valores como ética e cidadania. Quando a criança observa um comportamento errado passa a repetir aquilo pois ainda não consegue refletir se aquela ação é certa ou errada. O melhor a se fazer, neste caso é trabalhar com conceitos de percepção de risco e prevenção de acidentes.
Educar crianças para o trânsito, é muito mais que pensar nelas como futuros condutores, é pensar nelas como PEDESTRES e CIDADÃOS, muito melhores do que somos e, desta forma, ter a esperança de um trânsito mais humano um dia.
Para saber mais
A Tecnodata Educacional dispõe de materiais para desenvolver projetos de Educação para o Trânsito em escolas: da Educação Infantil até o Ensino Médio.
– No Educando Crianças para o Trânsito, voltado para Educação Infantil ao 5º do Ensino Fundamental, as situações de risco e segurança são apresentadas através de vídeos onde o desenvolvimento da percepção de risco é feito através da interação das crianças com personagens das histórias, e não como meros expectadores. Participam respondendo as perguntas feitas pelos personagens das histórias e recebem o feedback.
Educação de Trânsito para Crianças
* Eliane Pietsak é pedagoga, especialista em trânsito, e atualmente é colaboradora da Tecnodata Educacional.