Artigo – Perícia de trânsito
Leia o artigo de conclusão de curso do Perito Oficial Criminal da POLITEC do estado de Mato Grosso, Rodrigo Bertoti Casonatto.
O Perito Oficial Criminal da POLITEC de Estado de Mato Grosso, Rodrigo Bertoti Casonatto, realizou trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em Investigação forense e perícia criminal, pela Uniasselvi, em perícia de trânsito.
O título de seu trabalho foi “Perícia de local de sinistro de trânsito com vítima fatal tendo como uma das causas a omissão de sinalização em trecho com lombada física”. Em seu artigo, de forma muito resumida, podemos observar que ele responde algumas perguntas básicas:
A omissão de sinalização de trânsito são causas para sinistros de trânsito?
Estudos técnicos, legislação de trânsito e normas do Contran deixam claro que em alguns sinistros de trânsito, seja com vítimas lesionadas ou vítimas fatais, tem como causa a omissão de administrador de via, ao se omitir em relação a sinalização viária, em trecho com a presença de ondulações transversais de forma física (lombadas ou saliências). Omissões principalmente de sinal R-19, A-18, e de outras sinalizações complementares.
Quem são os mais afetados pela omissão?
Tem se observado que os ocupantes de veículos sobre duas rodas são os mais afetados com a omissão. Quando presente a omissão de sinalização de trânsito e ocorreu um sinistro de trânsito com lesionado ou morto, as forças de segurança, em especial o responsável pela elaboração da prova técnica, o perito, realiza a constatação da ausência de sinalização?
É fundamental uma investigação cientifica de local de sinistro de trânsito para diagnóstico do fator viário. A perícia criminal deve ser mais incisiva em constatar a omissão, nas discussões e conclusões sobre o assunto.