Publicado em 07 de novembro, 2019 as 14h36.

Hoje tem Tira-dúvidas ao vivo do Portal do Trânsito. Participe!

Por Mariana Czerwonka.

Com a apresentação de Mariana Czerwonka e comentários do especialista Celso Alves Mariano, o programa vai ao ar toda quinta-feira às 14h30, pelo Facebook.

4 respostas para “Hoje tem Tira-dúvidas ao vivo do Portal do Trânsito. Participe!”

  1. sergio disse:

    Bom dia. Sou cliente de vcs na utilização das apostilas e na pagina 15 a matéria sobre renovação conforme anexo II res. 168/04 ( validade cnh é de 5 anos para condutores de até 65 anos e de 3 anos para condutores acima de 65 anos) desta forma entendo que o cidadão que tem já 65 anos 11 meses e 29 dias poderá renovar a cnh com validade de 5 anos e a partir de 66 anos passa a contar a lei ou seja com 66 anos passa a validade para 3 em 3 anos correto? Aqui em SP infelizmente é de uma incompetência pois o Detran passa a contar 3 em 3 anos quem tem 65 anos completos ou seja 5 em 5 anos somente quem renovar com idade de no máximo 64 anos 12 meses e 29 dias. Liguei em diversas clinicas médicas credenciadas a este Detran e a ordem é que os exames médicos a partir de completos 65 anos na data de seu aniversário passa a contar 3 em 3 anos. Nas provas teóricas tanta para renovação como para a primeira habilitação existem 2 perguntas ao caso : 1) As pessoas que possuem habilitação e tem mais de 65 anos deverão renovar o exame de aptidão física e mental : resp. 3 em 3 anos 2) Condutores com idade até 65 anos deverão renovar o exame de aptidão física e mental : resp. 5 em 5 anos Conforme as duas questões acima confirma o que a lei diz conforme acima mas na prática não, como é em outros Detrans e é coerente ensinar que a renovação só é 3 em 3 anos a partir de 66 anos?

    • Mariana Czerwonka disse:

      Sergio

      O CTB diz que o exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade. A forma como está na apostila da Tecnodata foi a que acreditamos ser mais fácil para a interpretação de todos. De qualquer forma, se está causando confusão para você, vou propor para que o texto seja revisto.

      Equipe Portal

  2. sonia mara antonia fonseca disse:

    Qual o limite de idade para renovar a CNH?
    Entretanto, a resolução do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, prevê a realização de exames médicos em um intervalo menor de tempo para motoristas com idades acima de 65 anos. Até essa idade, os testes acontecem de 5 em 5 anos. A partir daí, o espaço entre um e outro exame cai para 3 ano.
    Parece ser mais uma pegadinha, como a questão do transporte de crianças menores de 7 anos em motocicleta. Ou seja ate 6 anos é infração gravíssima a partir de 7 pode.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *