13 de janeiro de 2025

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

13 de janeiro de 2025

PRF destaca a importância de manter a documentação do veículo em dia

Manter a documentação do veículo em dia é uma das responsabilidades dos proprietários de veículos.


Por Mariana Czerwonka Publicado 27/11/2024 às 08h15
Ouvir: 00:00
PRF documentação do veículo em dia
Para trafegar, é preciso estar com o licenciamento do veículo regularizado. Foto: Divulgação PRF

Manter a documentação do veículo em dia é uma das responsabilidades dos proprietários de veículos, mas de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a atitude vai além disso, pois contribui com a segurança no trânsito. 

Para trafegar, segundo o órgão, é preciso estar com o licenciamento do veículo regularizado. Ou seja, portar o Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV) do ano vigente. Além disso, todos os equipamentos obrigatórios devem estar funcionando em perfeito estado. “Manter a documentação em dia é fundamental para a segurança de todos. A atuação da PRF, em conjunto com as demais forças de segurança pública, é essencial para garantir um trânsito mais seguro. E, dessa forma, proporcionar um trabalho de excelência na fiscalização”, explica.

Ainda conforme a PRF é responsabilidade de cada motorista verificar a regularidade de sua documentação. Além disso, respeitar as leis de trânsito e, sobretudo, não dirigir sob o efeito de álcool.

“A conscientização e o cumprimento das normas de trânsito são essenciais para reduzir acidentes e promover a segurança nas estradas. Vamos todos fazer a nossa parte para um trânsito mais seguro”, conclui o órgão.

Como obter o CRLV

O CRLV é o documento que comprova que um veículo está em situação regular perante o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ele deve ser obtido anualmente através de um processo que inclui o pagamento de taxas específicas e impostos como o IPVA, taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito. Atualmente os Detrans não emitem mais o documento, mas é possível obtê-lo de forma digital ou o proprietário mesmo imprimi-lo.

O documento digital tem o mesmo valor jurídico do CRLV que hoje é possível imprimir em folha de papel A4. Para obter o CRLV digital e evitar problemas na fiscalização é possível seguir três caminhos. São eles: o portal de serviços da Senatran, o site do Detran do estado onde o veículo é registrado e o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *