Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

14 de novembro de 2024

PL prevê criação do Dia Nacional do Entregador por Aplicativo

De autoria da deputada Erika Kokay (PT/DF), o PL cria o Dia Nacional do Entregador por Aplicativo, a ser comemorado, anualmente, em 1º de julho.


Por Mariana Czerwonka Publicado 09/11/2024 às 08h15
Ouvir: 00:00
entregador de aplicativo
A criação da data, conforme a deputada, visa garantir visibilidade à luta dos trabalhadores e das trabalhadoras de entrega por aplicativos. Foto: shutterhero para Depositphotos

Instituir o Dia Nacional do Entregador por Aplicativo. Esse é o tema do Projeto de Lei 3780/24 que começou a tramitar na Câmara dos Deputados.

De autoria da deputada Erika Kokay (PT/DF), o PL cria o Dia Nacional do Entregador por Aplicativo, a ser comemorado, anualmente, em 1º de julho.

Conforme a deputada, a data foi escolhida devido ao “Breque dos Apps”, ocorrido em 1º de julho de 2020, que representou um marco na história da organização dos trabalhadores por aplicativos no Brasil, sendo a maior mobilização desse tipo até então.  

“A greve, coordenada por entregadores (as) que atuavam por plataformas como iFood, Uber Eats, Rappi e Loggi, buscou denunciar as péssimas condições de trabalho e exigir melhorias. Naquela data, promoveu-se ampla paralisação nacional para chamar a atenção do país para o nível de exploração da força de trabalho em um dos setores mais precarizados em tempos de pandemia”, diz.

Para ela, com a pandemia de COVID-19, a demanda por serviços de entrega cresceu exponencialmente. “No entanto, ao contrário do esperado, os entregadores relataram queda nas remunerações e aumento das jornadas de trabalho. A pressão social e econômica sobre os (as) entregadores (as), aliada à ausência de direitos trabalhistas, agravou as já precárias condições. Dessa forma, levando-os (as) a uma série de reivindicações, como o aumento das taxas por corrida, o fim dos bloqueios injustificados, melhores condições de segurança e a implementação de seguro contra acidentes”, explica Kokay.

A criação da data, conforme a deputada, visa garantir visibilidade à luta dos trabalhadores e das trabalhadoras de entrega por aplicativos. Isso porque eles lutam diariamente por melhores condições laborais, remuneração justa, proteção para o exercício da atividade. Além disso, para reiterar a importância e o reconhecimento da atividade desenvolvida por essa relevante categoria, apresentamos a presente proposição. “Mediante esta iniciativa parlamentar, homenageamos lideranças e coletivos que aderiram e contribuíram de inúmeras formas para a organização do Breque dos Apps. de 1º de julho de 2020”, conclui.

Tramitação

O PL aguarda despacho do presidente da Câmara dos Deputados.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *