Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

06 de novembro de 2024

O mundo ideal


Por Mariana Czerwonka Publicado 01/04/2010 às 03h00
Ouvir: 00:00

O Brasil é o país que tem as estradas mais seguras do mundo. Não acontecem acidentes em nossas rodovias, estradas e vias urbanas. Ninguém aqui morre por causa de acidentes de trânsito. Os usuários do trânsito se respeitam mutuamente. A Lei é obedecida por todos, sem exceção.

Essas poderiam ser algumas manchetes de jornais de hoje, primeiro de abril, o dia da mentira. Que pena que elas não são verdadeiras, mas cabe aqui uma reflexão: será que está muito longe de transformá-las em realidade? Acredito que devido aos problemas enfrentados e ao nosso sistema, é quase impossível. Porém, proponho hoje, véspera de feriado da Páscoa, alguns exercícios.

Em primeiro lugar, exercite a cidadania. Respeite os direitos e deveres de cada um. Não xingue. Não brigue. Não responda provocações. Não jogue lixo nas estradas. Em seguida, comece a exercitar as boas práticas no trânsito. Respeite os limites de velocidade. Obedeça a sinalização. Não beba antes de dirigir. Só ultrapasse se tiver certeza que essa será uma atitude segura. Não ultrapasse em locais proibidos. Por fim, abuse nos exercícios de direção defensiva.

Mantenha o veículo em boas condições. Planeje o seu itinerário. Em casos de condição adversa (chuva, neblina, curvas mal projetadas, vegetação muito próxima da pista, barulho dos passageiros, etc) diminua a velocidade e redobre a atenção. Esteja bem emocionalmente. Acredito que a mudança começa dentro de nós. Não adianta exigirmos do outro se não damos o exemplo. Coloque em prática alguns desses exercícios neste feriado e faça uma boa viagem. A segurança está em suas mãos.

Feliz Páscoa.

Receba as mais lidas da semana por e-mail
[mc4wp_form id=32263]

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *