Publicado em 11 de setembro, 2019 as 08h03.

Setembro é o mês da Semana Nacional de Trânsito

Por Mariana Czerwonka.

Semana Nacional do Trãnsito
Foto: Divulgação.

Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo da SNT é conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2019 é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”.

A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

Para Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, o incentivo ao comportamento seguro e responsável de todos os envolvidos no trânsito é fundamental.

“Temos uma séria dificuldade de não sabermos nos colocar no lugar das outras pessoas, mas esta é a única maneira de entendermos a respeitarmos suas necessidades e direitos”, explica.

Ainda de acordo com a especialista, sempre que o resultado de nossas ações não seja aquele que gostaríamos que fosse, devemos parar e refletir. “Apesar da tendência que temos de culpar os outros é provável que os verdadeiros motivos estejam em nós mesmos”, conclui.

De acordo com o Contran, assim como no ano passado, a campanha deverá se estender por todo ano de 2019.

O Portal do Trânsito divulgará, em breve, a programação das principais capitais brasileiras.
Campanha “Quem Faz o Trânsito Sou Eu”

O cenário do trânsito atual não é nada animador. Segundo dados do Ministério da Saúde morrem por ano mais de 35 mil brasileiros vítimas de acidentes. Este número, porém, pode ser muito maior, pois são contabilizados apenas aqueles que morrem no local do acidente. Especialistas estimam que esse número chegue a 50 mil brasileiros mortos no trânsito. A dor maior é das famílias que perdem parentes ou que têm que conviver com vítimas que ficam com sequelas graves.

Para mudar esta realidade ou pelo menos amenizá-la, a sociedade deve ser mobilizada, começando pelos órgãos que têm responsabilidade direta sobre o trânsito e estendendo-se para todos os cidadãos. Com base nessa afirmação, o Portal do Trânsito criou a Campanha “Quem Faz o Trânsito Sou Eu”, lançada na Semana Nacional de Trânsito de 2014.

O objetivo da campanha é mostrar que é possível mudar a realidade trágica do nosso trânsito, basta olhar para si mesmo e transformar pequenas atitudes no dia a dia erradicando comportamentos que levem a situações de risco.

6 respostas para “Setembro é o mês da Semana Nacional de Trânsito”

  1. […] Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, o Centro Paula Souza lançou um informativo gratuito sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito, por meio do Programa Respeito à Vida, do Governo do Estado de São Paulo. O material está disponível neste link. […]

  2. […] Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, o Centro Paula Souza lançou um informativo gratuito sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito, por meio do Programa Respeito à Vida, do Governo do Estado de São Paulo. O material está disponível neste link. […]

  3. […] Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, o Centro Paula Souza lançou um informativo gratuito sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito, por meio do Programa Respeito à Vida, do Governo do Estado de São Paulo. O material está disponível neste link. […]

  4. […] Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, o Centro Paula Souza lançou um informativo gratuito sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito, por meio do Programa Respeito à Vida, do Governo do Estado de São Paulo. O material está disponível neste link. […]

  5. […] Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, o Centro Paula Souza lançou um informativo gratuito sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito, por meio do Programa Respeito à Vida, do Governo do Estado de São Paulo. O material está disponível neste link. […]

  6. […] Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, o Centro Paula Souza lançou um informativo gratuito sobre mobilidade urbana e segurança no trânsito, por meio do Programa Respeito à Vida, do Governo do Estado de São Paulo. O material está disponível neste link. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *