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24 de dezembro de 2024

Aulas teóricas remotas: hora da revisão!


Por Álvaro J. Pedroso Publicado 20/01/2022 às 16h30
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O especialista Álvaro J. Pedroso questiona se não é a hora de reavaliar a manutenção das aulas teóricas remotas na formação de condutores. Leia!

A formação de condutores, durante o período da pandemia causada pelo Covid-19, que infelizmente persiste, passou por mudanças nas aulas teóricas para viabilizar a sua continuidade, ocorrendo o deslocamento da sala de aula presencial para o ambiente virtual, entretanto, as aulas teóricas remotas tratava-se de uma solução paliativa.

Depois do período mais crítico, que esperamos já ter passado, entendemos que deve ser revista a manutenção da modalidade de ensino remoto, devido às seguintes circunstâncias observadas no dia-a-dia:

  • O trânsito é uma realidade material e deve ser tratado no ensino com a maior interatividade possível, o que mesmo com aulas remotas ao vivo não é possível;
  • Mesmo que os alunos tenham equipamentos e internet em boas condições, que haja uma interatividade efetiva através dos meios eletrônicos, não é possível garantir a qualidade de ensino;
  • Ensinar é um processo que envolve olhos nos olhos, expressões corporais e “feedback” pessoal, o que certamente nos permite como educadores perceber o grau de compreensão de cada aluno e contribuir para o seu efetivo aprendizado;
  • Nas aulas remotas, embora transmitidas ao vivo, a interação para melhor aproveitamento das aulas fica muito prejudicada. Isso ocorre devido a heterogeneidade dos alunos quanto a formação cultural, escolaridade e equipamentos;
  • Os fatores interesse e compreensão de cada aluno também interferem sobremaneira na assimilação do conhecimento;
  • Entre aqueles que de alguma forma participam, pois são raras as participações com a câmera e microfone abertos, são constatadas diariamente muitas situações explícitas de dispersão durante as aulas:

    • Alunos assistindo aulas da faculdade simultaneamente com a formação de condutores (igualmente remotas e nos mesmos horários);
    • Aulas assistidas durante o horário de trabalho;
    • Interrupção da aula porque o pet fez sujeira no tapete da sala;
    • Aulas em trânsito durante viagens;
    • Microfone aberto em discussão familiar ou assistindo TV durante a aula;
    • Aulas no transporte coletivo;
    • Interrupção da aula para atendimento dos filhos;
    • Interrupção da aula para receber o serviço de entrega em domicílio;
    • Aula enquanto dirige, e sem habilitação;
    • Incapacidade de operar sistemas informatizados;
    • Aula sem microfone para retorno;
    • Quedas constantes da internet do aluno;
    • Aula durante o churrasco de sexta à noite;
    • Escolaridade deficiente;
    • Aulas via aparelho celular sem os recursos necessários;
    • Equipamentos do aluno com limitação técnica;
    • Saindo do trabalho para embarcar no transporte coletivo durante as aulas.

Ainda que no momento, já estejam ocorrendo aulas híbridas, ou seja, com alunos presentes e à distância, simultaneamente, ainda se trata de medida paliativa. E isso não favorece a aprendizagem dos alunos, seja por que meio estejam assistindo as aulas.

Neste contexto, portanto, e, ouvidos muitos especialistas da área de educação, a modalidade remota foi necessária, mas já está na hora de restabelecer a modalidade de aulas presenciais na formação de condutores e até com melhores resultados, aproveitando a experiência que a pandemia nos proporcionou, afinal a vacinação está bastante avançada e mantidos os protocolos de prevenção pode-se trabalhar normalmente e com segurança.

Se as aulas nas escolas e faculdades já foram retomadas. Além disso, se até mesmo o retorno do público aos estádios de futebol já foi viabilizado, não existe justificativa para se manter o ensino à distância na formação teórica de condutores, quando tão precária e de tamanha relevância para um trânsito mais seguro.

É preciso retomar de fato a formação de condutores. Vamos encarar a realidade!

Acreditamos que para atingir resultados de qualidade neste âmbito, só será possível com as aulas presenciais. Nelas, instrutores, alunos e o sistema brasileiro de trânsito, lado a lado estarão em plena sinergia para melhoria da realidade brasileira no trânsito.

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