Publicado em 18 de setembro, 2019 as 08h14.

Semana Nacional de Trânsito 2019 começa hoje em todo País

Por Mariana Czerwonka.

Ciclista
Exemplo de convivência entre ciclistas e demais veículos. Foto: Luiz Costa /SMCS.

A Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade. O tema definido, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para o ano de 2019 é “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”.

A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

A principal finalidade da SNT é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

“No trânsito, boas atitudes entre condutores e pedestres têm o poder de promover o respeito e a cidadania. É essencial saber agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

Ainda conforme o especialista, esse é o momento de focar o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. “Quem convive diariamente no trânsito precisa empenhar-se para proporcionar um ambiente de qualidade e, mais do que exigir dos outros, deve comprometer-se a fazer a sua parte”, diz Mariano.

Ações

De acordo com a Res.771/19 do Contran, a campanha deverá se estender por todo ano de 2019.

“Não basta trabalhar o tema apenas durante uma semana, é muito importante que a abordagem se estenda durante todo o ano, contribuindo para uma efetiva mudança de comportamento da população”, finaliza Mariano.

No Portal do Trânsito você poderá acompanhar a programação da Semana Nacional de Trânsito nas principais capitais brasileiras.

No tópico: Eventos

9 respostas para “Semana Nacional de Trânsito 2019 começa hoje em todo País”

  1. Sergio disse:

    Fico pensando sobre toda a luta que temos no dia a dia para melhorar o trânsito e o sistema mas a postura do governo em desburocratizar trazendo medidas que jogam por terra tudo o que fizemos. Este governo levantou a bandeira da não corrupção, da luta contra o jeitinho brasileiro e contra o crime de qualquer espécie mas quando ela atinge a família do presidente a coisa muda? Mais um governo como os outros e nada mais, a esperança chega ao fim e não adianta fazer semana Nacional de Trânsito ou outros campanhas hipócritas

    • Silvio disse:

      Faça sua parte, se cada um fizer o país será diferente! Temos muitos cidadãos não-comprometidos com a causa social. Minha conduta não é respaudada pela política e sim pelas boas práticas de cidadania.

  2. Gil Marcos da Silva disse:

    Enquanto não houver educação nas escolas desde a pre escola, não adiantará nada! O segredo é a Educação para o trânsito nas crianças desde cedo…

  3. Wesley disse:

    Quem mais desenvolve ações em prol da segurança no trânsito no Brasil são as Autoescolas! E ainda assim, estão propondo tirar a obrigatoriedade das aulas nas Autoescolas… Um absurdo o que está sendo proposto!!!
    Imagina o quanto aumentará o número dos acidentes de trânsito…

  4. nahum disse:

    FUI CONVIDADO PARA DAR PALESTRA NUMA ESCOLA DE CRIANÇAS ,ADOLESCENTES E ACABEI FALANDO TAMBÉM PARA OS PAIS. ACHEI GRATIFICANTE CADA OLHAR DE UM JOVEM MESMO MENOR DE 18 ANOS, INTERESSADO NO CÓDIGO DE TRÂNSITO.ONDE, RESPONDI PERGUNTAS DE EXTREMA RELEVÂNCIA .AO FINAL , SUGERI A INCLUSÃO DA MESMA NA GRADE ESCOLAR. POIS, HOJE TIVE A CONVICÇÃO DE QUE ATINGIR AS ESCOLAS ,NO FUTURO HAVERÁ UMA GRANDE MUDANÇA NO TRÂNSITO
    .

  5. Maria da Assunção Silva disse:

    Para se comemorar algo, temos que ter justificativas para tal. Vamos comemorar o quê? Precisamos de muita conscientização de todos para mudar o nossa realidade. Trânsito é interesse de todos. Vamos exigir mais dos responsáveis. Sou apaixonada pelo trânsito. Concordo com o colega que deverá constar na grade curricular a disciplina trânsito. Nós estamos lutando para que no trânsito, o sentido seja a vida.

  6. Rosana Oliveira disse:

    Não temos que esperar que a Escola eduque…a educação começa em casa, na família . A escola tem outra função!
    Jogam tudo pra escola!

  7. Glauciane Opata de Camargo disse:

    O Projeto DOE VIDA. DOE MEDULA. DOE SANGUE.DIALOGANDO E TRANSFORMADO VIDAS. Do Colégio Estadual Alcides Munhoz de Imbituva inicia hoje suas ações por PRUDÊNCIA NO TRÂNSITO. Acreditamos que tudo pode se transformar, começando no Colégio e nas casas de nossos alunos, com a conscientização de seus amigos, parentes e vizinhos.

  8. ELIAS UREL disse:

    Acredito que colocando no corriculo escola a matéria de transito vai contribuir bastante na concientizaçao desde cedo da temática transito nas escolas, pois tem hoje varias materias que so servem para passar tempo pois pouca utilidade tem para os alunos, no lugar delas que se coloque o transito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *